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Desporto para Populações Específicas

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 2S

Código: DESP28    Sigla: DPE
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 33 Plano de Estudos_2016_17 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana de Fátima da Costa PereiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana de Fátima Costa Pereira   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A UC “Desporto Para Populações Específicas” é orientada para o conhecimento das características específicas de determinados grupos ou populações-alvo, no sentido de fundamentar a intervenção a realizar com estes grupos no domínio da actividade física e desportiva. Pretende-se documentar e analisar as características morfológicas e fisiológicas que são peculiares de determinados estratos populacionais, como é o caso da criança, do jovem adolescente e do adulto idoso, assim como no caso dos adultos com patologias crónicas, retirando implicações sobre as metodologias de intervenção que garantem a prática de exercício físico em condições de segurança e sem risco para a saúde.

Os conteúdos da disciplina focam os aspectos peculiares das respostas fisiológicas e psicológicas ao exercício físico de populações com características específicas, salientando a importância da actividade física regular na promoção da saúde e do bem-estar, identificando os potenciais efeitos adversos do exercício e fazendo recomendações metodológicas para a participação destas populações em actividades físicas adaptadas às suas condições específicas.
Conhece as características peculiares e as respostas fisiológicas de adaptação ao esforço de populações específicas, reconhecendo as implicações fisiológicas, psicológicas e sociais que advêm da prática de exercício físico.

Identifica as solicitações de risco para o aparelho locomotor e os sistemas fisiológicos dominantes na prescrição de actividade física para populações específicas.

Domina princípios metodológicos de prescrição do exercício adaptados a populações com características específicas.

Conteúdos programáticos

O Idoso
O processo de envelhecimento e as suas fases ou etapas. Envelhecimento físico, sócio-afectivo e psicológico. Determinantes biológicas e sociais do processo de envelhecimento. Alterações morfológicas, fisiológicas e psicológicas associadas ao processo de envelhecimento. Caracterização do idoso do ponto de vista funcional, do ponto de vista motor e ao nível das capacidades motoras. Benefícios para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida associados à prática regular de actividade física. Avaliação e prescrição do exercício no idoso.

A Criança e o Jovem
Crescimento e maturação: factores influentes para o processo de desenvolvimento das capacidades motoras. Alterações morfológicas e fisiológicas ao nível do tecido ósseo, do tecido muscular, do tecido adiposo, do aparelho respiratório e do sistema cardiovascular e circulatório e suas implicações para a prática de actividade física. Caracterização das crianças e dos adolescentes em termos de capacidade de esforço e ao nível das capacidades motoras. Benefícios associados à prática regular de actividade física. Avaliação e prescrição do exercício nas crianças e nos adolescentes.

Outras Populações com Condições Específicas
A Diabetes
- tipos de diabetes e suas causas; factores de risco associados à diabetes;
- prescrição do exercício: actividade física recomendada, medidas preventivas e contra-indicações.
A Hipertensão
- tipos de hipertensão e sua gravidade; causas e factores de risco associados à hipertensão;
- prescrição do exercício: actividade física recomendada, medidas preventivas e contra-indicações.
A Obesidade
- tipos de obesidade e suas causas; factores de risco associados;
- prescrição do exercício: actividade física recomendada, medidas preventivas e contra-indicações.
A Doença coronária
- tipos de doenças coronárias e principais causas; doenças coronárias com maior e menor grau de gravidade;
- prescrição do exercício: actividade física prescrita com acompanhamento ou estreita supervisão clínica do paciente.
Osteoporose e Osteoartrose
- causas da osteoporose e osteoartrose; factores de risco associados;
- prescrição do exercício: actividade física recomendada e contra-indicações.
Lombalgias
- tipos de lombalgias e suas causas; factores de risco associados;
- prescrição do exercício: actividade física recomendada e contra-indicações.
Desporto para Crianças e Jovens Atletas
- abordagem do desenvolvimento motor e aprendizagem das capacidades coordenativas e condicionais;
- prescrição do exercício: actividade física recomendada e contra-indicações.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC aborda as caraterísticas específicas de determinados grupos ou populações-alvo, no sentido de fundamentar a intervenção a realizar com estes grupos no domínio da atividade física e desportiva. Pretende-se documentar as características morfológicas e fisiológicas que são peculiares de determinados estratos populacionais, como é o caso da criança, do jovem adolescente e do adulto idoso, assim como as patologias crónicas associadas a certos grupos etários, retirando implicações sobre as metodologias de intervenção que garantem a prática de exercício físico em condições de segurança e sem risco para a saúde.

Metodologias de ensino

Adaptado devido à COVID-19

As sessões serão baseadas na observação / vivência de atividades físicas e desportivas diversificadas, através da observação e análise das mesmas, na sua conceção, organização e dinamização de atividades.

A utilização de sessões de Ensino a Distância, com a apresentação e análise de vídeos, servirá para colmatar a impossibilidade de realizar sessões práticas presenciais.

Será privilegiada a utilização da Plataforma Moodle, com a inclusão de documentos/bibliografia de apoio, bem como a apresentação de tarefas a desenvolver ao longo do semestre. Será ainda utilizada a Plataforma ZOOM, para as sessões síncronas com os alunos e a utilização do e-mail institucional para um contacto célere entre docente e estudantes.
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Estratégias de gestão do programa
O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegia a participação activa dos estudantes, através de trabalho individual ou de trabalho de grupo, a partir de informação fornecida directamente pelo professor ou com recurso à pesquisa da bibliografia recomendada bem como a aplicação das metodologias de ensino no contexto prático em sala de aula.

O processo compreenderá: (a) a exposição de temas pelo docente; (b) a leitura e análise de textos científicos; (c) a realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais.

Acompanhamento tutorial
Apoio presencial e à distância na orientação da pesquisa dos temas em estudo e na realização dos trabalhos escritos e/ou apresentações orais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se que os alunos tenham uma participação ativa na aquisição dos conhecimentos. Assim, para além das aulas expositivas, os alunos são instados a desenvolverem, individualmente ou em grupo, os assuntos tratados nas aulas teóricas. Esta UC exige que os alunos usem os conhecimentos de cada assunto tratado de forma integrada e aplicada. Assim, o(s) teste(s) escrito(s) visa(m) avaliar os conhecimentos teóricos; a realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais, visa avaliar a integração dos conhecimentos num corpo de conhecimentos coerente e sólido.

Metodologia e provas de avaliação

Mantido mesmo no regime COVID-19.
O trabalho desenvolvido na UC será objecto de:
• - Avaliação do Processo (60%). Ficha de leitura, programas de treino, avaliações de medição antropométrica, baterias de teste, outras).
• - Avaliação do Produto (40%). É expressa pelo desempenho do aluno num teste escrito sobre a matéria (40%).

Regime de assiduidade

alterado devido à COVID-19

A assiduidade não será contabilizada para efeitos de conclusão da UC em EaD o que não dispensa a realização das tarefas síncronas e assíncronas de acordo com o estipulado nas metodologias de avaliação.
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Espera-se que cada estudante: (a) esteja presente em, pelo menos, 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como na realização dos trabalhos propostos; (b) leia a bibliografia de apoio e esteja preparado para analisar e discutir os temas apresentados; (c) realize as tarefas e os trabalhos programados, evidenciando com clareza e rigor a apropriação dos conhecimentos sobre a matéria.

Bibliografia

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Baptista, F.; Sardinha, L.B. (2005). Avaliação da Aptidão Física e do Equilíbrio de Pessoas Idosas: Baterias de Fullerton. Lisboa: Edições FMH.

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Teixeira, P., et al. (2008) - Nutrição, Exercício e Saúde. Lidel

ACSM (2009). ACSM’s exercise management for person with chronic diseases & disabilities (3ª ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.

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Ciolac, E.G., et al. (2009). Acute effects of continuous and interval aerobic exercise on 24-h ambulatory blood pressure in long-term treated hypertensive patients. Int J Cardiol, 17: 381–7.

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