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Projeto de Intervenção

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - A

Código: DESP37    Sigla: PI
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 32 Plano de Estudos_2016_17 16,0 432,0

Nº de semanas letivas: 30

Responsável

DocenteResponsabilidade
Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de FigueiredoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 6,40
Fernando Santos   0,90
Mário André Cunha Espada   0,63
Teresa Figueiredo   4,87

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Vivenciar experiências práticas em contexto de trabalho no âmbito do Sistema Desportivo ou na área do Exercício Físico e Saúde.
- Observar, descrever e analisar a estrutura e as dinâmicas da organização de estágio no âmbito dos seus projetos e programas de atividades.
- Apoiar e intervir no planeamento, organização, desenvolvimento e avaliação de projetos ou programas de atividades.
- Participar em reuniões de planeamento, organização e promoção de projetos ou programas de atividades.
- Selecionar instrumentos adequados para responder às necessidades das situações colocadas pela prática e pelas tarefas definidas nos respetivos planos / programas de atividades, no sentido de refletir e problematizar as situações vividas e operar uma melhoria ao nível do seu desempenho.
- Aplicar conhecimentos e competências adquiridas ao longo da formação académica em contextos reais de trabalho.
- Adquirir novos conhecimentos e desenvolver competências de cariz prático decorrentes das experiências vividas na formação em contexto de trabalho.

Conteúdos programáticos

O Projeto de Intervenção realiza-se no âmbito geral do Sistema Desportivo, através do contacto do estudante com contextos reais de intervenção junto de instituições de caráter público ou privado, associações de utilidade pública ou outras entidades e organizações desportivas, de acordo com uma das seguintes áreas de intervenção profissional:
- Exercício Físico e Saúde
- Gestão Desportiva
Tendo em conta o quadro de ação das áreas de intervenção anteriormente referidas, poderá o trabalho, em concreto, desenvolver-se nos campos seguintes:
1. Exercício e Fitness;
2. Exercício Físico e Desporto para Seniores;
3. Desporto de Recreação;
4. Gestão Desportiva - Gestão de Projetos e/ou Pogramas de Atividades Desportivas;
5. Projetos e Organização de Eventos Desportivos;
6. Planeamento, Gestão e Controlo de Infraestruturas e Equipamentos Desportivos;
7. Inovação, Desenvolvimento e Promoção de Programas de Atividades Físicas e Desportivas.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A Unidade curricular Projeto de Intervenção organiza-se de forma a orientar o aluno para o contacto com experiências "clínicas" em contextos reais de intervenção, procurando que o mesmo aplique os conhecimentos e as competências adquiridas nas diversas áreas ao longo da sua formação académica e, simultaneamente, integre novos conhecimentos e competências decorrentes da formação prática realizada em contexto de trabalho.
Neste sentido, pretende-se que o aluno desenvolva competências profissionais de intervenção técnica, pedagógica, social e cultural, na qualidade de interveniente em projetos e/ou programas de atividades no âmbito do Sistema Desportivo ou afim. Esta intervenção processa-se através de uma prática de intervenção junto de diversas organizações/instituições, elegendo-se contextos de intervenção ligados à área do Exercício Físico e da Gestão Desportiva.

Metodologias de ensino

O modelo de estágio atribui competências diversas aos principais intervenientes no processo: (a) orientador/supervisor da escola de formação; (b) técnico cooperante da instituição de acolhimento; (c) aluno estagiário (cf. anexo “Documento Orientador do Estágio”).
O orientador/supervisor é responsável pela orientação científica e pedagógica do estagiário (tutoria), pela mediação do papel e funções dos técnicos cooperantes e pelo processo de avaliação do estagiário. O técnico cooperante faz a integração e o acompanhamento da atividade do estagiário com vista à implementação do projeto de intervenção, dá apoio técnico e aconselhamento ao estagiário e relaciona-se com o orientador/supervisor informando-o sobre a forma como está a decorrer o processo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC “Projeto de Intervenção – Estágio” representa para o aluno estagiário, no seu período final da formação inicial, um momento decisivo de aplicação dos conhecimentos e das competências adquiridas e o reforço da aquisição de competências pré-profissionais na área do Desporto. Esta fase constitui o corolário de todo o percurso académico do 1º ciclo de formação e viabiliza o início da afirmação de um futuro Técnico Superior de Desporto.
O tempo definido para a realização do estágio compreende um total de 6-8 horas semanais durante o ano letivo, de acordo com um horário pré-definido.
De acordo com o modelo de estágio adotado, o aluno estagiário deverá realizar, entre outras, as seguintes tarefas:
- observar, descrever e analisar a estrutura e as dinâmicas da organização de acolhimento;
- implementar (e adaptar às vicissitudes de circunstância) o projeto de intervenção que foi definido e previamente acordado;
- participar em reuniões e colaborar com o técnico cooperante ao nível da programação, organização e implementação das atividades de estágio e em outras iniciativas, com carácter formativo, promovidas pela organização de acolhimento;
- integrar e refletir sobre os novos conhecimentos e competências adquiridas durante as “práticas” vividas em contextos reais de trabalho;
- cooperar na organização de ações de divulgação de atividades e/ou de conhecimento promovidas pela organização de estágio;
- elaborar os documentos necessários ao processo final de avaliação, em particular a elaboração do portefólio e do relatório final de estágio.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação dos alunos assenta nos pressupostos da avaliação contínua. No processo de avaliação contínua são consideradas as seguintes componentes:
- Avaliação do processo (25%): apreciação do trabalho realizado pelo estagiário na instituição de acolhimento reportada ao acompanhamento / tutoria dos estudantes por parte da escola de formação e à recolha de informação junto da instituição de estágio;
- Portefólio das atividades de estágio (15%);
- Relatório final de estágio (40%);
- Apresentação e discussão do relatório final de estágio (20%).
A avaliação através de exame final, para obtenção de aprovação à UC ou melhoria de classificação, pressupõe a realização prévia das atividades de estágio programadas e calendarizadas ao longo do ano. O exame é restringido às seguintes componentes de avaliação da UC: a) entrega do portefólio; b) entrega e apresentação/discussão do relatório final de estágio (ou reformulação do documento).

Regime de assiduidade

A avaliação dos alunos na UC "Projeto de Intervenção" assenta nos pressupostos da avaliação contínua. A participação dos alunos a uma percentagem inferior a 85% das atividades de estágio calendarizadas, compromete os pressupostos da avaliação contínua. Além disso, as faltas às atividades de estágio só serão aceites se ocorrerem por motivos impeditivos ponderosos e se a sua justificação for fundamentada legalmente.

Bibliografia

Não se aplica.

Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 09:40:50 Última actualização: 2010-07-19