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Desenvolvimento Dramático e Musical

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 1S

Código: EDB10036    Sigla: DDM
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 74 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
José Amilcar Capinha GilResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
José Gil   4,00
José Carlos Godinho   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A - Desenvolver conhecimentos nos domínios das literacias e terminologias musical e dramática, com apropriação dos conceitos nucleares.
B - Vivenciar atividades sonoro-musicais e dramáticas e compreender os seus objetivos, estrutura e procedimentos.
C - Desenvolver competências e técnicas específicas no âmbito do Teatro e da Música.

Conteúdos programáticos

1. Conceitos básicos em expressão dramática e musical:
- Contextos da experiência artística: apreciação, criação, improvisação e performance.
- Jogo dramático.
- Símbolos de escrita musical: ritmo, melodia e harmonia.
- Camadas de desenvolvimento artístico: materiais, expressão, jogo estrutural e valor.
2. Contextos de apreciação, criação e performance:
- Procedimentos e intencionalidades nas diferentes experiências dramáticas e musicais.
- Repertórios musicais eruditos, populares e tradicionais portugueses (e.g. Cante alentejano).
3. Técnicas específicas musicais e dramáticas:
- Técnica vocal, instrumental (Orff, flauta de bisel, cavaquinho...) e corporal (gesto, mímica, movimento...); técnicas elementares de encenação e representação; performance corporal em espaço teatral; máscara facial; técnicas de escrita criativa para diálogos, poemas e/ou guião.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os temas a desenvolver nesta Unidade Curricular visam conferir aos alunos os conceitos fundamentais ligados às música e ao drama, assim como ferramentas que lhes permitam levar à prática ações dramáticas e musicais. Os conteúdos programáticos são articulados tendo como base dois eixos fundamentais: a componente teórica e a implementação prática, de modo a facilitar a consolidação da aprendizagem.
O conteúdo (1) liga-se com o objetivo (A); o conteúdo (2) com o objetivo (B); o conteúdo (3) com o objetivo (C).

Metodologias de ensino

As sessões compreenderão a exposição e debate em torno das temáticas programáticas e a experimentação prática, individual e grupal, de processos artísticos. Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa e leitura de documentos e a produção e apresentação de trabalhos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A participação em processos de pesquisa, leitura, exposição oral, debate, experimentação prática, produção e performance permitem o saber integrado que é anunciado nos objetivos e que inclui conhecimento, compreensão, apropriação e criação multimodais.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação poderá ser realizada por três formas distintas e não complementares: contínua, pontual e por exame.
Avaliação contínua – Os elementos de avaliação propostos e a respetiva ponderação são os seguintes:
- Assiduidade e participação (45%): incluem a presença nas aulas, a pontualidade e a participação efetiva nas atividades;
- Dossiê digital de materiais (15%): Inclui a realização e apresentação (5/7 minutos) em trios de um dossiê digital de materiais recolhidos nas aulas (recursos educativos) nas áreas musical e dramática;
- Performance (30%): Inclui a produção e apresentação de uma performance (musical e dramática) em trios (5/7 minutos), a partir de um exemplo de cante alentejano;
- Ponderação extra (10%): Inclui aspetos de desempenho que se destaquem ao nível da reprodução rigorosa de modelos, da autonomia na organização de novas situações, ou na independência criativa e fundamentada.
A avaliação pontual (reservada aos estudantes que não podem ter uma assiduidade regular) e o exame final incluem a realização e apresentação individual de um dossiê de materiais (peso de 40%) e de uma performance individual (peso de 60%), tais como descritos.

Regime de assiduidade

Para usufruir da forma de avaliação contínua, cada estudante tem de assistir a 75% (50% para os trabalhadores-estudantes) das sessões presenciais. Caso tal não se verifique tem de realizar um exame.

Bibliografia

Bonfitta, M. (2009). A cinética do invisivel - Processos de Actuação no Teatro de Peter Brook. S. Paulo: Editora Perspectiva.
Brook , P. (2011). O espaço vazio. Tradução de Rui Lopes. Lisboa: Editora Orfeu Negro.
Brook, P. (2009). Avec Grotowski. Actes Sud. Papiers Paris.
Brook, P. (2010). Climat de Confiance. Quebec: L’instant même.
Cabral, C. (2004). Manual de Técnicas de Palco. Lisboa: INATEL.
Costa, I. A. & Baganha, F. (1989). O Fantoche Que Ajuda A Crescer. Porto: ASA.
Gardner, H. (1999). Intelligence Reframed. New York: Basic Books.
Godinho, J. C. (2010). Era uma vez a música 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos. [Manuais escolares]. Lisboa: Santillana.
Godinho, J. C. (2016). Música Cinco 5.º ano. [Manual escolar]. Lisboa: Santillana.
Godinho, J. C. e Brito, M. J. N. (2010). As Artes no Jardim de Infância. Lisboa: DGIDC.
Ilari, B. S. (org.) (2006). Em busca da mente musical : ensaios sobre os processos cognitivos em música : da percepção à produção Curitiba : UFPR.
Landier, J. C. & Barret, G. (1994). Expressão Dramática e Teatro. Porto: ASA
Pavis, P. (2009). Dicionário do Teatro. S.Paulo: Editorial Perspectiva.
Pires, A. L. O., Assis, M., Gomes, E., Pereira, J. [Eds] (2017). Ensaios entre Arte e Educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Silva , A. S. (coord.) (2000). A educação artística e a promoção das artes, na perspectiva das políticas públicas : relatório do Grupo de Contacto entre os Ministérios da Educação e da Cultura Lisboa : Ministério da Educação.
Trias, N., Pérez, S. & Filella, L. (2002). Jogos de Música e de Expressão Corporal. Lisboa: Âncora Editores.
Vários, Educação pela Arte. Lisboa: Livros Horizonte, pp. 119-126.

Bibliografia de apoio
Oliveira, E. V. (1982). Instrumentos Musicais Populares Portugueses, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Ulrichs, M. (2003). Atlas de Música. Lisboa: Gradiva.

Literatura de Manuel da Fonseca (escritor alentejano):
Fonseca, M. (1944). Aldeia Nova. Lisboa: Livros Horizonte.
Fonseca, M. (1958). Seara de Vento. Lisboa: Livros Horizonte.
Fonseca, M. (1968). Um Anjo no Trapézio. Lisboa: Livros Horizonte.
Fonseca, M. (1961). O Fogo e as Cinzas. Lisboa: Livros Horizonte.
Fonseca, M. (1943). Cerromaior. Lisboa: Livros Horizonte.

Discografia e videografia:
Monda (2016). Monda [CD].
Monda (2016). Lindo ramo verde escuro [videoclip]. Acedido em https://youtu.be/4OwS7uKrzAQ
Monda (2016). Só uma pena me existe [videoclip com Rui Veloso e Grupo de Portel, em estúdio]. Acedido em https://youtu.be/U9MmZjB-UYA
Monda (2016). Portel estás satisfeito [videoclip com Grupo de Portel, ao vivo]. Acedido em https://youtu.be/d3e3hpttM6M
Monda (2016). Adeus maria até quando [videoclip com Katia Guerreiro, ao vivo]. Acedido em https://youtu.be/6WPUlR7Uorg

Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 09:08:47 Última actualização: 2010-07-19