This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > EDB10038
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Física e Química

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 2S

Código: EDB10038    Sigla: FQ
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 75 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
José Miguel FreitasResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 10,00
José Freitas   8,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

. Revela conhecimentos científicos nas áreas da Física e da Química.
. Usa o raciocínio hipotético­dedutivo.
. Reconhece e utiliza com rigor os conceitos, leis, teorias da física e da química.
. Identifica, recolhe e seleciona informação reconhecendo a credibilidade das fontes.
- Organiza, analisa e interpreta a informação.
. Usa ferramentas das tecnologias da informação e comunicação.
. Comunica usando adequadamente os meios eletrónicos disponíveis.
. Programa as etapas de ação tendo em conta os recursos e o tempo disponíveis.
. Intervém de forma eficiente e organizada.
- Reconhece o valor e as implicações do trabalho em equipa.
. Demonstra capacidades de questionamento de realidades e de saberes.
. Recolhe e analisa dados empíricos com base na pesquisa e investigação experimental.
. Interpreta os dados recolhidos e discute implicações.

Conteúdos programáticos

FÍSICA
1. Fluidos
Estudo do ar (pressão, densidade, temperatura, Princípio de Arquimedes, lei dos gases perfeitos, difusão).
A distribuição de água (hidrostática, hidrodinâmica).
2. Transferência de energia – o calor
Energia interna, calor, temperatura, reações químicas, mecanismos de transferência de energia.
Condutividade térmica, capacidade calorífica, lei de Stefan Boltzmann.
Micro-ondas (espectro eletromagnético, emissão, absorção).
3. Mudanças de fase
Fases da matéria, mudanças de fase, fusão, solidificação, condensação, evaporação, ebulição, sublimação, calor latente.
4. A luz
A luz do Sol (reflexão, refração, dispersão, interferência, reações nucleares).
5. Eletricidade e magnetismo
Carga elétrica, forças eletrostáticas, energia potencial, lei de Coulomb, circuitos elétricos.
Forças, pólos e campos magnéticos, corrente elétrica, lei de Lenz.
Produção de eletricidade.
QUÍMICA
1. Estrutura atómica e ligação química (átomo, moléculas, ligações).
2. Sabões e detergentes (tensão superficial, dissolução, ionização, dissociação, pontes de hidrogénio).
3. Poluição e ambiente (Poluição aérea e aquática, efeito de estufa, chuvas ácidas).


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A exigência a nível do ensino de ciências no Ensino Básico tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos, seja por imposições governamentais, seja por uma cada vez maior participação da sociedade civil em temas relacionados com ciência. Os conteúdos programáticos da unidade curricular de Física e Química visam a revisão e ampliação de conhecimentos e a aquisição de novos conceitos que permitirão aos futuros professores e educadores do Ensino Básico entender os fundamentos de base destes dois ramos da ciência moderna, de forma a enfrentar os desafios que o Ensino Básico lhes coloca atualmente.

Metodologias de ensino

Devido ao surto de COVID-19, as aulas presenciais, a partir do dia 12 de março, foram substituídas por ensino a distância, designadamente, com recurso às Plataformas Moodle, Zoom e ao correio eletrónico.
Através do estudo de sistemas físicos ou químicos simples, assim como das suas interações, pretende-se que haja
um contacto direto com os processos científicos. A prática de relacionamento entre conceitos científicos e
modelos com fenómenos e objetos do mundo real será uma constante no desenvolvimento do trabalho realizado
nas aulas.
A Ciência será apresentada como um processo ativo de "inquiry" em que os alunos podem participar e não como
um corpo acabado de conhecimentos. As atividades incluirão: (a) planificação/realização de atividades
experimentais (investigações); (b) organização, análise e interpretação da informação; (c) elaboração de relatórios e comunicação de resultados das investigações.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A componente metodológica procura criar situações de envolvimento dos alunos na realização de experiências
simples a fim de despertar a sua curiosidade e participação na "construção" dos conceitos tratados. Apesar do
caráter essencialmente introdutório desta unidade curricular, são lançadas ferramentas e bases que permitem o
desenvolvimento e exploração de temas atuais e futuros relacionados com Física e Química. Daí ser privilegiada a
abordagem por inquérito, visando proporcionar aos/às estudantes a aquisição de uma conceção adequada do
conhecimento nas suas vertentes substantiva, processual e epistemológica.

Metodologia e provas de avaliação

Devido ao surto de Covid-19, os testes passaram a ter duas componentes uma escrita e outra oral, com cada componente com igual peso.
A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação
será obtida pelos seguintes pesos relativos: testes 50%; relatórios 40%; participação individual 10%.
Os testes têm uma classificação mínima de média 7,0.

Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 13:47:57 Última actualização: 2010-07-19