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Introdução à Literatura Comparada

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 2S

Código: EDB10041    Sigla: ILC
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 58 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luciano José dos Santos Baptista PereiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Luciano Pereira   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A Literatura Comparada é o espaço privilegiado para equacionar o Património Literário na sua dimensão verbal, semiótica e simbólica. O texto literário, nas suas diferentes modalidades é encarado enquanto instrumento e resultado de fenómenos sociais e culturais complexos, espaço de mediação entre o indivíduo e os outros, entre os diferentes grupos sociais e entre os diferentes povos. A dimensão literária permite o reforço das competências do imaginário assim como do domínio culto da linguagem. A dimensão comparativa permite a conquista de novas competências comunicativas, avaliando formas, manifestações e configurações culturais assim como o seu valor na construção das identidades e do desenvolvimento coletivo.

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Desenvolver o conhecimento e o apreço pela formação e pelas especificidades das diferentes culturas e pelos valores das nossas identidades humanísticas.
2. Identificar, explicitar e comparar configurações culturais, temáticas e formais, inerentes ao texto literário enquanto mecanismo de construção individual, expressão cultural e enquanto fator de representação e transformação das nossas sociedades.
3. Desenvolver o gosto pela especificidade do fenómeno estético e literário em particular, em todas as suas dimensões, com particular importância para a leitura crítica e para a sua vertente didática.
4. Desenvolver competências linguísticas variadas em torno da comunicação literária, com enfoque em produções descritivas, opinativas, argumentativas e críticas.
5. Exprimir-se de forma clara, estruturada e fluente sobre temas com especial pertinência literária e cultural.
6. Valorizar os diferentes registos linguísticos e suas funções, com enfoque no registo literário.
7. Aprofundar o gosto pelas línguas e culturas já conhecidas e desenvolver o gosto por outras línguas de fácil acesso e culturas difersificadas.
8. Reflectir sobre as características específicas da comunicação e do texto literário.
9. Equacionar o texto literário no contexto mais vasto da comunicação individual, social, intercultural e profissional.
10. Exercitar competências de análise, produção, interpretação e comparação da comunicação linguística e literária, tendo em conta os vários géneros discursivos e textuais.
11. Gerir eficazmente a informação relevante para a compreensão e interpretação textual.
12. Relacionar diferentes formas de arte.
13. Justificar e argumentar de forma crítica opiniões acerca do património literário e cultural, dos seus significado, função e valor.
14. Avaliar, recolher, seleccionar e organizar textos/livros com valor universal e pertinência formativa, com enfoque nos textos contemporâneos.
15. Reconhecer as diferenças discursivas, pessoais, sociais e culturais.
16. Compreender e valorizar saberes de outras culturas relativizando as diferenças.
17. Compreender o valor da comunicação literária como forma de intervenção social, política, de cidadania e cívica nos seus diferentes suportes, incluíndo os hololivros.
18. Integrar os valores éticos e estéticos da comunicação literária no seu próprio discurso.
19. Produzir materiais e gizar estratégias de divulgação e/ou animação da leitura e de comparação numa perspectiva intercultural.
20. Alargar as competências de leitura, interpretação e produção da linguagem simbólica e metafórica.
21. Equacionar a relação entre as produções ditas paraliterárias e a literatura erudita.
22. Desenvolver hábitos, competências e instrumentos de leitura comparativista.
23. Faliliarizar-se com os temas, os textos e os autores mais relevantes da literatura universal.
24. Equacionar a obra literária no contexto cultural, histórico e social.
25. Desenvolver o gosto pela escrita criativa com características poéticas e literárias.

Conteúdos programáticos

-Evolução semântica da palavra literatura.
-Conceitos de literatura.
-A literatura como forma de comunicação e como arte da palavra.
-Textos literários infanto-juvenis de carácter universal.
-Tipologias e géneros literários.
-O desenvolvimento cultural e pessoal a partir de textos literários.
-O conhecimento do eu e do outro.
-A relação com o espaço e com o tempo.
-Criatividade proporcionada pelos textos literários.
-Literatura, Música e Artes Plásticas.
Conceitos e linhas de abordagem:
• Comunicação, Linguagem e Literatura
• Competência de Leitura, Conhecimento da Literatura
• Literatura Universal, Literatura Clássica
• Literatura de Época, Literatura Local
• Literatura Comparada
• Género
• Mito, Oralidade, Escrita


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos são os conteúdos tradicionais de qualquer disciplina das áreas da cultura, da comunicação da língua e das áreas literárias em particular. Os objetivos visam justamente o desenvolvimento das competências específicas das diferentes áreas referidas com enfoque nas diferentes competências de leitura crítica do texto literário. A perspetiva comparativa abre os horizontes e permite refletir sobre a especificidade das culturas e sobre a especificidade do espaço da comunicação literária em cada uma delas.

Metodologias de ensino

1. Estratégias de gestão do programa
As diferentes temáticas a abordar serão organizadas em torno dos interesses das crianças que frequentam o Ensino Básico. As sessões serão centradas sobre a leitura e interpretação em plenário e/ou pequenos grupos de obras literárias. A discussão a partir da informação pesquisada ou de documentos diretamente fornecidos pelo professor será um elemento chave da aprendizagem. O processo compreenderá a: (a) Leitura, discussão e análise de textos; (b) Recensão escrita e/ou oral de textos; (c) Elaboração de pequenos comentários críticos; (d) Elaboração de trabalhos escritos; (e) Apresentação e discussão dos trabalhos; (f) Exposição de determinadas temáticas; (g) Elaboração, discussão e análise, em grupo, de pequenos trabalhos; (h) Elaboração e apresentação de trabalhos práticos de animação textual.
2. Acompanhamento tutorial (Apoio presencial e à distância aos trabalhos de grupo e às pesquisas individuais)
3. Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente em 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo; (b) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio apresentados; (c) execute os trabalhos programados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A pesquisa, a leitura e a interpretação do texto estão na base da elaboração de leituras críticas, recensões e fichas de leitura. A troca de opiniões, os trabalhos de grupo, os comentários livres estão no cerne do desenvolvimento das competências psicossociais, comunicativas e linguísticas tanto escritas como orais. Falar da sua cultura e da cultura dos outros é desmitificar narrativas e mitos que possibilitam uma melhor perceção da identidade e da alteridade. Pesquisar a especificidade de escritas e narrativas é melhor entender a relação entre o homem e o meio, entre o homem e a sua história. A construção de uma identidade universal faz-se na apropriação de um património comum que exige uma conquista cultural em que cada um se define no cruzamento entre a sua intimidade e a intimidade partilhada na fruição estética do objeto sublime que é o texto literário.

Metodologia e provas de avaliação

I) Avaliação formativa contínua:
I. a) Assiduidade e dossier de UC, contendo sumários e fichas de leitura elaborados ao longo das aulas: 20%
II) Avaliação Sumativa:
II. a) Um trabalho de literatura comparada em torno de um tema contemporâneo (em grupos de três elementos) (30%)
II. b) Um teste final (50%)

Regime de assiduidade

A avaliação contínua exige a pontualidade, assim como a presença a tempo integral e regular dos estudantes nas aulas (80% das aulas efetivamente lecionadas), podendo, em casos excecionais (atestados médicos, provas de alta competição, ausência forçada do país,...) reduzir este requisito para 60% negociando o cumprimento de trabalhos individuais que serão apresentados até ao fim das aulas presenciais. Os estudantes que gozem oficialmente do estatuto de estudantes trabalhadores poderão, para além dos trabalhos exigidos ao conjunto dos estudantes com o estatuto geral, negociar com o professor alguns trabalhos individuais complementares.

Bibliografia

ALBUQUERQUE, Fátima. A Hora do Conto. Lisboa: Editorial Teorema, 2000.
Barreto, G. - Literatura para crianças e jovens em Portugal. Porto: Campo das Letras, col. Campo da Literatura/Ensaio (18), 1998.
BASTOS, G. – Literatura infantil e juvenil. Lisboa: Universidade Aberta, 1999.
BETTELHEIM, Bruno. Psicanálise dos Contos de Fadas. Amadora: Livraria Bertrand, 1984.
BLOCKEEL, Francesca. Literatura Juvenil Portuguesa Contemporânea: Identidade e Alteridade. Lisboa: Editorial Caminho, 2001.
COELHO, N.- Literatura infantil: história, teoria, análise. 3ªed. refundida. S. Paulo: Quíron, col. Logos, 1984.
COSTA, M. M.- O Bruxo e a Princesa... ou o conto maravilhoso em produções de alunos do Ensino Básico. Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia, col. de Teses, Série Mestrado [Edição fotocopiada], 1993.
COSTA, Maria. No Reino das Fadas. Lisboa: Fim de Século Edições Lda., 1997.
DINIZ, Maria. As Fadas Não Foram à Escola. Porto: Edições ASA, 1993.
FONSECA, M.- Literatura infantil: da reflexão dos textos: antologia. Setúbal: ESE, 1994.
GOMES, José António - A Poesia na Literatura para a Infância. Porto: Edições ASA, 1993.
JESUALDO – A Literatura infantil. 3ª ed. S. Paulo: Cultrix, 1985.
LEITE, Carlinda, RODRIGUES, M. de Lurdes - Contar um Conto, acrescentar um Ponto - Uma abordagem intercultural na análise da literatura para a infância. Porto: Edições Afrontamento 1.ª Edição, 2000.
MANZANO, M. G. – A criança e a leitura. Trad. Port., Porto: Porto Editora, col. Crescer, 1988.
PEREIRA, Luciano. Os Animais e os Contos Tradicionais Portugueses. Setúbal: Escola Superior de Educação de Setúbal, 1991.
PEREIRA, Luciano. Lusofonografias: Ensaios pedagógico-literários. Tubingen: Calepinus Verlag, 2019
ROCHA, N. – Breve história da literatura para crianças em Portugal. 2ª ed. Lisboa: ICALP, Ministério da Educação, col. Biblioteca Breve, 1992.
SILVA, V. M. – Nótula acerca do conceito de literatura infantil. In SÁ, D.- A literatura infantil em Portugal: achegas para a sua história. Braga: Editorial Franciscana, 1981.
SILVA, V. M. – Teoria da literatura. 8ª. ed. Coimbra: Liv. Almedina, 1990.
TRAÇA, Maria. O Fio da Memória. Do Conto Popular ao Conto para Crianças. Porto: Porto Editora, 1992.

I.L.C. Obras obrigatórias 2019/2020

CARROLL, Lewis – Alice no país das maravilhas. Lisboa: Dom Quixote, 2000
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de – O Principezinho. Lisboa: Editorial Presença, 2002.
FERREIRA, José Gomes – As aventuras de João sem medo. Lisboa: Dom Quixote, 2008.

Algumas sugestões para leitura integral e trabalhos comparativos

ANTUNES, Nuno Lobo – Sinto muito. (6º ed.) Lisboa: Verso de Kapa, 2008.
ARAÚJO, Matilde Rosa – O Sol e o Menino dos Pés Frios. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.
BÉGAUDEAU, François – A turma. Lisboa: Dom Quixote, 2008.
GAARDER, Jostein – A Rapariga das Laranjas. Lisboa: Editorial Presença, 2003.
GONZAGA, Natércia – A Princesinha. Lisboa: Roma Editora.
GREEN, John – A culpa é das estrelas. (3º ed.) Lisboa: Asa, 2013
HAYDEN, Torey – A criança que não queria falar. Lisboa: Editorial Presença, 2009.
LASKIER, Rutka – O Diário de Rutka. Lisboa: Sextante, 2007
LOSA, I - O mundo em que vivi. Lisboa: Editora Afrontamento, 2008
PEIXOTO, José Luís – Livro. Lisboa: Quetzal, 2010
PENNAC, Daniel – Mágoas da escola. Porto: Porto Editora, 2009.
PIRES, Maria Emília – As bruxas da Serra da Fóia. Sintra: Anima Mundi, 2008.
ROEMMERS, G - O regresso do Jovem Príncipe: Lua de papel 2011.
SWOPE, Sam – Eu Sou Um Lápis. Lisboa: Sinais de Fogo, 2004.
TOJAL, Altino do – Os putos. Contos da Luz e das Sombras. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2001.
ZIMLER, Richard, SEKULOVIÉ, Ra¨a – O tempo das crianças. Lisboa: Dom Quixote, 2010.
ZUSAK, Marcus – A rapariga que roubava livros (9º ed.) – Lisboa: Editorial Presença, 2013

Observações

No final do trabalho as aprendizagens esperadas situam-se em torno de 3 grandes domínios: (a) capacidade de pesquisa, de organização e de gestão da informação, evidenciando uma correta apropriação e uma utilização original e criativa dos diferentes conceitos; (b) produção de textos orais e escritos de géneros, modos, registos, dimensões e problemáticas variáveis com destaque para os de descrição e interpretação das obras de arte e dos fenómenos literários em particular. As competências comunicativas e linguísticas específicas da leitura evidenciar-se-ão em resumos, relatos, fichas de leitura, textos de opinião e de crítica literária…; (c) apresentação pública de trabalhos.
DEVIDO ao surto de COVID 19, as aulas presenciais foram substituídas por ensino a distância, designadamente, com recurso às Plataformas Moodle e Teams assim como ao correio eletrónico. Os produtos de avaliação solicitados serão, igualmente, sujeitos a adaptações e simplificações.

Opções
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