This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > EDB10044
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Números e Operações

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 2S

Código: EDB10044    Sigla: NO
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 75 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Joana Maria Leitão BrocardoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Joana Brocardo   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

– Compreender, mobilizar e fundamentar conceitos e procedimentos associados ao tema Número e Operações.
– Resolver problemas mobilizando conhecimentos sobre número, sistemas numéricos, diferentes maneiras de representar números e relações entre números.
– Compreender o significado das operações entre números e de como se relacionam entre si mobilizando este conhecimento em diferentes situações.
– Evidenciar a capacidade de conetar ideias, conceitos e procedimentos matemáticos.
– Comunicar de forma clara e coerente mobilizando conhecimento relativo ao tema Número e Operações.
– Demonstrar capacidade de questionamento de realidades e saberes.
– Desenvolver e avaliar argumentos matemáticos relacionados com o tema usando diversos tipos de raciocínio e métodos de prova.

Conteúdos programáticos

– Números e conjuntos numéricos
• Diferentes conjuntos numéricos e suas características, diversas maneiras de representar números e relações entre números
– Número e sistemas de numeração
– Operações com números inteiros
• Adição e subtração
• Multiplicação e divisão
• Exponenciação
• Propriedades das operações
– Tipos de cálculo
• Mental, algorítmico, por estimação e com recurso à calculadora
• Diferentes tipos de algoritmos
– Teoria dos números
• Propriedades dos números, números primos e compostos, critérios de divisibilidade
• Múltiplos, divisores, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum.
• Aritmética modular
– Números racionais
• Propriedades dos números racionais
• Fracções e operações com números representados por frações
• Números decimais, razões e proporções
• Operações com números decimais
– Números reais
• Propriedades dos números e das operações

– Introdução às estruturas algébricas


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Dada a centralidade do tema Números e Operações no currículo de Matemática é essencial que os estudantes sejam capazes de, em contexto de resolução de problemas, mobilizar conceitos e procedimentos associados a este tema que serão um alicerce do seu conhecimento matemático, necessário para ensinar no Ensino Básico.

Metodologias de ensino

Tendo em conta o contexto criado pela pandemia causada pelo Cov 19 o trabalho a desenvolver no âmbito desta Unidade Curricular vai decorrer a distância usando:

1) o Zoom para explicitar os conteúdos da UC e para tirar dúvidas 'diretamente' aos alunos, durante as horas semanais previstas no horário da UC (às 3ªs e 5ªs feiras)

2) a plataforma Moodle onde estão todos os conteúdos da UC, todas as fichas de trabalho e resperivas resoluções, links de acesso a materiais disponíveis na net, ...

3) forum do Moodle para lançar temas/tópicos e interagir com os estudantes

4) mail para outro tipo de contactos necessários (avisos individuais, dúvidas ainda não esclarecidas, ...



Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

De modo a que os estudantes possam construir um conhecimento sólido sobre o tema Números e Operações é importante que as metodologias a usar os impliquem ativamente no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, esta UC organiza-se em torno da resolução de problemas que incidem sobre os seus conteúdos programáticos e em torno da discussão de textos dinamizada pelo professor e pelos estudantes.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC e incluirá a realização de dum teste individual escrito e de um trabalho de grupo.
Serão considerados dois testes individuais (30%+30%) e um trabalho de grupo (40%).
Para poder concluir a UC na modalidade de avaliação contínua é necessário ter um mínimo de 70 pontos (num total de 200) no teste.

Regime de assiduidade

Não aplicável tendo em conta o regime de exceção que se vive desde março de 2020.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

On line:
https://pt.khanacademy.org/



Enzensberger, H. (1998). O diabo dos números. Lisboa: Asa

Palhares, P. (coord.) (2004). Elementos de Matemática. Lisboa: Lidel.
Palhares, P.; Gomes, A., & Amaral, E. (coord.) (2011). Complementos de Matemática para professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel.
Sebastião e Silva, J. (1975). Compêndio de Matemática, volumes 1 e 2. Lisboa: GEP - Ministério da Educação.

Outros materiais irão sendo disponibilizados no Moodle da disciplina, à medida que tal se torne necessários

Opções
Página gerada em: 2024-04-26 às 05:46:28 Última actualização: 2010-07-19