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Ciências Sociais

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 2S

Código: EDB10049    Sigla: CS
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 18 Plano de Estudos 2015_16 5,0 30 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Carlos José das Neves Moreira Cardoso da CruzResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Ana Alcântara   2,00
Carlos Cruz   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Sabe observar a realidade social e reflecte criticamente sobre a diversidade dos grupos sociais, suas dinâmicas e seus contextos.
- Compreende as características das sociedades actuais como contextos de regularidades e mudança.
- Utiliza adequadamente os instrumentos conceptuais básicos das ciências sociais.
- Utiliza instrumentos de recolha, análise e tratamento de informação diversificada sobre objectos de trabalho desta UC.

Conteúdos programáticos

As C. Sociais e a ruptura com o senso comum
As C. Sociais e os obstáculos ao conhecimento científico
A unidade do social e a pluralidade das C. Sociais
A diversidade das ciências sociais: formação e desenvolvimento histórico
A diferenciação das C. Sociais e Humanas
Pluri/interdisciplinaridade
As metodologias das C. Sociais
Metodologias quantitativas e qualitativas
Procedimentos científicos: métodos, instrumentos e técnicas
A investigação empírica e o problema da medida. A observação em C. Sociais
Temáticas centrais das C. Sociais
Natureza/Cultura
Indivíduos/Sociedade
Nós/Outros
Famílias e Parentesco
Genealogias
Identidade e pertença
Tradição e modernidade
Os espaços sociais
Lugares antropológicos: a comunidade
A cidade e os não-lugares
Estratificação, hierarquização e desigualdades sociais
Diferenciação geracional
Desigualdade de género
A discriminação étnico-cultural
A desigualdade perante a riqueza
Poder e contra poder no mundo contemporâneo
Globalização hegemónica e contra hegemónica
Democracia e cidadania

Software

Zoom colibri

Moodle


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Sendo as C. Sociais, por natureza, pluri/interdisciplinares, a UC procura fornecer quadros conceptuais que permitem uma melhor compreensão do indivíduo social, da sociedade e suas dinâmicas, bem como da rede de relações culturais que regulam a vida dos indivíduos e das sociedades. Uma vez que as realidades sociais, pela sua complexidade, não se podem compreender ou explicar cabalmente através de olhares disciplinarmente fragmentados, procura-se promover uma abordagem pluri/interdisciplinar dos fenómenos sociais, utilizando perspectivas teóricas e metodológicas destas diversas ciências. Os conteúdos, conceitos e metodologias desta UC estão ancorados nas diferentes disciplinas – antropologia, ciência política, economia, história, geografia, psicologia social, sociologia – e centram-se, sobretudo, nos fenómenos sociais que caracterizam as modernas sociedades, nos aspectos do comportamento humano, grupos sociais, e da organização societária na diversidade das suas culturas.

Metodologias de ensino

Devido ao surto de COVID-19, as aulas presenciais, a partir do dia 12 de março, foram substituídas por ensino a distância, designadamente, com recurso às Plataformas Moodle, Zoom e ao correio eletrónico.
Nas aulas, as diferentes temáticas são organizadas pelo docente com utilização de meios multimédia (nomeadamente da moodle). Os processos de trabalho incluirão: (a) participação nas aulas síncronas à distância, através da plataforma Zoom-colibri; (b) leitura, análise e discussão de textos; (c) elaboração de resumos escritos e/ou de comentários críticos a investigações sociais realizadas; (d) elaboração de pequenos trabalhos de investigação empírica; (e) participação nas sessões de tutoria através do moodle e zoom-colibri para apoio à elaboração do trabalho de investigação empírica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino procuram fundamentalmente levar os estudantes a um contacto com o saber específico das diversas ciências sociais e, muito em particular, com os produtos resultantes de trabalhos de investigação empírica centrados na multifacetada realidade portuguesa. Daí os estudantes serem incentivados a procurar estudos recentes, divulgados na imprensa diária e/ou nas revistas científicas da especialidade, e a partilharem-nos nas aulas e no moodle.
As sessões de tutoria on-line são predominantemente orientadas para a preparação dos instrumentos de recolha de dados, acompanhamento e supervisão do respectivo trabalho de investigação empírica (campo da Educação).
Procura-se igualmente incentivar o trabalho de equipa e a partilha de conhecimentos inter-pares pelo que a componente nuclear dos trabalhos de avaliação é realizada em pequenos grupos (excepto para os trabalhadores-estudantes, se estes assim o quiserem). Tal não invalida a concretização de actividades individuais, ligadas ao trabalho autónomo e à pesquisa documental.
No sentido de uma continuidade de trabalho, que apenas uma aula por semana (3h) dificulta, e de uma permuta constante e actualizada de recursos educativos, o uso da plataforma informática moodle é um instrumento imprescindível nas aprendizagens e na coesão do grupo-turma.

Metodologia e provas de avaliação

Os produtos de avaliação solicitados poderão, eventualmente, ser sujeitos a alteração devido ao surto de Covid-19.
Os estudantes são sujeitos a um processo de avaliação contínua, a decorrer ao longo do semestre. Parâmetros a ter em conta na classificação final:
- Participação pertinente nas aulas síncronas. (10%)
- Trabalho individual escrito: Análise crítica de um artigo científico OU Reflexão crítica sobre “A pandemia de Civid-19 aos olhos dos cientistas sociais”; elaboração de um relatório escrito com um máximo de 3 páginas. (30%)
- Trabalho de grupo (3 ou 4 estudantes) - Trabalho de investigação sobre um tema das Ciências Sociais, à escolha dentro dos conteúdos programáticos da unidade curricular; elaboração de um relatório escrito com um máximo de 10 páginas e uma apresentação em aula. (60%)

Bibliografia

BARATA, Óscar Soares (1974-75) Introdução às Ciências Sociais. Venda Nova: Bertrand/ CSH-Universidade, 2 vols, 2ª edição, 1983.
BARRETO, António (2000) A Situação Social em Portugal 1960-1999: indicadores sociais em Portugal e na União Europeia. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais-Eurostat.
CAMPENHOUDT, Luc Van (2003) Introdução à Análise dos Fenómenos Sociais. Lisboa: Gradiva.
CANÁRIO, Rui (2005) O que é a escola? Um "olhar" sociológico. Porto: Porto Editora/ Ciências da Educação/ Século XXI, nº 22 [caps. 1 e 2]
CARIA, Telmo (2004) "Fragmentos do quotidiano de vida das Ciências Sociais I-II", a Página, nºs 136, 137, Julho, Agosto-Setembro.
COMISSÃO CALOUSTE GULBENKIAN (1996) Para abrir as Ciências Sociais: [relatório da Comissão Gulbenkian sobre a reestruturação das ciências sociais]. Mem Martins: Publicações Europa-América.
COSTA, Joaquim Torres (2002) Introdução às Ciências Sociais: caderno de apoio. Lisboa: Universidade Aberta.
CUCHE, Denys (1998) A Noção de Cultura nas Ciências Sociais. Fim do Século/ Margens, 2ª edição, 2004.
DUPUY, Jean-Pierre (2001) Introdução às Ciências Sociais. Lisboa: Instituto Piaget/ Epistemologia e Sociedade, nº 165
JACQUARD, Pierre (1977) Introdução às Ciências Sociais. Lisboa. Editorial Presença.
NUNES, Adérito Sedas (1977) Questões preliminares sobre as Ciências Sociais. Lisboa: Editorial Presença/ Biblioteca de Textos Universitários, nº 85, 9ª edição, 1987.
NEVES, José e DOMINGOS, Nuno (org) (2004) A época do Futebol. O jogo visto pelas Ciências Sociais. Lisboa: Assírio & Alvim/ peninsulares.
NUNES, Adérito Sedas (1981) Sobre o problema do conhecimento nas Ciências Sociais: materiais de uma experiência pedagógica. Lisboa: Gabinete de Investigações Sociais/ Cadernos GIS, nº 9, 5ª edição.
PEREIRA, Joaquim Lima (1988) Introdução ao Conhecimento nas Ciências Sociais. Vila Real: UTAD/ Ensaio, nº 1.
PIAGET, Jean (1970) A situação das Ciências do Homem no Sistema das Ciências. Lisboa: Livraria Bertrand, 1976.
PINTO, José Madureira (1994) Propostas para o ensino das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento/ Biblioteca das Ciências do Homem – Sociologia, Epistemologia, nº 17.
POCIELLO, Christian (1999). Sport et Sciences Sociales: Histoire, Sociologie et Prospective. Paris: Éditions Vigot.
REBELO, Carlos & CLAUDINO, Sérgio (2003) Geografia e Ciências Sociais na Internet. Lisboa: Plátano Editora/ Guias da Internet.
SÁ, Vítor de (1978) Esboço histórico das Ciências Sociais em Portugal. [Lisboa]: Instituto de Cultura Portuguesa/ Biblioteca Breve, nº 17, série Pensamento e Ciência.
STOER, R. Stephen (org.) (1990) Educação, Ciências Sociais e Realidade Portuguesa. Uma Abordagem Pluridisciplinar. Porto: Afrontamento.

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