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Estudos Ambientais
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2019/2020 - 1S
Código: |
EDB20046 |
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Sigla: |
EA |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LEB |
20 |
Plano de Estudos 2015_16 |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
. Reconhece e utiliza os discursos específicos das ciências do ambiente.
. Distingue os discursos do senso comum e da ciência sobre problemas ambientais e compreende as suas relações.
. Equaciona a intervenção do ser humano no ambiente face ao conhecimento científico disponível
. Discute os dilemas ambientais da atualidade e problematiza as perspetivas em confronto
. Identifica, recolhe e seleciona informação reconhecendo a credibilidade das fontes.
. Integra os valores ecológicos, éticos e estéticos no seu discurso e nas suas práticas.
. Identifica problemas ponderando riscos e benefícios na tomada de decisões.
. Planea e implementa intervenções na ótica da educação para a sustentabilidade.
Conteúdos programáticos
1. Os problemas ambientais na atualidade e suas relações com os processos de desenvolvimento económico e social
- Qualidade do ambiente e fatores de degradação ambiental
- O ambiente em Portugal – património natural e construído
- A globalização e os problemas ambientais
- Políticas ambientais globais e nacionais
2. Educação para o desenvolvimento sustentável
- Sustentabilidade ambiental e cidadania responsável
- Estratégias e atividades de educação ambiental
Outros conteúdos programáticos: em resposta ao tema do projeto de intervenção da turma poderão ser abordados conteúdos específicos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os temas e os conceitos abordados permitem o desenvolvimento de uma visão ampla do ambiente e dos problemas ambientais a diferentes escalas e de acordo com diferentes perspectivas. A exploração dos conteúdos programáticos permite a compreensão contextualizada de diversas problemáticas ambientais, a utilização de terminologia científica e a discussão em torno de dilemas ambientais, , bem como o conhecimento de diferentes estratégias e atividades que podem fundamentar projectos de intervenção para a sustentabilidade ambiental.
Metodologias de ensino
Nas sessões teóricas e teórico práticas serão privilegiadas as referências a temas da atualidade e do quotidiano, mobilizando os saberes e as experiências dos estudantes. Muitos temas relacionados com a ambiente estão na ordem do dia, existindo por vezes um discurso superficial e de senso comum, que se pretende alterar, contribuindo para a formação de cidadãos informados e críticos.
Nos seminários previstos pretende-se proporcionar a ocasião de os alunos aprofundarem e refletirem sobre temas ambientais, nomeadamente, e quando possível, com o apoio de especialistas nas matérias.
O processo de aprendizagem incluirá: a) Leitura e discussão de textos e documentos vários; b) Análise de casos a partir das interações CTSA; c) Debate sobre dilemas e controvérsias ambientais; d) Participação em seminários; e) Realização de atividades práticas diversificadas, incluindo visitas de estudo e saídas de campo; f) Realização de uma ação de intervenção em grupo (elaboração de uma proposta; planificação e desenvolvimento de uma atividade; implementação; avaliação).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias de ensino centram-se na actividade do estudante, privilegiando-se a discussão de temas da actualidade, o conhecimento da realidade que o rodeia, o contacto com fontes credíveis de informação, o equacionar de formas de participação e intervenção e o conhecimento de estratégias e atividades no âmbito da educação para a sustentabilidade. Apesar da natureza introdutória desta unidade curricular pretende-se que ela permita a identificação e compreensão de problemas/áreas de intervenção na perspetiva da proteção ambiental e um primeiro contacto com a conceção e implementação de atividades adequadas a um público infantil.
Metodologia e provas de avaliação
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de:
- avaliação contínua
- avaliação sumativa
O trabalho autónomo realizado pelos alunos reverterá para a qualidade e pertinência da sua participação nas sessões.
A avaliação sumativa incidirá sobre um teste individual escrito, sobre trabalhos resultantes de atividades desenvolvidas ao longo do semestre e sobre a participação efetiva e de qualidade nas sessões de contacto.
A classificação será obtida pelos seguintes pesos relativos:
- Teste (30%),
- Trabalho, em pequeno grupo, de conceção e implementação de uma ação de intervenção de educação para a sustentabilidade adequada a um contexto específico (50%)
- Participação nas aulas e atividades desenvolvidas ao longo do semestre (20%).
Regime de assiduidade
Em todas as sessões presenciais teóricas e teórico-práticas a assiduidade obrigatória é de 75%. Nas sessões de orientação tutória a assiduidade obrigatória é de 90
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