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Estudos Ambientais

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 1S

Código: EDB20046    Sigla: EA
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 20 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Carlos José das Neves Moreira Cardoso da CruzResponsável
Helena Maria Espada SimõesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Carlos Cruz   2,00
Helena Simões   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

. Reconhece e utiliza os discursos específicos das ciências do ambiente.
. Distingue os discursos do senso comum e da ciência sobre problemas ambientais e compreende as suas relações.
. Equaciona a intervenção do ser humano no ambiente face ao conhecimento científico disponível
. Discute os dilemas ambientais da atualidade e problematiza as perspetivas em confronto
. Identifica, recolhe e seleciona informação reconhecendo a credibilidade das fontes.
. Integra os valores ecológicos, éticos e estéticos no seu discurso e nas suas práticas.
. Identifica problemas ponderando riscos e benefícios na tomada de decisões.
. Planea e implementa intervenções na ótica da educação para a sustentabilidade.

Conteúdos programáticos

1. Os problemas ambientais na atualidade e suas relações com os processos de desenvolvimento económico e social
- Qualidade do ambiente e fatores de degradação ambiental
- O ambiente em Portugal – património natural e construído
- A globalização e os problemas ambientais
- Políticas ambientais globais e nacionais
2. Educação para o desenvolvimento sustentável
- Sustentabilidade ambiental e cidadania responsável
- Estratégias e atividades de educação ambiental

Outros conteúdos programáticos: em resposta ao tema do projeto de intervenção da turma poderão ser abordados conteúdos específicos.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os temas e os conceitos abordados permitem o desenvolvimento de uma visão ampla do ambiente e dos problemas ambientais a diferentes escalas e de acordo com diferentes perspectivas. A exploração dos conteúdos programáticos permite a compreensão contextualizada de diversas problemáticas ambientais, a utilização de terminologia científica e a discussão em torno de dilemas ambientais, , bem como o conhecimento de diferentes estratégias e atividades que podem fundamentar projectos de intervenção para a sustentabilidade ambiental.

Metodologias de ensino

Nas sessões teóricas e teórico práticas serão privilegiadas as referências a temas da atualidade e do quotidiano, mobilizando os saberes e as experiências dos estudantes. Muitos temas relacionados com a ambiente estão na ordem do dia, existindo por vezes um discurso superficial e de senso comum, que se pretende alterar, contribuindo para a formação de cidadãos informados e críticos.
Nos seminários previstos pretende-se proporcionar a ocasião de os alunos aprofundarem e refletirem sobre temas ambientais, nomeadamente, e quando possível, com o apoio de especialistas nas matérias.
O processo de aprendizagem incluirá: a) Leitura e discussão de textos e documentos vários; b) Análise de casos a partir das interações CTSA; c) Debate sobre dilemas e controvérsias ambientais; d) Participação em seminários; e) Realização de atividades práticas diversificadas, incluindo visitas de estudo e saídas de campo; f) Realização de uma ação de intervenção em grupo (elaboração de uma proposta; planificação e desenvolvimento de uma atividade; implementação; avaliação).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino centram-se na actividade do estudante, privilegiando-se a discussão de temas da actualidade, o conhecimento da realidade que o rodeia, o contacto com fontes credíveis de informação, o equacionar de formas de participação e intervenção e o conhecimento de estratégias e atividades no âmbito da educação para a sustentabilidade. Apesar da natureza introdutória desta unidade curricular pretende-se que ela permita a identificação e compreensão de problemas/áreas de intervenção na perspetiva da proteção ambiental e um primeiro contacto com a conceção e implementação de atividades adequadas a um público infantil.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de:
- avaliação contínua
- avaliação sumativa

O trabalho autónomo realizado pelos alunos reverterá para a qualidade e pertinência da sua participação nas sessões.
A avaliação sumativa incidirá sobre um teste individual escrito, sobre trabalhos resultantes de atividades desenvolvidas ao longo do semestre e sobre a participação efetiva e de qualidade nas sessões de contacto.
A classificação será obtida pelos seguintes pesos relativos:
- Teste (30%),
- Trabalho, em pequeno grupo, de conceção e implementação de uma ação de intervenção de educação para a sustentabilidade adequada a um contexto específico (50%)
- Participação nas aulas e atividades desenvolvidas ao longo do semestre (20%).

Regime de assiduidade

Em todas as sessões presenciais teóricas e teórico-práticas a assiduidade obrigatória é de 75%. Nas sessões de orientação tutória a assiduidade obrigatória é de 90

Opções
Página gerada em: 2024-04-19 às 02:40:52 Última actualização: 2010-07-19