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Literatura para a Infância

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 1S

Código: EDB30021    Sigla: LI
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 52 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luciano José dos Santos Baptista PereiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Luciano Pereira   8,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aprofundar o gosto pela leitura crítica do texto literário. Aprofundar o conhecimento das características estéticas e formativas dos textos literários para a infância. Aprofundar a importância do texto literário para o desenvolvimento pessoal, social e multicultural da criança. Promover o desenvolvimento global de competências transdisciplinares. Avaliar de forma crítica a importância da literatura infantil em livros escolares do 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como políticas editoriais em outros livros para a infância. Desenvolver competências linguísticas variadas em torno da comunicação e do texto literário, com enfoque nas produções descritivas, opinativas, argumentativas e críticas. Exprimir-se de forma clara, estruturada e fluente sobre temas com especial pertinência pedagógica, literária e cultural. Valorizar os diferentes registos linguísticos e a suas funções, com enfoque no registo literário. Reflectir sobre as características específicas da comunicação literária. Exercitar competências de análise, produção, interpretação e comparação da comunicação linguística e literária, tendo em conta os vários géneros discursivos e textuais. Relacionar diferentes formas de arte no contexto pedagógico. Justificar e argumentar de forma crítica opiniões acerca do património literário e cultural, dos seus significado, função e valor. Avaliar, recolher, seleccionar e organizar textos/livros com valor universal e pertinência formativa, com enfoque em os textos contemporâneos. Compreender e valorizar textos e saberes de outras culturas relativizando as diferenças. Compreender o valor da comunicação literária como forma de intervenção pedagógica, social, de cidadania e cívica. Integrar os valores éticos e estéticos da comunicação literária no seu próprio discurso. Produzir materiais no âmbito da literatura para a infância. Alargar as competências de leitura, de interpretação e de produção da linguagem simbólica e metafórica. Equacionar a relação entre as produções literárias (eruditas) e as ditas paraliterárias. Desenvolver o gosto pela escrita criativa com características poéticas e literárias. Reflectir acerca dos mecanismos de recepção/produção textual pela criança. Produzir materiais, gizar estratégias e experimentar metodos de animação da leitura e do livro.

Conteúdos programáticos

Conceitos de “literatura”, de “infância” e de “literatura para a infância”.
A história da literatura para a infância em Portugal.
A literatura tradicional: os mitos, as cantigas, as ladainhas, os contos, as lendas, as fábulas e os provérbios,
A literatura para a infância nos países de expressão portuguesa.
A leitura do texto literário:
- a temática;
- a estrutura;
- a simbologia;
- a cosmovidência;
- a sua função simultaneamente formativa e lúdica;
Ensino e aprendizagem da leitura do texto literário:
- Preparação da leitura
- Animação da leitura
- A importância do espaço,
- A função da voz e do corpo,
- A dramatização e outras formas de representação.
- Avaliação das competências de leitura
A ilustração.
O teatro para a infância.
Autores a privilegiar: Ana de Castro Osório, João de Deus, Aquilino Ribeiro, Sophia de Mello Breyner Andresen, Eugénio de Andrade, Matilde Rosa Araújo, Natércia Rocha, António Torrado, Norberto Ávila, Anabela Mimoso, Cecília Meireles, Manuel Bandeira…


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Privilegiar-se-á os conteúdos da literatura infanto-juvenil, a sua história, os seus conceitos, a sua especificidade semiótica, comunicativa, linguística e temática. Os objetivos visam justamente o desenvolvimento das competências específicas das diferentes áreas referidas com enfoque nas diferentes competências de leitura crítica do texto literário infanto-juvenil. A pesquisa e a perspetiva pedagógica levam os discentes a refletir sobre os textos enquanto facilitadores das mais diversas aprendizagens, integrando as diversas áreas do saber, abrindo os horizontes para outras culturas, equacionando formas de animação e exploração dos textos literários. A reflecção sobre a especificidade, dos livros, dos textos, das escritas, dos autores, das culturas pretendem antes de mais de fruir da dimensão estética e lúdica, enquadrar, suportar e reforçar a aquisição e o desenvolvimento da linguagem e das competências metalinguísticas.

Metodologias de ensino

Produção de textos críticos, descritivos, opinativos, argumentativos e com características literárias. Elaboração de materiais de divulgação e de animação, didácticos, formativos e lúdicos. Debates e mesas redondas. Trabalho de campo. Trabalho de projecto. Comunicação, apresentação oral e escrita dos resultados dos estudos e pesquisas.
Elaboração de fichas de leitura, de recensões críticas, de trabalhos de análise e interpretação literária; produção de materiais lúdicos e/ou didáticos em torno de obras literárias; elaboração de inquéritos sobre os hábitos de leitura, e sobre o relacionamento com o texto literário; observação e levantamento de dados sobre os livros e sua utilização. Visionamento de materiais vídeo sobre a animação do livro, a ilustração e o teatro infantil. Visita de espaços dedicados ao livro, à literatura para a infância e à sua animação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A literatura para a infância constitui um universo de uma riqueza cultural que não pode ser ignorado pelos educadores e pedagogos.
Para além de permitir à criança tomar uma consciência mais profunda de si própria, dos outros e do mundo, facilita a apreensão dos problemas que a afetam e a sua consequente resolução.
Muito da literatura dita para a infância é repositório da nossa mais profunda memória coletiva. Constitui parte da nossa identidade cultural. Esclarece-nos sobre a nossa cosmovidência e sobre as nossas origens permitindo-nos uma construção mais consistente do nosso futuro. Os discentes da presente U.C. são convidados a pesquisar, a ler e a interpretar os livros para a infância na perspetiva do educador que pretende contribuir para o desenvolvimento global da criança e para o desenvolvimento do gosto pelos livros, pela língua e pelo registo literário. Para além das diferentes formas de partilha das descobertas (fichas de leitura, recensões, interpretações e comentários livres), os discentes são convidados a produzir materiais, digitais e outros para a animação das leituras.

Metodologia e provas de avaliação

Os alunos serão avaliados segundo a sua assiduidade e participação assim como segundo a qualidade do seu trabalho individual e em grupo. Nesta fase do curso, considera-se a participação oral e o correto domínio da expressão escrita imprescindíveis, as competências de pesquisa determinantes, a qualidade dos materiais pedagógicos elaborados fator de valorização do trabalho pessoal.
Para além da participação diária e do trabalho de grupo, os alunos serão sujeitos a um exercício de avaliação global.
A classificação final será espelho do conjunto da avaliação realizada nos três itens seguintes:
1. Assiduidade e participação (10%)
2. Trabalho escrito de pesquisa (em grupo, excecionalmente e justificadamente individual) (20%);
3. Apresentação oral do trabalho de pesquisa (20%)
4. Exercício de avaliação global (50%).

Os alunos que se apresentem aos exames para melhoria de nota, desde que tenham obtido uma classificação final superior a oito valores no último processo de avaliação, terão apenas que apresentar e discutir oralmente e publicamente um portefólio onde constarão obrigatoriamente alguns dos elementos produzidos ao longo da sua preparação (pelo menos duas fichas de leitura originais e um trabalho de investigação individual e original). Neste último caso a avaliação será global.

Regime de assiduidade

A avaliação dos alunos será contínua e de carácter essencialmente formativo. Assentará em processos diversificados de modo a avaliar igualmente as competências de receção e de produção textual assim como a capacidade de produção de materiais pedagógicos originais e a sua dinamização.
Os alunos ao abrigo do regime especial de frequência poderão ser avaliados de forma contínua desde que mantenham um contacto regular com o professor apresentando pelo menos 50% dos trabalhos exigidos aos outros alunos. Para esses alunos, o trabalho de grupo pode ser substituído por um trabalho individual de investigação.
Os alunos que não desejem ser avaliados segundo o modelo da avaliação contínua podem, mediante negociação e preparação com o docente apresentar-se exclusivamente a exame de semestre.

Bibliografia

ALBUQUERQUE, Fátima. A Hora do Conto. Lisboa: Editorial Teorema, 2000.
Barreto, G. - Literatura para crianças e jovens em Portugal. Porto: Campo das Letras, col. Campo da Literatura/Ensaio (18), 1998.
BASTOS, G. – Literatura infantil e juvenil. Lisboa: Universidade Aberta, 1999.
BETTELHEIM, Bruno. Psicanálise dos Contos de Fadas. Amadora: Livraria Bertrand, 1984.
BLOCKEEL, Francesca. Literatura Juvenil Portuguesa Contemporânea: Identidade e Alteridade. Lisboa: Editorial Caminho, 2001.
COELHO, N.- Literatura infantil: história, teoria, análise. 3ªed. refundida. S. Paulo: Quíron, col. Logos, 1984.
COSTA, Maria. No Reino das Fadas. Lisboa: Fim de Século Edições Lda., 1997.
DINIZ, Maria. As Fadas Não Foram à Escola. Porto: Edições ASA, 1993.
GOMES, José António - A Poesia na Literatura para a Infância. Porto: Edições ASA, 1993.
JESUALDO – A Literatura infantil. 3ª ed. S. Paulo: Cultrix, 1985.
LEITE, Carlinda, RODRIGUES, M. de Lurdes - Contar um Conto, acrescentar um Ponto - Uma abordagem intercultural na análise da literatura para a infância. Porto: Edições Afrontamento 1.ª Edição, 2000.
MANZANO, M. G. – A criança e a leitura. Trad. Port., Porto: Porto Editora, col. Crescer, 1988.
PEREIRA, Luciano. Os Animais e os Contos Tradicionais Portugueses. Setúbal: Escola Superior de Educação de Setúbal, 1991.
PEREIRA, Luciano. Lusofonografias, Ensaios Pedagógico.literários. Tubingen, Calepinus Verlag, 2019.
ROCHA, N. – Breve história da literatura para crianças em Portugal. 2ª ed. Lisboa: ICALP, Ministério da Educação, col. Biblioteca Breve, 1992.
SILVA, V. M. de Aguiar e– Nótula acerca do conceito de literatura infantil. In SÁ, D.- A literatura infantil em Portugal: achegas para a sua história. Braga: Editorial Franciscana, 1981.
SILVA, V. M. de Aguiar e – Teoria da literatura. 8ª. ed. Coimbra: Liv. Almedina, 1990.
TRAÇA, Maria. O Fio da Memória. Do Conto Popular ao Conto para Crianças. Porto: Porto Editora, 1992.

Observações

No final do trabalho, as aprendizagens esperadas situam-se em torno de 3 grandes domínios: (a) capacidade de pesquisa, de organização e de gestão da informação, evidenciando uma correta apropriação e uma utilização original e criativa dos diferentes conceitos; (b) produção de textos orais e escritos de géneros, modos, registos, dimensões e problemáticas variáveis com destaque para os de descrição e interpretação das obras literárias e livros para a infância. As competências comunicativas e linguísticas específicas da leitura evidenciar-se-ão em resumos, relatos, fichas de leitura, recensões críticas, textos de opinião e de crítica literária…; (c) apresentação pública de trabalhos.

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Página gerada em: 2024-04-19 às 21:16:34 Última actualização: 2010-07-19