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Roteiros e Percursos
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2019/2020 - 1S
Código: |
LAIS20017 |
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Sigla: |
RP |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais, Artes |
Secção/Departamento: |
Artes |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
15 |
Plano de Estudos - 2014 |
3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A. Conhece a importância dos roteiros e percursos em contexto turístico, em Portugal, na Europa e no Mundo;
B. Conhece a evolução das principais características do turismo português e dos seus desafios;
C. Conhece e utiliza os documentos técnicos existentes a várias escalas, da local à nacional, que necessariamente informam a elaboração de guias e roteiros turísticos;
D. Identifica in situ as principais características patrimoniais do território;
E. Elabora roteiros turísticos locais e/ou regionais fundamentados no conhecimento do património material e imaterial local, regional e nacional;
F. Problematiza e utiliza de forma técnica e cientificamente fundamentada as características do património português a várias escalas na elaboração de roteiros e percursos.
Conteúdos programáticos
A. Os roteiros e percursos no contexto turístico
A evolução e importância do turismo em Portugal
A evolução e importância do turismo no mundo
Os roteiros e percursos em Portugal: uma oferta diversificada de natureza institucional e privada
B. A elaboração de roteiros e percursos no contexto técnico e científico
A importância do património material e imaterial
A preparação dos roteiros com base nos recursos naturais e construídos e no património
Abordagem regional e local dos roteiros e percursos com base no património museológico, edificado e imaterial
C. A elaboração prática de roteiros e percursos
Tipos de roteiros e percursos
A importância do público-alvo
A construção informada, (com base nos documentos técnicos e científicos), das propostas de roteiros e percursos
A seleção da informação
A construção do texto informativo
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Será privilegiada uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa, individual ou em grupo.
Serão realizadas visitas de estudo e saídas de campo, nomeadamente para atividades de orientação no terreno, realização de percursos temáticos citadinos, realização de percursos de natureza,etc. Aos estudantes pede-se que tenham uma participação ativa, interveniente e crítica nas propostas detrabalho e nas atividades empreendidas; organizem, analisem e interpretem informação oral, visual e escrita; elaborem relatórios e comuniquem resultados.
Metodologias de ensino
As sessões de trabalho organizam-se em torno de atividades teórico-práticas em que se estimula a participação do grupo-turma e o trabalho de grupo.
Participação numa saída de campo/visita de estudo com recurso a um áudio-guia.
Realização de um trabalho (de grupo) escrito: proposta de roteiro/itinerário turístico focado numa temática do património cultural.
Criação e conceção de um áudio-guia.
Elaboração de uma pequena pesquisa (individual) e análise de uma tipologia de património ou um dos produtos turísticos estratégicos do PENT (Plano Estratégico nacional de Turismo).
Apresentação oral de todos os trabalhos elaborados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As metodologias utilizadas estão de acordo com a necessidade geral de compatibilizar objetivos e conteúdos da disciplina com os princípios metodológicos enunciados em 5.
Do ponto de vista da articulação com os objetivos da disciplina a metodologia utilizada assegura os mesmos, na medida em se centra em análises integradas, baseadas no conhecimento dos princípios do de elaboração de roteiros e percursos e suas fontes diversificadas, do património à geografia e história local e regional.
Metodologia e provas de avaliação
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e de avaliação sumativa.
Os elementos de avaliação sumativa são: o trabalho de grupo (proposta de roteiro turístico e respetivo áudio-guia) e os trabalhos individuais (a análise crítica do áudio-guia utilizado na visita de estudo e apresentação do trabalho de pesquisa), assim como a participação / intervenção nas aulas e outras atividades desenvolvidas.
O trabalho de grupo terá um peso de 60 % (com o trabalho escrito / conteúdo teórico a pesar 25%, o áudio-guia de suporte ao roteiro 15% e a apresentação em aula 20%); a análise crítica do áudio-guia utilizado na visita de estudo será ponderado a 15%; a pesquisa individual e respetiva apresentação oral em aula terá o peso de 15%; a participação e intervenção pertinente em aula e nas restantes atividades desenvolvidas será ponderado a 10%.
Regime de assiduidade
Os estudantes deverão frequentar pelo menos 75% das aulas
Bibliografia
AAVV (2013) – Plano estratégico nacional do turismo: Horizonte 2013-2015. Lisboa: Ministério da Economia
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BARROS, Vera Gouveia (2008) – Turismo em Portugal. Lisboa: Fundação Manuel dos Santos e Pedro Calafate
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Centro de Documentação do Turismo de Portugal (centrodocumentacao.turismodeportugal.pt)
CUNHA, Licínio, ABRANTES, António (2008) – Introdução ao turismo. 5.ª ed.. Lisboa: LIDEL
FORTUNA, Carlos (1999) - Identidades, Percursos, Paisagens Culturais. Oeiras: Celta.
FORTUNA, C. e SILVA, A. S. (org.) (2002) - Projecto e circunstância: culturas urbanas em Portugal. Porto: Afrontamento.
GAIVÃO, Bernardo (2017) – Turista infiltrado. Lisboa: Fundação Manuel dos Santos e Pedro Calafate
OLIVEIRA, Ernesto V. (2000) – Instrumentos musicais populares portugueses. 3.ª. ed.. Lisboa: FCG.
PRATA, Cristina dos Reis (2012) - Pé ante pé... descobre o que a vila é! Um guia para descobrir o Centro Histórico da vila de Palmela. Palmela: Câmara Municipal de Palmela (https://www.cm-palmela.pt/cmpalmela/uploads/writer_file/document/187/Guiainfantojuvenil.pdf)
Serviço Educativo do Museu Municipal de Palmela (2005) - Patrimónios: Centro Histórico de Palmela. Recurso pedagógico. Palmela: Câmara Municipal de Palmela (https://www.cm-palmela.pt/cmpalmela/uploads/writer_file/document/185/Recursos_Centro_Historico.pdf)
ULRICHS, Michel (2003) – Atlas de música. Lisboa: Gradiva
VIDIGAL, Luís (2000) – Museologia e animação de espaços museológicos: I. Santarém: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
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