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Saúde e Sociedade

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 2S

Código: LAIS201    Sigla: SS
Áreas Científicas: Ciências Sociais, Ciências da Natureza
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 32 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Helena Maria Espada SimõesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,33
Helena Simões   2,67
Francisco Vaz   0,66
Rui Inês   0,66

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Revela conhecimentos básicos sobre conceitos de saúde nas suas dimensões biológica,
psicológica e social.
- Identifica os determinantes da saúde e factores que promovem a segurança dos
indivíduos e das populações.
- Identifica os constructos sócio-cognitivos (como as crenças, atitudes e representações
sociais) presentes no universo da saúde.
- Analisa e reflete sobre problemáticas da saúde presentes no nossop quotidiano.
- Explicita o papel do Licenciado em Animação e Intervenção Sóciocultural em matéria de
Saúde.
- Planeia acções e intervenções compatíveis com a óptica da promoção da saúde, da
segurança e do bem estar.
- Constrói materiais no contexto da educação para a saúde que apoiem as acções que a
promovem.
- Reflecte sobre as implicações das aprendizagens desta disciplina para a sua futura
atividade como animador.
- Comunica usando adequadamente os meios electrónicos disponíveis: email, plataforma
moodle e ferramentas multimédia.

Conteúdos programáticos

- Conceito de Promoção da Saúde
- Conceito de Saúde e seus determinantes.
- Problemáticas da saúde no nosso quotidiano.
- A Educação para a Saúde como estratégia da Promoção da Saúde
- O processo educativo – complexidade do processo de aprendizagem e de
mudança comportamental em saúde.
- Noções básicas de planeamento e programação em Educação para a Saúde
- Estratégias e técnicas pedagógicas em Educação para a Saúde

Outros conteúdos a abordar: em resposta aos interesses manifestados pelos
estudantes e ao desenvolvimento das atividades, serão abordados conteúdos em
áreas da saúde específicas com recurso, se pertinente, a especialistas convidados.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os temas e os conceitos abordados permitem o desenvolvimento de uma visão ampla
do campo de acção da educação para a saúde e das diferentes teorias e modelos que
podem fundamentar projectos de intervenção nesta área. Pretende-se desenvolver uma
perspectiva abrangente e problematizadora do conceito de saúde, promoção da saúde e
educação para a saúde, nas suas diferentes dimensões.

Metodologias de ensino

No sentido de dotar os estudantes com os quadros conceptuais que lhes permitam
conhecer as Ciências da Saúde, compreender o seu papel na sociedade, desenvolver
competências e atitudes para a prevenção e promoção da saúde a UC é organizada de
forma modular com temas diferentes mas articulados entre si.
Nos módulos, de caráter teórico-prático, para além da exploração do papel do
licenciado em Animação em matéria de Promoção da Saúde e da reflexão sobre
diversos temas da saúde, pretende-se rentabilizar as vivências/experiências individuais
em favor do entendimento das temáticas.
O processo de aprendizagem incluirá: a) Pesquisas em bases de dados; b) Participação
em seminários c) Comunicação com o professor e colegas via email; d) Utilização da
página da disciplina através da plataforma interactiva; e) Realização de projectos de
intervenção em grupo (Elaboração de propostas; Planificação e desenvolvimento de
atividades; Implementação).
O projecto de intervenção, em grupo, parte da identificação de problemáticas reais,
relacionadas com contextos concretos, que podem ser ou a Escola Superior de
Educação/IPS ou as instituições seleccionadas no âmbito da UC de “Design,
Desenvolvimento e Avaliação de Projetos”, mais concretamente no contexto do “Projeto
de Intervenção Comunitária” que os estudantes têm de desenvolver no 2º semestre do
2º ano.

Devido ao surto de COVID-19, as aulas presenciais, a partir do dia 12 de março, foram substituídas por tarefas de educação a distância, com recurso, designadamente, às plataformas Moodle, Zoom e ao correio eletrónico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino reflectem a diversidade de temas e abordagens dentro da
educação para a saúde. A ênfase é colocada na concepção e implementação de
projectos de intervenção adequados a contextos específicos.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objecto de avaliação contínua e avaliação sumativa.
Avaliação continua: participação e dinamização de atividades nas aulas, ao longo do
semestre, mediante calendarização a estabelecer.
Será objecto de avaliação individual a assiduidade e pontualidade, pertinência e qualidade das intervenções na sala de aula (10%).
Avaliação sumativa:
Teste Individual - 30%;
Trabalho de grupo – conceção e implementação de uma acção de intervenção no
âmbito da educação para a saúde adequada a um contexto específico (máximo de 5 elementos) - 60%

A classificação final resulta da média ponderada das classificações dos diferentes
momentos de avaliação.

Os produtos de avaliação solicitados poderão, eventualmente, ser sujeitos a alteração devido ao surto de Covid-19.

Regime de assiduidade

Em todas as sessões presenciais teórico-práticas a participação nas tarefas propostas é de 75%.
Nas sessões de orientação tutória a participação obrigatória é de 90%.

Opções
Página gerada em: 2024-04-25 às 06:42:54 Última actualização: 2010-07-19