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Artes e Património

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 1S

Código: LAIS206    Sigla: AP
Áreas Científicas: Artes
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 34 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
José Amilcar Capinha GilResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Carlos Barreto Xavier   2,00
José Gil   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Introdução
A disciplina de Artes e Património 2º ano tem como objetivo o melhor conhecimento dos diversos espaços museológicos e patrimoniais em que a componente das Artes é relevante e onde o fator da Animação Artística (Musica, Artes Plásticas e Teatro) se desenvolvem. Os temas a desenvolver nesta Unidade Curricular visam conferir aos alunos os conceitos fundamentais ligados às artes e ao património, assim como ferramentas que lhes permitam levar à prática ações ligadas à organização e dinamização cultural de públicos diversos.

2. Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A. Conhecer e refletir sobre conceitos gerais das artes e do património quer cultural quer natural, articulando saberes teóricos, práticos e experienciais.
B. Desenvolver competências analíticas e interpretativas em relação à arte em geral e ao património em particular.
C. Desenvolver competências práticas nos campos das artes dramáticas e musicais.

Conteúdos programáticos

3. Conteúdos programáticos:
1. Noções de arte e património; Exemplos de património mundial em Portugal; Fado e Cante alentejano; Instrumentos tradicionais; música e danças tradicionais;
2. Técnicas de análise e interpretação dos fenómenos artísticos e patrimoniais; Níveis de qualidade artística; enquadramentos legais;
3. Técnicas elementares de expressão musical e dramática; prática vocal e instrumental; prática e adaptação coreográfica rudimentares de danças tradicionais portuguesas; técnicas elementares de encenação e representação; performance corporal em espaço teatral; máscara facial.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

4. Articulação dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular
Os conteúdos programáticos são articulados tendo como base dois eixos fundamentais: a componente teórica e a implementação prática, de modo a facilitar a consolidação da aprendizagem.
A articulação entre os conteúdos e os objetivos é a seguinte: A com 1; B com 2; C com 3.

Metodologias de ensino

5. Metodologias de ensino
As sessões compreenderão a exposição e debate em torno das temáticas programáticas e a experimentação prática, individual e grupal, de processos artísticos performativos. Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa e leitura de documentos e a produção e apresentação de trabalhos.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A participação em processos de exposição oral, debate, experimentação prática, pesquisa, leitura e produção permitem o saber integrado que é anunciado nos objetivos e que inclui conhecimento, compreensão, apropriação e criação multimodais.

Metodologia e provas de avaliação

6. Articulação das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
Os objetivos (A), (B) e (C) relacionam-se diretamente com os trabalhos práticos das sessões.

7. Avaliação e classificação
Avaliação Continua 50%
Assiduidade - 15%
Participação na construção (em trio) de um PowerPoint sobre um exemplo de património da humanidade em Portugal – 15%
Participação na construção de um guião e de uma performance musical/dramática (Visita Guiada em grupos de 7/9 estudantes) de um Espaço Museológico (como o Museu do Trabalho/Setúbal ou outro Museu da região – 20%

Avaliação Pontual 50%
Apresentação na 7ª sessão (5m.), de um PowerPoint sobre um exemplo de património da humanidade em Portugal - 15%
[5%: comunicação clara (voz articulada e projetada, boa dicção, empatia, atitude corporal) / 5%: qualidade de visualização e audição (imagem e som) / 5%: conteúdo (rigor, relevância, coerência e inovação).]
Apresentação de uma de uma performance musical/dramática (Visita Guiada (em grupos de 7/9 estudantes ) de um Espaço Museológico (como o Museu do Trabalho/Setúbal ou outro Museu da região – 20%
Portefólio Digital (guião final com reflexão em grupo) - 15%.

"Exame

Devido à Pandemia ás alterações Covid o/a estudante em situação de exame nesta UC responderá a um conjunto de questões de conceitos base sobre património (8 pontos ) e escreverá um Guião para uma Perfomance sobre um elemento do Património (12 pontos)"

Regime de assiduidade

O regime de assiduidade prevê um mínimo de 50% de presenças para os estudantes trabalhadores e de 75% para todos os outros.

Bibliografia

Barret, G. & Landlier, J. (1994). Expressão Dramática e Teatro. Lisboa: Edições ASA.
Brook , P. (2011). O espaço vazio. Tradução de Rui Lopes. Lisboa: Editora Orfeu Negro.
Cabral, C. (2004). Manual de Técnicas de Palco. Lisboa: INATEL.
Esquenazi, J. P. (2006). Sociologia dos públicos. Porto: Porto Editora.
Fortuna, C. e Silva, A. S. (org.) (2002). Projecto e circunstância: culturas urbanas em Portugal. Porto: Afrontamento.
Fortuna, C. (2012). Património, turismo e emoção. Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 97.
Giacaglia, M. C. (2003). Organização de eventos: teoria e prática. S. Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Lira, S. (2000). Do museu de elite ao museu para todos: públicos e acessibilidades em alguns museus portugueses. In Atas do Seminário Museus Arquitectura e o Público, Braga, APOM.
Oliveira, E. V. (2000). Instrumentos musicais populares portugueses (3.ª. ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Pedro, F. et al. (2005). Gestão de Eventos. Lisboa: Quimera.
Peixoto, P. (s.d.). Os meios rurais e a descoberta do património. Comunicação apresentada na atividade “Conversas à volta das estrelas”. Campo europeu do património.
Swanwick, K. (2015). Developing Discourse In Music Education: The Selected Works Of Keith Swanwick. London: Routledge.

Opções
Página gerada em: 2024-04-25 às 10:48:55 Última actualização: 2010-07-19