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Redes, Solidariedades e Coesão Social

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 1S

Código: LAIS302    Sigla: RSCS
Áreas Científicas: Ciências Sociais
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 33 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Carla Cibele Fiel Vasconcelos FigueiredoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ema Isabel Inácio   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

­ Domina conhecimentos relativos a técnicas de observação e diagnóstico das relações interpessoais no seio
dos grupos sociais.
­ Compreende, no âmbito da Sociologia e da Antropologia, a genése teórica e metodológica das redes sociais.
­ Relaciona o conceito de rede social com outros similares, distinguindo a sua actualidade e especificidade face
a algumas características da sociedade actual.
­ Debate a possibilidade das redes constituirem um modo inovador de construção da coesão e da solidariedade
social.
­ Analisa os sentidos múltipos das organizações em rede no terreno das políticas e da práticas sociais.
­ Compreende e caracteriza a tranjectória de uma rede social em contexto, conhecendo­a do ponto de vista
conceptual e de intervenção.
­ Sabe integrar os conhecimentos adquiridos na UC nos contextos profissionais da Animação Sociocultural.

Conteúdos programáticos

1. Nos primórdios do conceito de rede
­O estudo das interações no seio dos grupos
­O teste sociométrico e a construção e interpretação dos sociograma(s)
­Os sociogramas como ponto de partida para a intervenção junto dos grupos.
O estudo das interacções no seio dos grupos
As terapias com base nos grupos
O sociodrama e o Teatro do Oprimido
2. As tipologias das redes: diferenças de abordagem e relações
­ As redes pessoais – sistemas e círculos de interação das pessoas
­ As redes sociais – dos primórdios do uso do conceito ao uso atual
­ redes e construção de identidades grupais
­ redes e construção de comunidades de prática
As redes políticas – a influência dos grupos sociais na construção das políticas
3.Redes e coesão Social
­ As práticas comunitárias de solidariedade social
­ As políticas desenhadas com base nas redes sociais de coesão e solidariedade social – o caso das redes
sociais das autarquias.
­ Intervenção em rede nos grupos e nas comunidades
­ Intervenção em rede: causas sociais e culturais


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Com esta UC pretende-se que os estudantes aprofundem conceitos relativos ao conhecimento e à gestão de grupos humanos, importantes num curso desta natureza. Este assunto, embora previamente abordado na UC Relações Interpessoais, é aqui retomado com outras técnicas de estudo e de intervenção com as quais os estudantes não tiveram contacto. São trabalhadas as relações interpessoais, considerando-as na sua dimensão atual, isto é, num mundo de múltiplas e diversificadas formas de conexões, algumas delas especialmente interessantes para se analisar as potencialidades da sociedade civil em termos de coesão e solidariedade social. A área das redes sociais é aqui trabalhada conceptualmente e de um ponto de vista multidimensional, aprofundando-se, contudo, as dimensões de âmbito social mais significativas para a futura profissão, designadamente as redes sociais no âmbito das autarquias.

Metodologias de ensino

­ Discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida directamente pelo professor ou
com recurso à utilização de textos e outros materiais.
­ Elaboração e interpretação de sociogramas e análise das possibilidades de intervenção.
­ Visionamento de documentos audiovisuais relevantes
­ Recolha de informação e análise crítica sobre uma rede de coesão e solidariedade social­ seus objetivos e
dinâmicas de trabalho.
­ Seminários e sessões práticas com especialistas – terapias e desenvolvimento interpessoal em grupo;
experiências de trabalho em redes sociais de coesão e solidariedade social.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A metodologia permite que os alunos se apropriem dos conceitos teóricos – propostos através da exposição do docente e da leitura e debate de alguns textos de referência. Propõe-se ainda a contextualização conceptual na área profissional do curso através de trabalhos práticos: aplicação de um teste sociométrico e respetiva análise e proposta de intervenção; pesquisa empírica de uma rede social cujo objetivo seja a coesão e bem estar social. Os trabalhos são propostos aos estudantes à medida que o programa se vai desenvolvendo, permitindo assim que a avaliação se vá construindo em torno desses produtos que são na íntegra partilhados e discutidos na turma.

Metodologia e provas de avaliação

1.Participação nas Aulas - 20%

2.Trabalho de Grupo - 40%
Opções:
a)Apresentação da aplicação e interpretação de um teste sociométrico
b)Apresentação de um processo terapêutico em grupo
c) Apresentação da pesquisa sobre uma rede de coesão e solidariedade social (rede social da autarquia ou outra rede de coesão e solidariedade social).
Trabalho apresentado e entregue por escrito

2.Teste - 40%

Regime de assiduidade

75% de presenças para estudantes, 50% para trabalhadores estudantes.

Bibliografia

anário, R. A escola, o local e a construção de redes de inovação (1996). In: Campos, B. (Org.). Investigação e inovação para a qualidade das escolas. Lisboa: IIE, 31-58
Ferreira, I. (2004). Uma análise crítica das políticas de parceria: A metáfora da rede. Actas dos ateliers do V Congresso Português de Sociologia.
Fox, J. (2002). O essencial de Moreno. S.Paulo: Ágora.
Pavez, T. Acção Pública e Transformação de vínculos sociais em uma comunidade segregada. S. Paulo, Brasil: Comunicação apresentada ao 5º Encontro de ABCP.
Northway, M. , Lindsay, W. (1999). Testes Sociométricos. Lisboa: Livros Horizonte
Lemieux, V. (2008). Análise estrutural das redes sociais. Lisboa: Edições Instituto Piaget
Portugal, Sílvia (2006). As coisas, os modos e os laços: O papel das redes informais na provisão de recursos, in Actas dos ateliers do Vº Congresso Português de Sociologia - Sociedades Contemporâneas: Reflexividade e Acção.
4276 DIÁRIO DA REPÚBLICA—I SÉRIE-A N.o 114—14 de Junho de 2006

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