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Língua Gestual Portuguesa II

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 2S

Código: LGP10009    Sigla: LGPII
Áreas Científicas: Línguas e Literatura
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LGP 24 Plano de Estudos 6,0 72 162,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria José Duarte FreireResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,80
Patrícia Pessoa   4,80

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Língua ensino - Língua Gestual Portuguesa

Esta UC, assim como todas as que se lhe seguirão (LGP III, LGP IV, LGP V e LGP VI), tem por objetivo habilitar os estudantes deste Curso com uma efetiva competência comunicativa na sua principal língua de trabalho como futuros Tradutores-Intérpretes da Língua Gestual Portuguesa.
No final desta UC espera-se que os estudantes demonstrem na prática, nos registos discursivos indicados nos conteúdos programáticos, terem assimilado os conceitos e formas subjacentes aos mesmos.
Utilizem adequadamente as técnicas de expressão em LGP.
Que sejam capazes de produzir enunciados espontâneos ou a partir de temas ou imagens propostos, e de analisar e corrigir a sua produção sempre que detetem imprecisões ou sejam alertados para esse facto.

Conteúdos programáticos

Componentes não manuais da LGP; importância da expressão facial e corporal; importância do olhar; expressão de valor emocional versus expressão de valor gramatical; variação semântica e segundos sentidos.
Léxico a trabalhar: localizações, agregado familiar, corpo humano, habitação, meios de transporte, calendário/dias da semana/meses do ano, tempo real/ horas/minutos/segundos.
Exercícios práticos: Narrativas/Histórias


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se dar continuidade ao trabalho iniciado em LGP1, desenvolvendo aspetos do vocabulário e das estratégias discursivas em língua gestual portuguesa. A diversificação de temas abordados permite alargar o leque de conhecimentos básicos de vocabulário e o desenvolvimento das competências comunicacionais bem como das estruturas gramaticais da língua.

Metodologias de ensino

Técnica expressiva da descrição, a partir de suportes gráficos (gravuras, croquis, banda desenhada).
-Técnica expressiva do relato a partir da memória (relatar um percurso, relatar um acontecimento do quotidiano, etc.).
-Técnica expressiva do reconto a partir de gravuras de banda desenhada sem legendas.
-Técnica do diálogo.
-Técnica da conversação em grupo.
-Imersão total no ambiente comunicacional da LGP (regra do silêncio, treino da observação visual).
-Utilização do vídeo como instrumento de registo, análise e autoanálise das produções gestuais.
-Simulação de situações de conversação da vida real.
-Participação direta em espaços de encontro e de convívio da Comunidade Surda.
- Análise e reflexão sobre textos técnicos e teóricos pertinentes para os conteúdos programáticos da UC.

Durante o período de isolamento, devido à pandemia de COVID-19, as aulas serão realizadas à distância (EaD) através do uso de meios eletrónicos e plataformas de comunicação online adequadas aos respetivos conteúdos da UC.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é uma língua visuoespacial. É a língua da comunidade surda portuguesa, havendo registos da sua utilização, pelo menos, desde o século XV. Reconhecida como língua no nosso país, desde a 4ª revisão constitucional, Lei 1/97, no seu artigo 74, nº 2, alínea h), e como instrumento de acesso à educação e à igualdade de oportunidades pelos surdos portugueses. À semelhança das línguas gestuais de outros países, trata-se de uma língua natural, com gramática e léxico próprios. Apresenta características linguísticas semelhantes a qualquer outra língua natural e características próprias existentes nas línguas gestuais pelo facto de se tratar de uma língua espaço visual.
As metodologias adotadas nesta unidade curricular respeitam, promovem e desenvolvem as características próprias de uma língua gestual.
O domínio das várias vertentes do espaço gestual, da expressão facial e corporal é desenvolvido através dos vários exercícios realizados pelos estudantes e orientados pelo docente. O modo expressivo em língua gestual manifesta-se através da articulação dos gestos e da utilização do espaço gestual, e o modo recetivo através do treino visual.
Os estudantes são incentivados a explorar a sua expressividade natural e os seus gestos espontâneos aproveitados para estabelecerem a ponte com os gestos do léxico da LGP.
A elaboração de pequenos textos em LGP, a partir de imagens ou temas propostos em aula, servirá para consolidar a aquisição de vocabulário e trabalhar as estruturas gramaticais da língua.
A gravação em vídeo destes exercícios e sua posterior análise permitem a consciencialização das aprendizagens realizadas bem como a correção de eventuais dificuldades no modo expressivo.

Metodologia e provas de avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação, compreendendo as seguintes vertentes:
- Assiduidade e participação (inclui trabalhos autónomos) – 20% da nota final
Avaliação LGP prática intermédia -40%
-Avaliação LGP prática final - 40%

COVID 19 - Consoante a duração do período de isolamento, e da forma como esta afetar a metodologia de avaliação da UC, serão propostas formas alternativas de avaliação, de acordo com as características da unidade curricular.

Bibliografia

Amaral, M.A., A. Coutinho, M. R. Delgado Martins, (1994) Para Uma Gramática da Língua Gestual
Portuguesa, Lisboa: Caminho, S. A.
Bettencourt, J., J. Catarino Soares, (1994) “ Língua Gestual Portuguesa – Língua de uma Minoria
Linguística “, in Integrar, nº4, Abr. A Jul.94, Lisboa: IEFP/SNR, pp. 49-55
Bispo, M. et al (Coord.), (2006) O Gesto e a Palavra I – Antologia de Textos sobre a Surdez, Projecto AFAS,
Lisboa: Caminho, S.A.
Bispo, M. e tal (Coord.), (2009) O Gesto e a Palavra II, Lisboa:Caminho, S.A.
Carvalho, P. V. (2007) Breve História dos Surdos. Lisboa. Surd’Universo
Gestuário – Língua Gestual Portuguesa, (1995) Lisboa: SNR – nº5, 2ª Ed.
Gestuário Digital LGP (DVD), (2008) Lisboa: INR – INR, I.P.
Laborit, E., (2000) O Grito da Gaivota, Lisboa:Caminho, S.A.
Prata, 1., (1981), Mãos que Falam, Lisboa: L.Fonética da Fac. Letras da Universidade de Lisboa e
D.G.Ensino Básico
Vídeos: -Peça de Teatro “ As Pupilas do Sr. Reitor” (Atores Surdos)
Workshop “ Dia Nacional da LGP”

Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 11:45:33 Última actualização: 2010-07-19