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Didática da Matemática no 1º ciclo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - A

Código: MP1C20016    Sigla: DM1C
Áreas Científicas: Prática de Ensino Supervisionada
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 18 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 30

Responsável

DocenteResponsabilidade
Joana Maria Leitão BrocardoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,00
Ana Maria Boavida   1,00
Joana Brocardo   1,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer instrumentos conceptuais fundamentais da didática da Matemática no 1.º ciclo do ensino básico, tendo em vista o processo de ensino-aprendizagem neste ciclo de ensino;
Desenvolver a capacidade de análise da prática profissional do professor e promover a reflexão em torno da prática, nomeadamente no que diz respeito à sua componente letiva respeitante, em particular, ao ensino e aprendizagem da Matemática e à sua articulação com as outras áreas curriculares do 1.º ciclo do ensino básico;
Desenvolver a autonomia e a capacidade de trabalhar em colaboração e incentivar os futuros professores a assumir, na sua futura prática profissional, uma perspetiva de formação e desenvolvimento permanentes.
Desenvolver a capacidade de investigar em educação matemática integrando-se no trabalho desenvolvido por equipas investigação.

Conteúdos programáticos

Ensino e aprendizagem numérica, algébrica, geométrica e de organização e tratamento de dados no 1.º ciclo:
- Conceitos e noções matemáticas que suportam a evolução de cada aluno e marcos fundamentais de evolução;
- O ensino da Matemática a partir do que cada aluno sabe e é capaz de fazer;
- Tarefas matemáticas: tipos, natureza, articulação e potencialidades;
- Os materiais curriculares e não curriculares que o professor pode usar e/ou adaptar.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta UC tem como objetivo fundamental apoiar a construção do conhecimento didático de Matemática do futuro professor do 1.º ciclo do ensino básico e foca-se nos temas didáticos associados aos conteúdos matemáticos deste ciclo.
Os conteúdos programáticos incidem sobre as questões-chave da didática da Matemática do 1.º ciclo. Foca-se o ensino e a aprendizagem dos seguintes tópicos matemáticos: as operações com números racionais nas suas diferentes representações, as propriedades das figuras planas e no espaço, as isometrias, as diferentes grandezas e processos de medição, o desenvolvimento do pensamento algébrico e da representação e interpretação de dados.
Associados à aprendizagem dos tópicos matemáticos relevantes no 1.º ciclo identificam-se marcos da sua evolução e analisam-se materiais curriculares – tarefas, materiais manipuláveis e materiais digitais interativos (applets e programas de Geometria Dinâmica) – que podem suportar esta aprendizagem.

Metodologias de ensino

O trabalho a desenvolver privilegiará a participação ativa dos estudantes, quer individualmente quer em grupo, procurando o aprofundamento de conhecimentos relacionados com os temas do programa. As atividades a realizar centram-se em quatro domínios estruturante do trabalho do professor:
1. Representar ideias matemáticas
2. Planificar aulas de Matemática
3. Avaliar os conhecimentos dos alunos
4. Raciocínio matemático
Os estudantes irão desenvolver conhecimentos específicos em cada um dos domínios anteriores e aprofundar a capacidade de reflexão sobre a eficácia da sua prática letiva.
Domínio 1. Representar ideias matemáticas. As ideias e processos matemáticos podem ser representados de muitas formas diferentes. É importante que o professor tenha um conhecimento sólido que lhe permita imaginar, analisar e relacionar várias representações e conceitos, processos e ideias matemáticas para os explorar de modo adequado e apoiar eficazmente a aprendizagem matemática dos alunos.
Domínio 2. Planificar aulas de Matemática. A planificação cuidada da aula é fundamental para promover uma aprendizagem de qualidade. De facto, conseguir que os alunos se interessem pela Matemática e desenvolvam conhecimentos sólidos requer uma cuidadosa planificação que integre o conhecimento matemático sobre os tópicos a ensinar com o conhecimento didático necessário para gerir de modo adequado as situações que são previsíveis surgir na aula.
Domínio 3. Avaliar os conhecimentos dos alunos. Avaliar é muito mais do que propor e classificar testes. Envolve a análise das interações entre os alunos e com os alunos e das suas produções escritas e, também, a identificação de padrões de evolução no trabalho realizado por cada um. Para conseguir apoiar de modo efetivo a aprendizagem dos alunos é fundamental saber avaliar o que os alunos sabem e conseguir prever como eles podem explorar as tarefas e responder aos desafios colocados pelo professor.
Domínio 4. Raciocínio matemático. Desenvolver o raciocínio matemático é um objetivo central para o ensino da Matemática, pelo que os futuros professores precisam de compreender a sua natureza e ser capaz de usar estratégias que o promovam nos alunos. A discussão de ideias e processos matemáticos é fundamental para promover a aprendizagem da Matemática. Importa, pois, refletir sobre a seleção e uso de tarefas que favoreçam a emergência de discussões matematicamente poderosas, de analisar o modo como elas podem ser exploradas e de pensar sobre como preparar e conduzir estas discussões tendo em vista promover o raciocínio matemático dos alunos.
A partir de março, tendo em conta o contexto criado pela pandemia causada pelo Cov 19 o trabalho a desenvolver no âmbito desta Unidade Curricular vai decorrer a distância usando:

1) o Zoom para explicitar os conteúdos da UC e para tirar dúvidas 'diretamente' aos alunos, durante as horas semanais previstas no horário da UC (às 3ªs e 5ªs feiras)

2) a plataforma Moodle onde estão todos os conteúdos da UC, todas as fichas de trabalho e resperivas resoluções, links de acesso a materiais disponíveis na net, ...

3) forum do Moodle para lançar temas/tópicos e interagir com os estudantes

4) mail para outro tipo de contactos necessários (avisos individuais, dúvidas ainda não esclarecidas, ...



Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As aprendizagens esperadas situam-se a cinco níveis: (a) usar adequadamente as atuais orientações curriculares para ensino da Matemática no 1.º ciclo (Programa e Metas Curriculares; Aprendizagens essenciais; Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória) (b) mobilizar conceitos da educação matemática fundamentais para delinear contextos significativos para a aprendizagem da Matemática no 1.º ciclo; (c) apresentar uma atitude crítica e fundamentada na interpretação e análise dos textos e episódios trabalhados na UC (d) aplicar os conhecimentos adquiridos na planificação e condução de aulas e na avaliação dos alunos e (e) planificar, recolher e analisar dados no contexto de uma investigação focada na aprendizagem da Matemática.
Assim, as atividades a desenvolver no âmbito desta UC incluirão: (i) leitura e discussão de artigos focados no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1.º ciclo; (ii) exploração e análise crítica de tarefas matemáticas e outros materiais curriculares; (iii) preparação, realização e análise de entrevistas aos alunos, focadas na resolução de tarefas matemáticas; (iv) preparação de intervenções em sala de aula focadas nos temas da UC.

Metodologia e provas de avaliação

Os/as estudantes poderão optar pela modalidade de avaliação contínua ou de exame final.
A avaliação contínua será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará produtos elaborados quer individualmente quer em grupo e que incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC que, em 2019/2020, está organizada em duas partes principais: a primeira que decorre entre o início do ano letivo e 24 de janeiro de 2020; a segunda vai de 19 de fevereiro de 2020 até ao final do ano letivo. Os produtos de avaliação respeitantes a cada uma destas partes terão uma ponderação de 50% na atribuição da classificação final e serão especificados em documentos próprios.
O exame final implica a realização de uma prova escrita que incidirá sobre todos os conteúdos programáticos.

Regime de assiduidade

A opção pela modalidade de avaliação contínua implica a participação em, pelo menos, 70% das aulas da UC. Os estudantes que usufruírem de estatuto especial (consultar o Regulamento de Frequência e Avaliação da ESE/IPS) e que não puderem satisfazer as condições de frequência indicadas, deverão entrar em contacto com a(s) docente(s) da UC até quinze dias após o início das aulas.

No 2.º semestre, tendo em conta o contexto criado pela pandemia causada pelo Cov 19 trabalho a desenvolver no âmbito desta Unidade Curricular vai decorrer a distância usando:

1) o Zoom para explicitar os conteúdos da UC e para tirar dúvidas 'diretamente' aos alunos, durante as horas semanais previstas no horário da UC (às 5ªs feiras)

2) a plataforma Moodle onde estão todos os conteúdos da UC, todas as fichas de trabalho e respetivas resoluções, links de acesso a materiais disponíveis na net, ...

3) forum do Moodle para lançar temas/tópicos e interagir com os estudantes

4) mail para outro tipo de contactos necessários (avisos individuais, dúvidas ainda não esclarecidas, ...

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

Bibliografia principal
Boavida, A., Paiva, A., Cebola, G., Vale, I., & Pimentel, T. (2008). A Experiência Matemática no Ensino Básico. Lisboa: ME-DGIDC (https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/5566/1/A_experiencia_matematica_no_ens_basico.pdf)
Breda, A.; Serrazina, L.; Menezes, L.; Oliveira, P., Sousa, H. (2011). Geometria e medida no ensino básico.Lisboa: DGIDC; Lisboa (http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/temas%20matematicos/070_Brochura_Geometria.pdf)
Brocardo, J., Delgado, C., & Mendes, F. (2010). Números e operações: 1.º ano. Lisboa: DGIDC.(http://area.dgidc.min-edu.pt/materiais_NPMEB/home.htm)
Brocardo, L. Serazina, & Isabel Rocha (Eds.). (2008). O sentido do número: Reflexões que entrecruzam práticas. Lisboa: Escolar Editora. (Disponível na biblioteca da ESE)
Chapin, S., O’Connor, C., & Anderson, N. (2003). Classroom discussions: Using math talk to help students learn, Grades 1-6. Sausalito, CA: Math Solutions Publications (Disponibilizado pela docente)
Graça Martins, E., Loura, L., Mendes, F. (2007). Análise de dados. Lisboa: ME (http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/2008%202009/analise_dados.pdf)
Haylock, D. (2010). Mathematics explained for primary teachers. London: Sage. (disponível na biblioteca da ESE)
Mendes, F., Brocardo, J., Delgado, C., Gonçalves, F. (2010). Números e operações : 3º ano (http://area.dgidc.min-edu.pt/materiais_NPMEB/home.htm)
NCTM (2007). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Lisboa: APM e IIE (disponível na biblioteca da ESE)
Ponte, J. P., Brocardo, J., & Oliveira, H. (2003). Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica (Disponível na biblioteca da ESE)
Ponte, J.; Branco, N. & Matos, A. (2009). Álgebra no ensino básico. Lisboa: DGIDC(http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/7105/1/Ponte-Branco-Matos%20%28Brochura_Algebra%29%20Set%202009.pdf)

Opções
Página gerada em: 2024-04-24 às 14:06:49 Última actualização: 2010-07-19