This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > MP1C20017
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Didática da Língua e Literatura Portuguesas no 1º ciclo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - A

Código: MP1C20017    Sigla: DLLP1C
Áreas Científicas: Área de Docência
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 18 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 30

Responsável

DocenteResponsabilidade
Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da VeigaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,00
Mariana Alte da Veiga   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Mobilizar conhecimentos sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem e sobre didática.
Aprofundar conhecimentos e desenvolver capacidades e atitudes didáticas, numa perspetiva profissional.
Analisar estratégias de ensino e aprendizagem da oralidade, da leitura, da escrita e do conhecimento explícito do português no 1º CEB.
Analisar criticamente instrumentos de apoio ao ensino, à aprendizagem e ao estudo dos alunos.
Perspetivar o conhecimento gramatical como fator de sucesso da aprendizagem.
Planificar e experimentar tarefas de aprendizagem do português no 1º CEB.
Analisar obras literárias para a infância e implicar a pluralidade de textos multimodais no ensino-aprendizagem do português.

Conteúdos programáticos

Língua e Literatura Portuguesa no 1º Ciclo do Ensino Básico
- Princípios orientadores do ensino do português.
- Instrumentos de apoio ao ensino, à aprendizagem e ao estudo das crianças.

Domínio oral: compreensão e expressão oral
- Consciência fonológica
- Características do oral formal
- Estratégias e atividades potenciadoras do desenvolvimento da oralidade.

Domínio escrito: leitura e escrita
- Decifração: modelos e vias de acesso
- Compreensão de textos
- Literatura para a infância e textos multimodais
- Avaliação da leitura
- A dimensão ortográfica da escrita
- Géneros textuais: orientações e estratégias de desenvolvimento
- A avaliação da escrita

Desenvolvimento do conhecimento explícito da língua
- Delimitação de conceitos: gramática, funcionamento da língua, conhecimento explícito, consciência linguística
- Consciência morfológica, lexical, sintática, textual e pragmática
- Laboratório gramatical




Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta UC tem como objetivos fundamentais desenvolver e consolidar o conhecimento didático da área do português do futuro professor do 1º CEB e perspetivar o papel da língua enquanto código veiculador de todas as aprendizagens, assim como desenvolver o gosto dos alunos pela leitura de textos literários, não literários e multimodais.

Por isso, os conteúdos programáticos incidem sobre temáticas essenciais ao desenvolvimento da oralidade, à iniciação à leitura e à escrita e ao seu desenvolvimento, designadamente de vários géneros textuais e ao desenvolvimento da consciência linguística, enquanto fator de sucesso linguístico e, consequentemente, escolar e pessoal.

A componente teórica visará a apresentação e o aprofundamento dos diferentes conteúdos e a sua estruturação, articulando-os com a análise de materiais curriculares para a aprendizagem da língua e literatura portuguesas neste ciclo de estudos.

Metodologias de ensino

As aulas desta UC assumirão a dinâmica de seminário, com exposições, análise e discussão de textos, artigos e outros materiais curriculares, visando a sistematização conjunta de conclusões.
No segundo semestre, as metodologias propostas passam pela utilização privilegiada de plataformas digitais (COVID19).

Privilegia-se uma metodologia que propicie a relação teoria/prática tendo como preocupação de fundo o desenvolvimento de competências de resolução de problemas, de análise e de síntese, o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, pelo que a pesquisa orientada, o debate, o trabalho em grupo a distância (2.º semestre) e a exposição de temáticas do programa constituem estratégias preferenciais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As aprendizagens esperadas situam-se a quatro níveis: (i) usar adequadamente as atuais orientações curriculares para o ensino do português no 1.º CEB (Programas e Metas Curriculares); (ii) mobilizar conceitos de didática do português, fundamentais para delinear contextos significativos para a aprendizagem da língua no 1.º CEB; (iii) apresentar uma atitude crítica e fundamentada na interpretação e análise dos textos e episódios trabalhados na UC e (iv) usar criteriosa e criticamente os conhecimentos adquiridos.

Os estudantes deverão dominar e mobilizar conceitos básicos da didática do português. Assim, as atividades a desenvolver no âmbito desta UC incluirão: (i) leitura e discussão de artigos focados no ensino e na aprendizagem da língua e literatura portuguesas no 1.º CEB; (ii) a exploração e análise crítica de tarefas de língua portuguesa, (iii) a exploração e análise crítica de materiais curriculares.

Complementarmente e a partir de problemáticas abordadas na UC, os estudantes deverão evidenciar competências de (i) escrita original; (ii) exposição oral e discussão fundamentada; (iii) leitura crítica e (iv) pesquisa orientada.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação inclui os seguintes elementos:
1. planificação de atividades (em grupo/pares) num mínimo de 3 por semestre;
2. reflexão escrita individual (no final de cada semestre).

Regime de assiduidade

Presencial. Os estudantes devem comparecer a 75% das aulas, sendo que os estudantes trabalhadores
devem informar a docente no início do semestre para combinar como organizar o trabalho a desenvolver.
Alterado no segundo semestre (aula A Distancia - COVID19)

Opções
Página gerada em: 2024-04-23 às 17:25:02 Última actualização: 2010-07-19