This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > OP00028
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Fotografia

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 2S

Código: OP00028    Sigla: FOT
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 14 Plano de Estudos a partir de 2014 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Fernando Alberto Pinho AlvesResponsável
Pedro Miguel Rebelo FelícioResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Fernando Pinho   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Objetivos de aprendizagem:
Com esta unidade curricular pretende-se sensibilizar os estudantes para a importância da fotografia, na sociedade em geral e na comunicação social, em particular. Conhecer as origens e a evolução da fotografia, a composição e a sua estética, passando pelo domínio dos diferentes equipamentos e técnicas até ao domínio dos programas de edição de imagem fotográfica, são objetivos que procuramos promover nos estudantes.
- Conhecer a evolução histórica do processo fotográfico
- Aplicar os conhecimentos básicos da técnica fotográfica
- Identificar e adotar regras de composição fotográfica
- Conhecer procedimentos básicos de edição fotográfica
- Selecionar fotografias e organizar um portfólio fotográfico

Conteúdos programáticos

Conteúdos programáticos:
Abordagens à história da fotografia, aos diferentes processos e aos seus protagonistas.
Demonstração prática dos diferentes componentes de uma máquina fotográfica e da sua relação na obtenção de fotografias tecnicamente adequadas. Visionamento, produção e reflexão de trabalhos fotográficos que conduzam a uma melhor compreensão das regras básicas de composição fotográfica. Identificação de correntes estilísticas com vista à criação de hábitos e atitudes mais reflexivas. Os portfólios temáticos de fotografias e as suas exigências no que concerne à seleção e organização espacial das imagens.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC:
Articulação dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular
Para a concretização do primeiro objetivo percorre-se articuladamente a evolução histórica dos processos fotográficos, dos seus inventores mais significativos.
No segundo objetivo, demonstrar as diferentes funções e articulações dos componentes essenciais de uma máquina fotográfica.
No terceiro objetivo abordam-se questões que se prendem com a composição da imagem fotográfica, as correntes estilísticas e as problemáticas que se prendem com a criatividade e originalidade.
No quarto objetivo propõe-se aos estudantes que realizem a seleção das suas fotografias a incluir no portfólio.


Metodologias de ensino

Metodologias de ensino:
Ao longo das sessões de trabalho serão realizadas: aulas teóricas com grande grupo; visionamento de vídeos e fotografias com diferentes abordagens à técnica e estética fotográfica e acompanhamento e debate individual das produções de cada um dos estudantes. Visionamento com debate em todas as sessões de 2 imagens por estudante, procurando a partir desse exemplo introduzir os conteúdos que se prendem com as técnicas e estéticas fotográficas.
As sessões decorrerão no processo elearning, procurando ilustrar todos os conteúdos com fotografias, gráfico e esquemas que concorram para a compreensão das problemáticas a abordar.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos
de aprendizagem da UC:
Articulação das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
Para uma abordagem dos aspetos históricos são utilizados diferentes suportes visuais como vídeos, fotografias, esquemas que concorram para a compreensão dos conteúdos seguidos sempre de debate.
As exemplificações gerais serão sempre que possível acompanhadas com material audiovisual, permitem aos estudantes a apropriação dos conhecimentos bem como o conhecimento do funcionamento adequado de uma câmara fotográfica.
A sensibilização para as questões que se prendem com a composição fotográfica são introduzidas a partir do visionamento de vídeos e de imagens fotográficas de especialistas procurando demonstrar as diferentes opções. No acompanhamento individual dos trabalhos dos estudantes é feita a reflexão sobre as questões técnicas e estéticas.
Estimulação á edição das imagens fotográficas utilizando diferentes programas de edição de imagem será uma preocupação.
Os procedimentos mais adequados para os diferentes fins a que as imagens se destinam, o que deve ser evitado no tratamento das imagens e as particularidades dos diferentes programas, constituem as principais preocupações a ter em conta.
O último objetivo prende-se com a competência na escolha e organização de um portfólio fotográfico. Este é concretizado através do acompanhamento individual de cada estudante na escolha das fotografias e organização do seu próprio portfólio. Inicialmente são apresentados diversos trabalhos do género.

Metodologia e provas de avaliação

Metodologia e provas de avaliação:
Os elementos em avaliação prendem-se com os objetivos da Unidade Curricular devendo demonstrar as competências que os estudantes adquiriram: técnica fotográfica; criatividade e originalidade na composição fotográfica; cumprimento de prazos e participação nas sessões, inclusão das peças solicitadas no portfólio, assim como, os níveis de envolvimento na Unidade Curricular, organização e apresentação do portfólio fotográfico. Estes parâmetros são distribuídos e discutidos com os alunos no início de cada semestre.

Bibliografia

Bibliografia:
APARCICI, R., GARCIA-MANTILL, A. (1989) – Lectura de Imágenes. Madrid: Ediciones de la Torre.
BARTHES, Roland (1984) – A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Fronteira
DONDIS, Donis A (2000) - Sintaxe da linguagem visual. 3ª Ed. São Paulo: Martins Fontes.
FREEMAN, Michael (1993) – Grande Manual da fotografia. Lisboa: Dinalivro.
HEDGECOE, John (1994) – O novo Livro da Fotografia. Lisboa: Centralivros.
MAH, Sérgio (2003) – A fotografia e o privilégio de um olhar moderno. Lisboa: Edições Colibri
REGO, Jorge (1994) – Fotografia. Lisboa: ASA.
RICHARD, Ehrlich (1986) – Diccionário de Fotografia. Lisboa: Dom Quixote.
SANTOS, Joel (2010) – Fotografia – Luz, Exposicão, Composicão, Equipamento. V.N.Famalicão: Centro Atlântico.
SENA, António (1998) – História da imagem fotográfica em Portugal- 1839-1997. Porto: Porto Editora.
SOUDO, José; RAMOS, Manuel Silveira (S/D) Manual de técnicas Fotográficas, Lisboa: Centro Protocolar de formação profissional ara jornalistas (CENJOR).

Observações

Observações:
Para além do programa é discutido e distribuído aos estudantes, no início de cada semestre, uma adenda ao programa que específica pormenorizadamente as caraterísticas, as abordagens, os tempos, a organização e a avaliação do portfólio e da exposição fotográfica a apresentar.

Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 06:42:06 Última actualização: 2010-07-19