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Fotografia Digital

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 1S

Código: PA06    Sigla: FD
Áreas Científicas: Áudio-Visuais e Produção dos Media
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPPA 20 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Fernando Alberto Pinho AlvesResponsável
Pedro Miguel Rebelo FelícioResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Fernando Pinho   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Com esta Unidade Curricular (UC) pretende-se sensibilizar os estudantes para a importância da fotografia, na sociedade em geral e nos audiovisuais, em particular.
Nesta UC, procura-se motivar os estudantes para conhecerem as origens e a evolução dos diferentes processos fotográficos, os elementos base da composição visual. Pretende-se ainda sensibilizar para a identificação dos diferentes sistemas, marcas, modelos e caraterísticas de uma máquina fotográfica digital. A pós-produção e os programas de edição de imagem fotográfica, serão igualmente alvo da nossa atenção.

- Estabelecer as ligações necessárias entre a fotografia e os audiovisuais
- Conhecer a evolução histórica dos diferentes processos fotográficos
- Aplicar os conhecimentos básicos da técnica fotográfica nas mais variadas situações
- Identificar e adotar “regras de composição” fotográfica recorrendo aos elementos básicos visuais
- Produzir imagens fotográficas no terreno em diversos contextos com o objetivo de consolidar a aquisição
de competências
- Conhecer e aplicar procedimentos básicos de edição fotográfica
- Produzir, editar e selecionar conjuntos de fotografias com vista à organização de um portfólio e de uma
exposição fotográfica
- Conceber produtos audiovisuais com inclusão de outros suportes para além da fotografia.

Conteúdos programáticos

- Os diferentes processos fotográficos, equipamentos e os seus protagonistas
- Os diferentes componentes das máquinas e dos acessórios inerentes ao universo fotográfico
- Máquinas; objetivas; fotómetros; flash; tripés; filtros; outros acessórios para fotografia

- Regras básicas de composição fotográfica
- Propriedades e características da luz, natural e artificial
- Exposição fotográfica: diafragma; obturador; sensibilidade do ISO
- Leitura e análise de fotografias numa perspetiva semiótica
- Ângulos de tomada de vista, perspetiva, equilíbrio, simetrias, escala de grandeza de planos, linhas deforça e formas geométricas
- Edição e arquivamento: software para edição e arquivo de imagens fotográficas
- Dinâmicas de conceção, produção, organização e montagem de exposições, portfólios e outros produtos
fotográficos


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Para a concretização dos conteúdos programáticos anteriormente apresentados, as aulas desta UC terão uma componente teórica de caráter conceptual e histórico e uma componente prática. Partindo-se da análise de imagens procura-se que os alunos se vão apropriando dos conceitos mais relevantes. Abordam-se questões que se prendem com o uso da luz, a composição da imagem fotográfica, as correntes estilísticas e as problemáticas que se prendem com a criatividade e originalidade. Os alunos são sensibilizados para a importância da fotografia, na sociedade em geral e nos audiovisuais, em particular.
Paralelamente é feita uma abordagem demonstrativa e prática em que os alunos são levados a exercitar os conteúdos aprendidos na presença de diferentes máquinas fotográficas e ambientes. Procura-se demonstrar, pelo exercício, as diferentes funções e articulações dos componentes essenciais das diferentes máquinas fotográficas.
A edição de imagens recorrendo a meios informáticos será a etapa que antecederá a seleção das fotografias a incluir no portfólio individual, na exposição coletiva e noutros produtos audiovisuais a desenvolver.

Metodologias de ensino

As metodologias de ensino desta UC assentam no método expositivo dos diversos conteúdos programáticos, recorrendo a diversos suportes, e no método funcional/prático, utilizando material fotográfico diverso bem como o uso de software de edição de imagem. Os alunos serão ainda incentivados a ter uma atitude criativa e crítica em relação ao seu próprio trabalho.
Para além do método expositivo/demonstrativo, do trabalho em pequeno grupo, as tutorias individuais de equipamento e visionamento das produções fotográficas dos estudantes assumirão um papel determinante.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A diversidade das metodologias adotadas nas aulas teóricas e práticas, assim como a variedade de recursos disponibilizados aos estudantes concorrem como elementos facilitadores das aprendizagens.
Para uma abordagem dos aspetos históricos são utilizados diferentes suportes visuais como vídeos, fotografias, máquinas antigas e contacto com várias obras fotográficas de autores de referência, seguindo-se um debate.
As sessões, no exterior e no estúdio bem como as demonstrações a nível individual são fundamentais para a consolidação dos conhecimentos ministrados e são decisivas para a assimilação dos conhecimentos básicos das técnicas fotográficas. Serão prática recorrente a existência de tutorias individuais procurando que o grande grupo avance sem exclusões.
As demonstrações gerais e a exemplificação a nível individual, permitem aos estudantes a apropriação dos conhecimentos.
A sensibilização para as questões que se prendem com a composição fotográfica são introduzidas a partir do visionamento de vídeos e de imagens fotográficas de especialistas procurando demonstrar as diferentes opções. No acompanhamento individual dos trabalhos dos estudantes é feita a reflexão sobre as questões técnicas e estéticas.
Com diferentes programas de edição de imagem, os estudantes assistem a demonstrações (projetadas) dos procedimentos mais adequados à intervenção de cada imagem fotográfica. Os procedimentos mais adequados para os diferentes fins a que as imagens se destinam, o que deve ser evitado no tratamento das imagens e as particularidades dos diferentes programas, constituem as principais preocupações a ter em conta.
A competência na escolha e organização de imagens fotográficas com vista à constituição de um portfólio, de uma exposição fotográfica e de outros produtos audiovisuais é concretizado através do acompanhamento individual de cada estudante na seleção das fotografias e apresentação do seu próprio produto final. Inicialmente são apresentados diversos trabalhos do género, sendo nesse momento, explicitadas as razões porque é que umas opções estão mais adequadas aos propósitos a que se destinam do que outras.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação desta UC é contínua.
Os elementos em avaliação prendem-se com os objetivos da Unidade Curricular devendo os estudantes demonstrar as competências adquiridas durante o semestre: técnica fotográfica; criatividade e originalidade na composição fotográfica; organização e apresentação do portfólio; participação na exposição coletiva e ou outros produtos audiovisuais; níveis de envolvimento e participação na Unidade Curricular. Estes parâmetros e o seu peso na avaliação final serão apresentados e discutidos com os estudantes em cada semestre.

Regime de assiduidade

A avaliação será contínua, aplicando-se o Regime de Frequência e Avaliação em vigor na ESE/IPS.

Observações

Tendo em conta a especificidade e a elevada percentagem de formação técnica, a assiduidade dos estudantes rege-se por um mínimo de 75% de frequência às UC, excetuando-se os estudantes com Estatuto Especial (Artigo 24º do RFA).

Os estudantes com Estatuto Especial que não possam frequentar regularmente a UC poderão ser avaliados em regime de avaliação contínua, após negociação com o docente. Desta negociação pode resultar a definição de elementos e momentos de avaliação diferentes dos expostos neste programa.
Exame
Os estudantes com estatuto normal que não obtenham aproveitamento na avaliação ou não frequentem a UC, serão avaliados por exame (sobre todos os conteúdos expostos neste programa), a ocorrer em data definida no calendário académico da ESE/IPS.

Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 00:51:26 Última actualização: 2010-07-19