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Pré-produção Audiovisual

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 1S

Código: PA07    Sigla: PPA
Áreas Científicas: Línguas e Literaturas Estrangeiras
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPPA 19 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Pedro Miguel Rebelo FelícioResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
João Pedro Duarte   3,53
Pedro Felício   0,47

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

INTRODUÇÃO

Esta é uma Unidade Curricular tendencialmente prática e participativa, orientada para a discussão colectiva e para o desenvolvimento do espírito crítico e do saber fazer, num percurso gradual de aprendizagem das especificidades da linguagem audiovisual e da sua história.
Promove-se o reconhecimento e a experimentação das potencialidades formais e expressivas das imagens animadas em geral e do cinema em particular, focando as primeiras fases de criação e desenvolvimento de um projecto e as necessidades de planeamento e organização nomeadamente através de:
- visionamento e análise crítica de obras de diferentes géneros, formatos e modos de produção;
- exploração de diferentes abordagens da escrita para o ecrã;
- exercício de práticas de pesquisa;
- desenvolvimento de argumentos pensados especificamente para universos expressivos que conjuguem imagem e som;
- aprofundamento de processos projectuais e interdisciplinares;
- compreensão e aplicação de relações não-competitivas e dinâmicas entre palavra e imagem;
- manutenção de laços estreitos entre intenções e forma, potenciando as possibilidades de produção e as qualidades dos projectos, sejam elas poéticas, plásticas, cinematográficas, discursivas ou reflexivas e exercendo a capacidade de intensificarem uma relação com o mundo;
- procura constante de métodos e soluções de planificação e produção sensíveis e adequados, projectados em cenários reais, num espírito de equipa e de articulação de competências e singularidades, com vista à melhor gestão e consecução de projectos audiovisuais.


OBJECTIVOS

Compreender as diversas fases de produção audiovisual (pré-produção, produção, pós-produção, divulgação e exibição);
Reconhecer as características principais da pré-produção audiovisual (investigação, escrita, planificação, gestão);
Compreender os direitos de autor e conexos;
Compreender as principais competências dos membros de equipas de trabalho em produção audiovisual;
Conceber argumentos para diversos géneros audiovisuais;
Planificar uma produção audiovisual, tendo em conta as especificidades do projeto e recorrendo a técnicas e tecnologias adequadas;
Realizar repérages para projetos audiovisuais e construir dossiers de pré-produção.

Conteúdos programáticos

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. Escrita
- Ideia, pesquisa e desenvolvimento;
- Sinopse, caracterização de personagens e ambientes, argumento.

2. Planificação
- Guião literário, guião técnico, storyboard;
- Repérage.

3. Gestão
- Equipas e tarefas;
- Documentação de apoio logístico;
- Direitos de autor e conexos;
- Financiamentos e apoios.

Software

CeltX


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

MEDOTODOLOGIAS

a) Apresentação de conceitos e questões fundamentais para a compreensão da linguagem audiovisual, seguida de debates a partir de obras e referências diversas (poéticas, literárias, gráficas, cinematográficas, televisivas e multimédia) convocadas e programadas de acordo com os conteúdos da U.C. e os objectivos de aprendizagem.
b) Desenvolvimento paralelo e acompanhado de exercícios graduais de escrita para o ecrã e planificação de argumentos (individuais ou colectivos, conforme os objectivos pretendidos).
c) Desenvolvimento de um projecto individual, mas realizado de forma participada e em equipa, que será acompanhado, apresentado e discutido ao longo das suas diferentes fases.

A(o)s estudantes terão acesso aos conhecimentos teóricos e técnicos essenciais para a criação, investigação e planificação de narrativas audiovisuais. As aulas contarão com exposições orais apoiadas em materiais diversos (textos, documentos visuais e audiovisuais complementares) e também com enunciados/propostas de trabalho, a desenvolver no decorrer das aulas e fora delas.
Embora sejam disponibilizados os textos e imagens recolhidos para apoio à realização dos exercícios, podem ser solicitadas às/aos estudantes pesquisas de material complementar para o desenvolvimento de propostas individuais e colectivas, a realizar no contexto da aula e fora dela.

No final de cada aula tem lugar um ponto de situação das propostas de trabalho e resolução dos exercícios, com indicação de prazos de entrega das versões revistas ou finais.

Metodologias de ensino

a) Apresentação de conceitos e questões fundamentais para a compreensão da linguagem audiovisual, seguida de debates a partir de obras e referências (poéticas, literárias, gráficas, cinematográficas e televisivas) convocadas e programadas de acordo com os conteúdos da U.C. e os objectivos de aprendizagem.
b) Desenvolvimento paralelo e acompanhado de exercícios graduais de escrita para o ecrã e planificação de argumentos (individuais ou colectivos, conforme os objectivos pretendidos).
c) Desenvolvimento de um projecto individual, mas realizado de forma participada e em equipa, que será acompanhado, apresentado e discutido ao longo das suas diferentes fases.

A(o)s estudantes terão acesso aos conhecimentos teóricos e técnicos essenciais para a criação, investigação e planificação de narrativas audiovisuais. As aulas contarão com exposições orais apoiadas em materiais diversos (textos, documentos visuais e audiovisuais complementares) e também com enunciados/propostas de trabalho, a desenvolver no decorrer das aulas e fora delas.
Embora sejam disponibilizados os textos e imagens recolhidos para apoio à realização dos exercícios, podem ser solicitadas às/aos estudantes pesquisas de material complementar para o desenvolvimento de propostas individuais e colectivas, a realizar no contexto da aula e fora dela.

No final de cada aula tem lugar um ponto de situação das propostas de trabalho e resolução dos exercícios, com indicação de prazos de entrega das versões revistas ou finais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Com a proposta metodológica descrita em a) pretende-se valorizar o confronto de tipos diversos de obras, analisando os contextos, pressupostos e implicações, seja em termos de processos de criação, seja em termos de modelos de produção. Favorece-se a participação e o aprofundamento de instrumentos de análise e crítica através do estudo e comparação de filmes, do contacto com o pensamento e as práticas de escrita e realização, do reconhecimento da importância do argumento e das funções e estratégias de planificação e produção.

Com a proposta metodológica descrita em b) proporciona-se uma descoberta expressiva de processos de criação e apela-se ao desenvolvimento de soluções de produção, ao mesmo tempo que se reencontram os conceitos e conteúdos apresentados, numa perspetiva de trabalho articulado e de avaliação em continuidade.

Com a proposta metodológica descrita em c) sedimenta-se o conhecimento das diferentes fases de produção audiovisual, reconhecendo que nela participam várias autorias indispensáveis, ao mesmo tempo que se exercitam as competências associadas à criação e à gestão de projectos.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação é contínua e tem em conta os seguintes elementos:
1. Participação nos debates e projectos desenvolvidos pelos colegas, e realização dos exercícios práticos de escrita desenvolvidos em aula [40%]
2. Elaboração faseada de um argumento para um projecto audiovisual [40%]
3. Apresentação de um dossier de produção adequado às características e estádio de desenvolvimento, ao género e às potencialidades do projecto audiovisual [30%]

NOTAS:
Um documento específico sobre a avaliação será distribuído aos estudantes explicando as normas de elaboração e os prazos de entrega respeitantes a cada elemento de avaliação.

Os trabalhos apenas serão considerados entregues se recebidos presencialmente pela docente. Não serão aceites quaisquer trabalhos colocados no cacifo da docente ou enviados por e-mail.

Por cada dia de atraso na entrega de qualquer dos elementos de avaliação será descontado um valor na nota desse mesmo trabalho.

Aos trabalhos que recorram ao plágio total ou parcial será atribuída a classificação de zero valores.

Regime de assiduidade

A avaliação das UC rege-se pelo Regulamento de Frequência e Avaliação (RFA) da ESE/IPS, podendo ser contínua ou periódica, sempre com possibilidade de exame final, exceto a UC de Estágio.
Tendo em conta a especificidade da formação e a elevada percentagem de UC de formação técnica, a assiduidade dos estudantes rege-se por um mínimo de 75% de frequência às UC, excetuando-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia Principal

COMPARATO, D.;Da Criação ao Guião: A Arte de Escrever para Cinema e Televisão, Lisboa, Pergaminho, 1998 [1993]
GUERRA, Tonino;Histórias para uma Noite de Calmaria, Lisboa, Assírio & Alvim, 2002
LOPES, Sandra;Manual Prático de Produção, Lisboa, Chiado Editora, 2014
MADDEN, Matt;99 Ways to Tell a Story: Exercices in Style, Nova Iorque, Chamberlain Bros., 2005
QUENEAU, Raymond;Exercícios de Estilo, Lisboa, Colibri, 2000 [1947]
SHEPARD, Sam;Crónicas Americanas, Lisboa, Difel, 2002
TARKOVSKI, Andrei;Esculpir o Tempo, São Paulo, Martins Fontes, 1998 [1986]

Observações

A(o)s estudantes regulares devem estar presentes em 75% das aulas, participar nas discussões e trabalhos em equipa, analisar os textos, documentos e obras de apoio apresentados, desenvolver os trabalhos propostos e apresentá-los nas datas definidas.

A(o)s trabalhadora(e)s estudantes devem negociar com a docente as condições particulares da sua avaliação durante as primeiras duas semanas do calendário lectivo.

Opções
Página gerada em: 2024-04-18 às 02:48:45 Última actualização: 2010-07-19