This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > PA08
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

História Contemporânea e dos Media

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 2S

Código: PA08    Sigla: HCM
Áreas Científicas: História e Arqueologia
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPPA 20 Plano de Estudos 2015_16 4,0 30 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Maria Pires PessoaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,00
Ana Maria Pessoa   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer e compreender, de uma forma problematizadora, a realidade contemporânea nacional;
Compreender e avaliar, de forma crítica, a integração regional e mundial da História Contemporânea portuguesa;
Mobilizar conhecimentos do passado recente, numa perspectiva crítica, bem como a compreensão de que aquele condiciona o presente e o futuro;
Mobilizar literacias múltiplas na abordagens dos temas históricos bem como dos fenómenos do mundo atual, revelando conhecimentos básicos nas várias áreas do conhecimento social, científico, artístico e tecnológico;
Distinguir os discursos do senso comum e da ciência histórica compreendendo as suas relações;
Desenvolver capacidades para utilizar os conhecimentos da História Contemporânea na intervenção cívica e social e na relação com os Media;
Conhecer a evolução e o papel dos media na construção da História Contemporânea.

Conteúdos programáticos

A revolução liberal e os Media
1.1. Antigo Regime e revolução liberal - continuidade e rutura.
1.2. A imprensa no séc. XIX
1.3. Do liberalismo monárquico à queda da monarquia constitucional.
2. O regime republicano
2.1. A República numa Europa monárquica.
2.2. A imprensa e o regime – convivência e confronto.
3. O Estado Novo e os Media
3.1. Organização e evolução.
3.2. Imprensa, rádio, televisão, cinema, fotografia – censura e cultura do regime
4. Os Media e o 25 de abril 1974 – revolução e ruturas
4.1. Imprensa nacional e regional
4.2. Do amadorismo das rádios pirata à internet
4.3. Televisão - técnica, cultura, cidadania, expansão e impacto social. Do serviço público aos canais privados e à televisão global
4.4. Meios de comunicação e cibermedia – produção e utilização
4.5. Meios de comunicação e cidadania


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta UC, enquanto parte integrante deste Curso tem de criar, de uma forma global e geral, o contexto em que se insere a profissão.
Conhecer as diversas épocas históricas da contemporaneidade e relacionar as diversas histórias dos diversos media com tais tempos é pois uma das finalidades desta UC.

Metodologias de ensino

As sessões presenciais decorrem sempre em dois tempos: reflexão sobre uma temática abordada em cada sessão e apoio a trabalho de intervenção a realizar ao longo do semestre.
Há textos teóricos que são apresentados em sessão presencial e que, posteriormente, são objeto de reflexão, por escrito, para trabalho fora das aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Unir trabalho teórico de contextualização da história dos diversos media e as produções, de investigação, que cada grupo de dois estudantes elaboram, é a estratégia mais adequada a este tipo de Uc e de conhecimentos que pretende desenvolver.

Metodologia e provas de avaliação

Para atingir os fins enunciados a avaliação reveste-se de formas diversas:
- produção de pequenos textos em cada sessão presencial
- anotações diárias sobre temas abordados em sala de aula
- realização de uma visita de estudo, obrigatória, a um espaço, em Lisboa, adequado ao tema base da UC: a ligação entre a História Contemporânea e a História dos Média
-realização de um trabalho de investigação, em pequeno grupo, sobre a História de um média - realização da pesquisa e concretização em sala de aula + competências na área de trabalho em grupo + percurso de investigação.
-Intervenção oral e crítica durante as apresentações dos trabalhos finais realizados- heteroavaliação de cada trabalho/interveniente.
A cotação é a seguinte:
trabalho em grupo - 55% + aulas 15% + visita estudo 30%

Regime de assiduidade

Estudantes têm de ter presença regular nas sessões. Os trabalhos realizados em sessões presenciais têm de ser elaborados em sala de aula. O percurso e a consecução são avaliáveis em simultâneo.
No caso dos trabalhadores/as-estudantes é possível a negociação de uma intervenção adicional sobre um tema da história de outro media diferente daquele que elaboraram em pequeno grupo.

Bibliografia

A bibliografia de apoio é distribuída em cada sessão presencial.Cada sessão tem sempre um conjunto de referências com as quais se inicia o trabalho.
Como outra bibliografia geral recomenda-se:
Bourdon, Jérôme (2006). Introduçãoo aos Média. Porto: Campo das Letras.

Champagne, Patrick (2000). “Os media, as sondagens de opinião e a democracia”, in Os cidadãos e a sociedade de informação, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Martins, Luís Almeida (2017). História não oficial de Portugal. Lisboa: Esfera dos Livros.

Nobre-Correia, J-M. (2019) Média, informação e democracia. Coimbra: Almeida.

Observações

Em 2019/2020, das as circunstâncias de emergência em que se desenrola a UC, as sessões posteriores a março 2020 são síncronas e assíncronas.
O Programa será cumprido na íntegra. Prevê-se que o calendário académico (previsto para o ano normal) será cumprido também.
São realizadas tutorias com estudantes, via telefone, correio eletrónico e Zoom ou Teams.
Os produtos de avaliação mantêm-se, com as tarefas a serem avaliadas de cada sessão para cada sessão; a visita de estudo é virtual - ao NewsMuseum; o trabalho em grupo mantém-se com grupos de 3 estudantes por tema; a apresentação está prevista também em sessão síncrona.

Opções
Página gerada em: 2024-04-25 às 06:14:36 Última actualização: 2010-07-19