This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > PA10
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Audiovisual para Eventos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 2S

Código: PA10    Sigla: AE
Áreas Científicas: Áudio-Visuais e Produção dos Media
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPPA 18 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Pedro Miguel Rebelo FelícioResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Pedro Felício   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer e utilizar de forma adequada as diferentes tecnologias de captura de áudio e vídeo em eventos;
Revelar conhecimentos na utilização adequada de técnicas e tecnologias de iluminação natural e artificial Revelar autonomia na abordagem e na resolução de problemas;
Comunicar e interagir com os outros promovendo ambientes de trabalho produtivos;
Realizar edição em tempo real de áudio, imagem e vídeo de múltiplas origens, para projeção e/ou difusão.

Conteúdos programáticos

Realização audiovisual “ao vivo”;
Tecnologias de gravação audiovisual;
Técnicas e tecnologias de edição “real time”;
Captura e edição audiovisual multicamara
Organização e coordenação de equipas multidisciplinares.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A componente audiovisual associada a um evento apresenta-se como uma forma de comunicação fortemente reconhecida socialmente que, integrando uma variedade de procedimentos e técnicas, assume uma posição importante em diversos domínios da produção e comunicação audiovisual.

Esta unidade curricular procurará articular os domínios conceptuais, técnicos e experimentais inerentes à produção de conteúdos para eventos, com o conhecimento dos meios e técnicas necessários para a difusão desses mesmos eventos. Procurar-se-á desenvolver acções que favoreçam a aquisição de conhecimentos específicos nesta área, aplicando-os, na conceção e concretização de projetos práticos, nomeadamente na produção de conteúdos audiovisuais para integração em eventos e na projeção de eventos “ao vivo”.

Através dos conteúdos a abordar, pretende-se dotar os alunos de um conjunto de instrumentos operatórios que vão ao encontro dos objetivos delineados e lhes permitam compreender, analisar e desenvolver as diversas componentes de um produto audiovisual ou de uma projeção “ao vivo”, tanto em termos técnicos como estéticos.

Pretende-se, assim, que os estudantes entendam a relevância do audiovisual num evento, que reconheçam as diferentes opções que os recursos técnicos e humanos colocam a nossa disposição e identifiquem os diferentes formatos em que as mensagens podem ser construídas e apresentadas.

Metodologias de ensino

As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida diretamente pelo docente ou com recurso à utilização de materiais variados.

O processo compreenderá:
a) A discussão e análise de textos, vídeos ou bandas sonoras
b) A exploração dos processos e equipamentos de captura de vídeo/áudio
c) A edição não linear de vídeo/áudio
d) A conceção de projetos audiovisuais para integrar em eventos
e) A exploração dos processos e equipamentos de captura e projeção audiovisual “ao vivo”
f) A apresentação e discussão de trabalhos

COVID-19
Realização de sessões síncronas via Microsoft Teams, no horário da aula, para apresentação e exploração de conteúdos, acompanhamento dos trabalhos e esclarecimento de dúvidas.
Disponibilização de documentos para consulta no moodle.
Fóruns de debate no moodle, organizados por tipologia de equipamentos e programas informáticos.
Acompanhamento assíncrono dos fóruns e atividades propostas no moodle.
Desenvolvimento de trabalhos individuais e em equipa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Nesta unidade curricular serão utilizadas metodologias que, de forma estruturada, conjuguem as dimensões analíticas, crítica e experimental, propostas pelos conteúdos programáticos.
O trabalho desenvolvido será de natureza teórico-prática e prática, estando assente em duas grandes vertentes: por um lado o estudo das metodologias essenciais que permitirão realizar uma análise crítica e suportada em conhecimentos científicos dos objetos em estudo, permitindo ao estudante construir o seu conhecimento de uma forma sustentada; por outro lado, privilegiando uma dimensão experimental, a exploração das potencialidades comunicacionais e expressivas apresentadas pelos diversos processos e técnicas de produção e difusão audiovisual, nomeadamente no que respeita a eventos. Pretende-se, ainda, promover uma crescente autonomia na utilização dos diferentes equipamentos, assim como na realização de procedimentos, nos diferentes campos da produção audiovisual para eventos.
A articulação entre estas vertentes será desenvolvida quer através da realização de exercícios e propostas de trabalho faseadas que possibilitem uma aquisição sistematizada e fundamentada de conhecimentos e capacidades de análise e execução, quer através do contacto com produtos concretos e seus criadores, com vista a estabelecer uma ampliação das perspetivas criativas e tecnológicas inerentes a esta área. Neste sentido, as sessões de trabalho irão desenvolver-se em contextos distintos, contemplando a análise e discussão de produtos audiovisuais utilizados em eventos e a visita a produtoras e estúdios de gravação, a par de um trabalho de experimentação técnica dentro e fora da sala de aula.
Pretende-se, com esta metodologia estabelecer, nas sessões de trabalho, uma sistemática articulação entre a aquisição de conhecimentos teóricos e o desenvolvimento de competências funcionais nos diferentes campos da produção e difusão audiovisual para eventos, perspetivando a sua aplicação em contextos específicos.

Metodologia e provas de avaliação

Espera-se que cada estudante:
a) Participe nas sessões e na discussão das questões em análise
b) Execute os trabalhos propostos
c) Apresente os seus trabalhos

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação no seguinte modelo:
1. Produção de conteúdos audiovisuais para o programa “informativo” 25%
2. Preparação e Realização de Evento (em equipa/turma) 25%
3. Realização de programa ”informativo” (em equipa) 50%

COVID-19
Contínua:
• Participação nos fóruns de debate no Moodle – 25%
• Trabalho individual / em pequena equipa – 25%
• Trabalho em equipa – 25%
• Realização multicâmara em estúdio (aulas presenciais*) – 25%

Exame:
• Componente prática presencial em estúdio (50%)
• Componente escrita (50%)

Regime de assiduidade

A avaliação da UC rege-se pelo Regulamento de Frequência e Avaliação (RFA) da ESE/IPS, num modelo de avaliação contínua. Ao estudante sem aproveitamento em avaliação contínua será dada a possibilidade de realizar exame de carácter essencialmente prático, a ser desenvolvido no período de exames de época normal, definido no calendário académico.
A assiduidade dos estudantes rege-se por um mínimo de 75% de frequência na componente de aplicação prática, excetuando-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA). O estudante que não cumpra este requisito mínimo não poderá ser classificado em avaliação contínua.

COVID-19
Regime não aplicável.

Bibliografia

Birn, Jeremy, Digital Lighting and Rendering (3rd Edition), San Francisco: New Riders, 2014
Capucho, Carlos, Magia, Luzes e Sombras, Lisboa: Universidade Católica Editora, 2008
Purves, Barry, Basics Animation: Stop-motion, Lousanne: Ava Publishing, 2010
Williams, Richard, The Animator's Survival Kit, Nova York: Faber and Faber, 2001
Vaughan, William, Digital Modeling, San Francisco: New Riders, 2012

Sítios na internet
Mesa Roland VR50HD - https://www.youtube.com/watch?v=yRn71OQCoY0&list=PLr2QQ2NjuZvVJbEVweuhxfSS9Hz900ju9
Panasonic AG DVX200 - https://pro-av.panasonic.net/en/dvx4k/tech.html#tech_top
VMix - https://www.vmix.com/
Easyprompter - https://www.easyprompter.com/
Adobe CC - www.adobe.com/
Panasonic GH4 - https://www.panasonic.com/pt/consumer/maquinas-fotograficas-e-camaras-de-video/maquinas-lumixg/dmc-gh4.html
Sennheizer (lapela) - https://pt-br.sennheiser.com/microfone-de-lapela-sem-fio-ew-112p-g4

Observações

Dispositivos online a utilizar: Moodle ESE/IPS, Microsoft Teams, Microsoft Office 365, Adobe CC

* *Esta UC tem um forte cariz prático e laboratorial, pelo que a sua total adaptação a um sistema de ensino a distância não é possível. Os conteúdos destas duas sessões não são adaptáveis a esse sistema.

Opções
Página gerada em: 2024-04-20 às 14:39:11 Última actualização: 2010-07-19