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Estágio

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 2S

Código: PA21    Sigla: EST
Áreas Científicas: Áudio-Visuais e Produção dos Media
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPPA 18 Plano de Estudos 2015_16 30,0 810,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Fernando Alberto Pinho AlvesResponsável
Pedro Miguel Rebelo FelícioResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,80
Fernando Pinho   4,53

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)


Objetivos de aprendizagem:
Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes exercitem em ambiente real as aprendizagens ministradas em sala de aula.
Sensibilizar os estudantes para a importância das relações laborais, demostrando as suas competências, os conhecimentos e as atitudes.
Os estudantes deverão demonstrar durante o estágio conhecimentos abrangentes e especializados do mercado e dos processos de trabalho na área da produção audiovisual.
- Conhecer a evolução histórica do processo do audiovisual
- Aplicar os conhecimentos adquiridos em aula com adequação ao local de estágio
- Demonstrar capacidade de relação e integração em equipas multidisciplinares
- Demostrar sentido crítico na resolução de problemas de comunicação audiovisual
- Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade


Conteúdos programáticos

Conteúdos programáticos:
Conhecimento sustentado sobre as origens e evolução dos diferentes meios audiovisuais.
Demonstração prática do conhecimento dos diferentes componentes e equipamentos relacionados com o universo audiovisual.
Otimizar e aplicar com segurança os meios audiovisuais na divulgação e difusão online e offline.
Aplica técnicas e tecnologias adequadas nas diferentes produções audiovisuais.
Conhecimentos abrangentes e especializados de metodologia e desenvolvimento de projetos.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC:
Articulação dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular
Para a concretização do primeiro objetivo percorre-se articuladamente a evolução histórica dos processos audiovisuais e dos seus inventores mais significativos.
No segundo objetivo, demonstrar as diferentes funções e articulações dos componentes essenciais dos diferentes suportes audiovisuais.
No terceiro objetivo abordam-se questões que se prendem com a composição das imagens fixas ou em movimento, as correntes estilísticas e as problemáticas que se prendem com a criatividade e originalidade.
No quarto objetivo propõe-se aos estudantes demonstrem claras capacidades de trabalhar em equipa multidisciplinares de forma organizada e com responsabilidade

Metodologias de ensino

Metodologias de ensino:
Esta Unidade Curricular que se desenvolve preferencialmente em locais de trabalho reais, também se podem desenvolver no processo elearning.
Os estudantes devem ser capazes de se integrar com facilidade nas diferentes equipas de trabalho, independentemente dos objetivos e suportes a utilizar.
As atitudes, a criatividade e os conhecimentos exibidos pelos estudantes serão fundamentais para o sucesso do estágio.
As empresas ou instituições apoiadas no Supervisor, desenharão um plano de estágio para cada estudante e acompanharão os estagiários durante todas as fases do processo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos
de aprendizagem da UC:
Articulação das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
É fundamental que cada estudante estude de forma aprofundada os seus conhecimentos sobre o local de estágio selecionado.
A integração do estudante na equipa, o conhecimento dos métodos de trabalho, assim como equipamentos, procedimentos e linguagens instaladas, devem de ser uma preocupação constante.
As atitudes dos estudantes no que concerne á postura, ao saber ser e saber estar, á capacidade de se integrar interdisciplinarmente, associado a atitudes pró ativas e de responsabilidade serão elementos valorativos.
A figura do Supervisor que em conjunto com o orientador desenharão o plano de estágio do estudante fará um acompanhamento muito próximo na integração e desenvolvimento do estagiário.

Metodologia e provas de avaliação

Metodologia e provas de avaliação:
Os elementos em avaliação prendem-se com os objetivos da Unidade Curricular devendo demonstrar as competências que os estudantes adquiriram ou revelaram, durante o estágio, nomeadamente no que se prende com os conhecimentos; Aptidões e atitudes.
Á avaliação que o supervisor fará de cada estagiário (em ficha fornecida) juntar-se-á a avaliação do relatório e da apresentação que o júri designado para o efeito lhe atribuir.

Regime de assiduidade

Regime de assiduidade:
Os estudantes deverão cumprir o número de horas inscritas (810 h) salvo justificação de acordo com a regulamentação.

Bibliografia

Bibliografia:
Capucha, L.(2008). Planeamento e Avaliação de Projectos. Guião Prático. Lisboa: Ministério da Educação.
Estrela, E., Soares, M. A., Leitão, M. J. (2007). Saber escrever uma tese e outros textos (5ª ed.). Lisboa: Dom Quixote.
Serrano, P. (1996). Redacção e apresentação de trabalhos científicos. Lisboa: Relógio D’Água.
Normas Gerais para a Escrita de Relatórios de Estágio no IPS - disponível em https://www.ips.pt/ips_si/conteudos_service.conteudos_cont?pct_id=7295&pv_cod=51aa6aaaId8a


Observações

Observações:
1. Situações-tipo e eixos de intervenção a) Os estudantes que iniciaram o estágio e cujas entidades de acolhimento possibilitaram a sua continuidade através de teletrabalho, configuram situações em que não há lugar a medidas excecionais.

b) Os estudantes que viram o seu estágio suspenso/não iniciado e não pretendem candidatar-se às Licenciaturas em 2020/2021:

i. Poderão iniciar/concluir o estágio contando com a colaboração do Coordenador de Curso e do Orientador de estágio no sentido de avaliar se as entidades de acolhimento mantêm o interesse e asseguram as devidas condições para que o estudante regresse/realize o estágio. Dada a situação de exceção, podem terminar o processo até ao final de fevereiro de 2021;

ii. No caso de as entidades já não estarem interessadas no regresso/início, deverão ser encontradas outras entidades disponíveis;

iii. Caso a entidade de acolhimento não reúna as condições de segurança necessárias, em tempo útil, os estudantes podem substitui o estágio por um trabalho de acordo com o definido no Ponto 3 a).

c) Os estudantes que viram o seu estágio suspenso/não iniciado e pretendem candidatar-se às licenciaturas em 2020/2021:

Em alternativa ao estágio em regime presencial, em articulação com o Coordenador de Curso e o Orientador de estágio, de modo a permitir a conclusão do curso dentro dos prazos de candidatura às Licenciaturas, é possível:

a) A realização de um trabalho (projeto de intervenção, monografia, procedimentos, entre outros), se possível contando com a participação das entidades de acolhimento, exigindo um nível de esforço equivalente ao remanescente do período de estágio;

b) Serem identificadas propostas de trabalho para os estagiários desenvolverem em casa (não em teletrabalho, mas mediante a realização de trabalho sobre um tema com particular interesse para a entidade);

c) Considerar, com um caráter complementar, a participação em seminários de cariz geral ou de cariz técnico. O estudante deve fazer registo, em documento específico, das horas dedicadas a esse trabalho.

Opções
Página gerada em: 2024-04-19 às 17:41:08 Última actualização: 2010-07-19