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Intersubjetividade e Relação com o Saber

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 1S

Código: PG_EE02    Sigla: IRS
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PG_EE 10 Plano de estudos_14 5,0 20

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,33
Luísa Ramos de Carvalho   1,33

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1 - Objectivos de Aprendizagem:

O objetivo global desta Unidade Curricular é observar a dinâmica relacional na sala de aula e com os parceiros exteriores e compreender as suas implicações no ato de aprender e ensinar.
Neste sentido pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
- Compreender as relações do docente com o aluno ou grupo de alunos; de um aluno com outro ou com o grupo de pares; do docente com outros profissionais e com os pais, assim como as dificuldades relacionais no espaço de uma sala de aula, de um grupo e analisar o modo como um profissional as pode resolver.
- Compreender que a subjetividade, a interioridade estão presentes em toda a relação interpessoal, nomeadamente na relação pedagógica.
- Compreender, com a observação de si e do outro, fenómenos relacionais como a agressividade, a dependência, a passividade, a projeção, etc; analisar o lugar da personalidade do docente no exercício da profissão e aceitar envolver-se numa reflexão sobre formas de trabalhar.
- Analisar a recusa de aprender e as reações que provocam no docente.
- Compreender a necessidade de facilitar e solicitar a implicação das famílias no processo de desenvolvimento / aprendizagem das crianças e jovens cuja educação está a seu cargo.




Conteúdos programáticos

I. A relação pedagógica, dimensões relacionais e afetivas
II. As profissões do humano. Educar, profissão impossível?
III.Contribuições da psicanálise para a educação
Sobre o inconsciente e a estrutura da personalidade
Sobre a sexualidade infantil e suas consequências
Psicanálise e dificuldades de aprendizagem
IV. A autoridade, submissão, violências:contributos psicanalíticos para a interpretação do poder arbitrário.
V. O desejo e a recusa de aprender e o núcleo de resistência ou momento pedagógico
VI. A experiência profissional dos docentes: um labirinto bem organizado
VII. Relação com os pais e comunidades. Os Pais como educadores


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Construir competências profissionais, é aprender a encarar a diversidade e a complexidade de situações, identificando o que as aproxima e as distingue de situações comparáveis (mas nunca iguais).

Metodologias de ensino

O programa organizar-se-á em torno dos seus próprios conteúdos e será desenvolvido de forma alternada. Aos tempos expositivos seguem-se tempos de debate. Aos tempos de leitura de textos em pequeno grupo, seguem-se momentos de debate plenário.

O acompanhamento tutorial, pessoal ou em grupo, consistirá na orientação e organização do estudo sobre as temáticas a aprofundar, para além do esclarecimento de dúvidas delas decorrentes. Poderá ser feito presencialmente ou a distância.

Espera-se que cada estudante participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os textos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando, com clareza e rigor, os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as várias atividades de avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

O trabalho nesta UC em tem em consideração não só a experiência dos formandos nos contextos de trabalho – a sala de aula, o seu percurso biográfico e também o sentido das próprias vivências, a sua interioridade.
A educação é feita de comunicação, de relações que só adquirem sentido na história de uma vida.
Ao centrar-se na interioridade dos sujeitos a UC, procurará não só valorizar a capacidade de comunicar intersubjectivamente, mas provocar esta comunicação.
Nesta perspetiva os saberes e as competências adquiridos pelos estudantes nos seus diversos contextos de vida são considerados recursos fundamentais. Pretende-se que os saberes a adquirir pelos estudantes serão construídos com base nos saberes já detidos previamente e em articulação com esses mesmos saberes.
Para abordar os fenómenos afetivos, é necessário não ter medo das suas dificuldades e sentimentos, é neste sentido que se previlegia metodologias que incentivem e facilitem a comunicação apoiada nos saberes das ciências humanas, nomeadamente nos contributos da psicanálise.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contínua incidirá sobre as sessões de trabalho, os processos utilizados e as produções académicas dos estudantes. Cada estudante deverá produzir um trabalho pessoal que consiste num ensaio exploratório de um dos temas do programa que vai sendo preparado a partir das reflexões individuais produzidas em cada sessão "Ver, ouvir, sentir e o que é que eu faço com isto". A delimitação do tema deverá ser negociada com o professor.
O peso deste produto, na classificação final atribuída a cada estudante é de 100%. O trabalho é entregue perto do final do semestre, até 17 de Fevereiro.

Regime de assiduidade

Avaliação contínua.

Opções
Página gerada em: 2024-04-20 às 14:38:09 Última actualização: 2010-07-19