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Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 1S

Código: PG_EE04    Sigla: ANEDC
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PG_EE 10 Plano de estudos_14 5,0 20

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Francisca da Silva MouraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,33
Ana Moura   0,13
Gina Lemos   1,33

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver um conjunto de atitudes, conhecimentos e competências que contribuam para uma avaliação intencional, fundamentada, criteriosa e circunstanciada de crianças/jovens. No final da UC o/a formando/a será capaz de: reconhecer a avaliação como um processo indispensável à caracterização das capacidades e do nível de desempenho das crianças/jovens e como ponto de partida para a definição de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão; delimitar os conceitos de Dificuldades de Aprendizagem e NEE; Caracterizar NEE; enumerar os principais métodos e instrumentos de avaliação; selecionar métodos e instrumentos de avaliação adequados aos objetivos; planificar o processo de recolha de informação; avaliar a criança/jovem; analisar e enquadrar as informações recolhidas para posterior processo de intervenção educativa; e Reconhecer o valor e a importância do trabalho desenvolvido no contexto de equipas colaborativas e de relações interinstitucionais no âmbito da Educação Inclusiva.
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This course aims to develop a set of attitudes, knowledge and skills that contribute to an intentional, grounded, and detailed assessment of children / young people. At the end of the course the learner will be able to: recognize assessment as an indispensable process for characterizing the skills and performance of children / young people and as a starting point for the definition of measures to support learning and inclusion; delimit the concepts of Learning Disabilities and SEN; Characterize SEN; list the main evaluation methods and instruments; select assessment methods and instruments appropriate to the objectives; plan the information gathering process; evaluate the child / youth; analyze and frame the information collected for further educational intervention process; and Recognize the value and importance of the work carried out in the context of collaborative teams and interinstitutional relations within Inclusive Education.

Conteúdos programáticos

1. Equidade, qualidade e diversidade: A educação inclusiva no quadro nacional e europeu
2. Educação inclusiva: Porquê? Para quê? Que opções metodológicas? Novidade em quê? Quem? Docente de educação especial com que papel?
3. Processo de identificação da necessidade de medidas: Quando? Por quem? A quem? Como? Relatório Técnico Pedagógico (RTP) e Plano Educativo Individual (PEI)
4. Dificuldades de Aprendizagem (DA) e Necessidades Educativas Especiais (NEE)
5. Caracterização de NEE com enfoque no domínio cognitivo (estas e outras que se considerem pertinentes e oportunas para o grupo em causa): a) Perturbação de hiperatividade com défice de atenção; b) Perturbações específicas da aprendizagem: Na leitura, Na escrita, Na matemática; c) Défices intelectuais; d) Perturbação do espectro do autismo; e) Sobredotação, talento e altas capacidades
6. A avaliação das NEE e os requisitos para uma avaliação de qualidade
7. Métodos e instrumentos de avaliação nas NEE no domínio cognitivo previamente mencionadas
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1. Equity, quality and diversity: Inclusive education at national and European level
2. Inclusive Education: Why? For what? What methodological options? New in what? Who? Special education teacher with what role?
3. Process for identifying the need for action: When? By whom? To whom? As? Pedagogical Technical Report (RTP) and Individual Educational Plan (PEI)
4. Learning Disabilities (AD) and Special Educational Needs (SEN)
5. Characterization of SEN with a cognitive domain focus (these and others deemed relevant and appropriate for the group concerned): (a) attention deficit hyperactivity disorder; b) Specific learning disorders: Reading, Writing, Mathematics; c) intellectual deficits; d) Autism spectrum disorder; e) Giftedness, talent and high capacities
6. The SEN assessment and the requirements for a quality assessment
7. Methods and assessment tools in SEN in the cognitive domain previously mentioned


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

As atitudes, os conhecimentos e as competências são ferramentas-chave na formação e no desenvolvimento profissional contínuo para a inclusão, para qualquer agente a atuar em contextos educativos. Partindo do quadro concetual e das orientações nacionais da Direção Geral da Educação do Ministério da Educação e da Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva, e no sentido de (i) “elevar os feitos dos [indivíduos em] todas as formas de êxito pessoal, social e académico que serão relevantes para o aluno individual a curto [e] longo prazo”, (ii) “garantir que [todos] valorizam a diversidade (…) e contribuem de forma individual e coletiva para alargar o acesso à educação, melhorando a equidade, de modo a que todos (…) possam desenvolver o seu potencial” e (iii) “garantir (…) abordagens personalizadas à aprendizagem que envolvam todos (…) e apoiem a sua participação ativa no processo de aprendizagem” (European Agency for Special Needs and Inclusive Education, 2015), importa promover, por um lado, o conhecimento matricial sobre as NEE, seus métodos e instrumentos de avaliação, e por outro, atitudes de compromisso, confiança, aceitação e respeito, capazes de responder à altura dos desafios da educação inclusiva.
Discutir os valores e questionar as atitudes individuais e coletivas dos agentes educativos no quadro nacional e Europeu da Educação Inclusiva é o ponto de partida para a promoção de um repertório de atitudes, conhecimentos, competências e comportamentos promotores de práticas inclusivas, neste caso no âmbito da avaliação das NEE.
Para evitar sobreavaliação/ sobrediagnóstico de NEE importa delimitar adequadamente os conceitos de Dificuldades de Aprendizagem (DA) de NEE. No âmbito da avaliação das NEE importa ter presentes os requisitos de uma avaliação de qualidade, as condições e os termos para o processo de referenciação e para o processo de avaliação. A respeito do processo de avaliação propriamente dito, é fundamental: reconhecer a mais-valia da equipa multidisciplinar e conhecer a avaliação por referência à CIF-CJ; saber preparar-se individualmente para a reunião de equipa; saber usar a checklist para a avaliação das funções do corpo, da atividade e participante, e dos fatores ambientais; saber como se processa a reunião de equipa; saber elaborar um relatório técnico-pedagógico e o perfil de funcionalidade da criança/jovem com NEE.
Além disso, caracterizar detalhadamente as NEE é essencial não apenas para o estudante ter um conhecimento científico aprofundado sobre cada uma delas, mas sobretudo para conhecer as suas implicações na aprendizagem e estar em condições de atuar em conformidade, quer do ponto de vista da avaliação (o foco desta unidade curricular), quer do ponto de vista como da intervenção. Ao compreender cada NEE pode-se, com fundamento, planear a avaliação, selecionar os métodos e os instrumentos que permitem dar indicação sobre os seus níveis de desempenho, analisar e enquadrar o padrão de resultados e as informações recolhidas, e decidir sobre o posterior processo de intervenção educativa. Conhecer métodos e instrumentos de avaliação nas várias NEE em análise é indispensável para a caracterização de cada caso e para a sua posterior intervenção. Não menos importante, a reflexão sobre as metodologias de trabalho quando se atua no âmbito das NEE é particularmente crítica dado o caráter pluridisciplinar e interinstitucional das equipas colaborativas em que a avaliação (e a intervenção) ocorre(m) neste âmbito.

Metodologias de ensino

A UC organiza-se metodologicamente em torno de: dinâmicas em pequenos e grande grupo em trabalho colaborativo; exploração pedagógica de pequenas-metragens, outros vídeos e casos práticos; exploração pedagógica de publicações diversas (e.g. livros, manuais, artigos, webinars); e discussão reflexiva e crítica de experiências e práticas pessoais e profissionais, com acompanhamento e apoio tutorial de pares e das docentes.
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The subject is methodologically organized around: dynamics in small and large groups in collaborative work; pedagogical exploration of short films, other videos and case studies; pedagogical exploration of various publications (e.g. books, manuals, articles, webinars); and reflective and critical discussion of personal and professional experiences and practices, with follow-up and tutorial support from peers and teachers.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Por um lado, o método interrogativo é importante para introduzir e gerar interesse sobre as NEE a aprofundar, assim como para promover a discussão e o debate sobre questões mais polémicas, pois apela à participação ativa e crítica dos estudantes. Por outro lado, o método expositivo é central para a transmissão de conhecimentos sobre as NEE, suas implicações na aprendizagem, métodos e instrumentos de avaliação. Já as metodologias mais dinâmicas, que apelam mais à demonstração e à ação e que consistem em atividades práticas, permitem desenvolver a capacidade de planeamento do processo de avaliação, de seleção de métodos e instrumentos que nos vão dar indicação sobre os níveis de desempenho da criança/jovem, capacidade de análise dos resultados e das informações recolhidas, e desenvolvimento de competências que favorecem a tomada de decisão circunstanciada sobre o posterior processo de intervenção educativa no contexto de equipas colaborativas.

Metodologia e provas de avaliação

É proposto um trabalho prático, de análise, descrição e fundamentação de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão para um grupo/turma de crianças/jovens, real ou fictício, que inclua, pelo menos, um/a criança/jovem com uma das NEE exploradas ao longo da UC. Por outras palavras, implica responder à questão: Como operacionalizar que medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, adequadas a crianças e jovens com (eventual) NEE, em contexto de grupo/turma? O trabalho pode assumir a modalidade de trabalho individual, pares, trios e/ou grupos de quatro elementos. Existem dois formatos de apresentação do trabalho: escrito e oral. Os critérios e grelhas de avaliação para os dois formatos são conhecidos pela turma, aquando da apresentação da metodologia de avaliação, para uso aquando da auto e heterovaliação entre pares e pelas docentes.
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A practical work is proposed, requiring analysis, description and rationale of measures to support learning and inclusion for a real or fictitious group / class of children / young people, including at least one child / young person with one children with a SEN explored throughout the subject. In other words, it implies answering the question: How to operationalize what learning and inclusion support measures are appropriate for children and young people with (possible) SEN in a group / classroom context? The work may take the form of individual work, pairs, trios and / or groups of four elements. There are two presentation formats: written and oral. The criteria and evaluation grids for both formats are known by the class when presenting the evaluation methodology, when doing self and hetero-evaluation.

Regime de assiduidade

De acordo com a regulamentação prevista.
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In accordance with the regulations provided.

Bibliografia

[Todos os recursos de apoio são disponibilizados pelas docentes através da plataforma Moodle, onde se incluem publicações para além das listadas e outros materiais]

[All support resources are provided by faculty through the Moodle platform, which includes publications other than those listed and other materials]

Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva (2014). Cinco mensagens-chave para a educação inclusiva. Colocar a teoria em prática. Odense, Dinamarca: Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva. Disponível em https://www.european-agency.org/sites/default/files/Five_Key_Messages_for_Inclusive_Education_PT.pdf

Eurostat (2017). Ensure inclusive and equitable quality education and promote lifelong learning opportunities for all. In Sustainable development in the European Union (pp. 87-106). Luxembourg: European Union. Disponível em http://ec.europa.eu/eurostat/documents/3217494/8461633/KS-04-17-780-EN-N.pdf/f7694981-6190-46fb-99d6-d092ce04083f

Hollenweger, J., Pantić, N., & Florian, L. (2015). Tool to upgrade teacher education practices for inclusive education. Strasbourg: Council of Europe.

Milner, V., McIntosh, H., Colvert, E., & Happé, F. (2019). A qualitative exploration of the female experience of Autism Spectrum Disorder (ASD). Journal of Autism and Developmental Disorders, 1-14. doi: 10.1007/s10803-019-03906-4

Pereira, F. (Coord.). (2018). Para uma educação inclusiva: Manual de apoio à prática. Lisboa: Ministério da Educação/ Direção-Geral da Educação (DGE).

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