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Seminário de Investigação e de Projeto I

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 1S

Código: PG_EE06    Sigla: SIP1
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PG_EE 10 Plano de estudos_14 5,0 25

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,67
Gina Lemos   1,07
Luísa Ramos de Carvalho   0,60

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final desta UC, os/as formandos/as serão capazes de: desenvolver modos de analisar e compreender situações e contextos educativos inclusivos que se distanciem do senso comum e da repetição acrítica das intervenções educativas estandardizadas e exclusivas; aprofundar e apropriar-se de modalidades teórico-metodológicas que presidem à investigação em Educação; delinear uma temática, e, no seu seio, delimitar um tema em torno do qual desenvolverão os seus projetos; descrever e utilizar metodologias de investigação em Educação e os principais instrumentos de recolha e de análise da informação. A proposta de projeto ou trabalho de investigação deve ser clara, pertinente e exequível. As temáticas a abordar devem refletir os mais recentes contributos teóricos das ciências da educação no sentido de contribuir para o cumprimento dos direitos de todos e de cada um conhecer e experimentar o máximo das suas potencialidades, e de ser bem-sucedido.

Conteúdos programáticos

1. Questões epistemológicas da investigação educacional
Os valores e a investigação educacional
O problema da objetividade
A causalidade, a prescrição e a (re)invenção da intervenção pedagógica
A investigação como componente da prática educativa
Processos de investigação, processos de autoformação
A investigação como um processo de inovação educacional

2. Questões de metodologia em investigação educacional
Os diferentes paradigmas da investigação educacional
Métodos quantitativos e qualitativos na investigação educacional
Métodos e procedimentos de recolha e análise da informação

3. A investigação em diversos contextos educativos.
A investigação como suporte da formação contínua de professores do ensino regular
A investigação e o seu papel na construção de uma escola inclusiva para todos e com todos

4. Como elaborar um projeto de investigação.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conceitos de Animação Socioeducativa são abordados para que os alunos possam desenvolver projetos na área, com base teórica e técnica;
A abordagem das questões da Infância / Adolescência e Juventude (perturbação do comportamento social, abandono escolar e fracasso, negligência e maus-tratos) torna possível trabalhar com diferentes populações
A elaboração, implementação e avaliação de projetos de animação socioeducativa possibilitam o conhecimento necessário à atividade como animadores em diferentes contextos educacionais
A abordagem da realidade portuguesa e o estudo das boas práticas de animação socioeducativa permitem aprofundar o conhecimento das diferentes práticas, a fim de desenvolver um profissionalismo criativo e atualizado.

Metodologias de ensino

A UC organiza-se metodologicamente em torno de: partilha de um roteiro de construção de um projeto ou trabalho de investigação, nas suas frases constituintes; exploração pedagógica de vídeos ilustrativos das principais características de uma pergunta de partida; exploração de motores de busca de artigos científicos e repositórios de acesso livre; exploração pedagógica de publicações diversas, com ênfase em artigos científicos; elaboração de uma ficha de leitura de uma publicação científica, selecionada pelos/as formandos/as, no âmbito de temas desenvolvidos noutras UC, com apoio tutorial das docentes; e construção de um trabalho de projeto ou de investigação, articulado com o trabalho desenvolvido noutras UC.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC é desenvolvida em torno do trabalho do projeto que explorará um tópico de pesquisa, para o qual contribuem as sessões teóricas práticas, a orientação tutorial e o trabalho de campo realizado em articulação com as demais UCs ​​da Pós-Graduação.

Acompanhamento do tutorial:
O acompanhamento do tutorial visa: apoiar e orientar os alunos em toda a UC na realização do trabalho do projeto, esclarecer dúvidas e dúvidas, fornecer conselhos e informações; O monitoramento será realizado pessoalmente ou à distância.
Espera-se que os alunos participem das aulas e participem da discussão dos assuntos em análise; (B) ler, analisar e discutir os textos de apoio disponíveis; (C) apresentar nas datas previstas o status de seus projetos; d) realizar o trabalho programado nas datas acordadas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se que os alunos façam uma primeira abordagem às questões epistemológicas de investigação e construção de conhecimentos em situações educacionais, bem como conheçam a metodologia de pesquisa em educação e algumas das principais técnicas utilizadas.
Pretende-se também que os alunos participem da discussão dos assuntos em análise, bem como dos trabalhos propostos; Leia, analise e discuta os textos de apoio apresentados; Realizar os trabalhos planejados, particularmente o desenho de um projeto de pesquisa-ação, de preferência desenhado em um contexto real da prática de ensino.

Metodologia e provas de avaliação

Elaboração de uma ficha de leitura de uma publicação científica, selecionada pelos/as formandos/as, no âmbito de temas desenvolvidos noutras UC, com apoio tutorial das docentes; e construção de um trabalho de projeto ou de investigação, articulado com o trabalho desenvolvido noutras UC’s. Este trabalho deverá refletir a experiência e os saberes adquiridos pelos/as formandos/as, traduzidos num discurso coerente, pertinente e teoricamente fundamentado. Periodicamente, ao longo do semestre e durante as aulas que funcionarão segundo a modalidade de seminário, os/as formandos/as farão o ponto de situação do desenvolvimento dos seus trabalhos. Para salvaguardar os direitos dos/as formandos/as em regime especial, as modalidades de avaliação serão negociadas caso a caso.
Pretende-se que os/as formandos/as: façam quer uma primeira aproximação a questões epistemológicas de investigação, quer a construção de conhecimento em situações educativas, bem como conheçam a metodologia de investigação em educação e algumas das principais técnicas utilizadas; participem na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; leiam, analisem e discutam os textos de apoio apresentados; realizem os trabalhos previstos, particularmente a conceção de um trabalho ou projeto de investigação. Este trabalho, de natureza individual, pode ser concebido em contexto real de prática docente.

Regime de assiduidade

De acordo com a regulamentação prevista.

Bibliografia

[Recursos de apoio além das referências listadas e outros materiais são disponibilizados pelas docentes através da plataforma Moodle]

[Support resources in addition to the listed references and other materials are provided by teachers through the Moodle platform]

Almeida, L. S., & Freire, T. (2008). Metodologia da investigação em psicologia e educação. Braga: Psiquilíbrios.

American Psychological Association. (2010). Publication manual (6th ed.). Washington, DC: Author.

Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora.

Quivy, R., & Campenhoudt, L. (1998). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva.

Spodek, B. (Org.) (2002). Manual de investigação em educação de infância. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Opções
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