This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > PG_EE08
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Artes e Inclusão

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 2S

Código: PG_EE08    Sigla: AINC
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PG_EE 10 Plano de estudos_14 4,0 15

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
António Ângelo de Jesus Ferreira de VasconcelosResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,00
Carlos Barreto Xavier   1,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A Unidade Curricular Artes e Inclusão constitui-se como uma área de formação em que, através da criação, produção e apresentação online de um projeto artístico, os e as estudantes podem adquirir um conjunto de instrumentos práticos e teóricos que permitem articular e estabelecer conexões significantes entre as artes e o trabalho educativo, no âmbito das necessidades específicas. Neste contexto, os objetivos de aprendizagem desta unidade são:
A. Vivenciar experiências de criação artística e de performances integradoras de diferentes expressões, desenvolvendo competências no âmbito das necessidades específicas e no da inclusão;
B. Potenciar o desenvolvimento de instrumentos teóricos, técnicos e artísticos possibilitadores de práticas imaginativas e experimentais;
C. Fomentar a utilização de didáticas e estratégias metodológicas de natureza criativa nos processos de educação e formação interpessoal;
D. Compreender o valor das artes, e das suas diferentes modalidades, no desenvolvimento de uma educação e de uma identidade harmoniosa, num contexto de necessidades específicas e sempre numa perspetiva inclusiva.
No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno de 4 grandes domínios: (a) enquadramento das artes no contexto da Inclusão; (b) conceção, criação e produção de um projeto artístico multimédia; (c) integração das artes, da criatividade e da pedagogia das diferentes expressões em contextos educativos que saibam respeitar e valorizar a diferença; (d) compreensão das diferentes componentes e modalidades do trabalho criativo no âmbito do trabalho com crianças e jovens como necessidade educativas específicas.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos programáticos da unidade Artes e Inclusão estão organizados em torno das seguintes temáticas:
1. Os processos de criação e experimentação artística ao vivo e online;
2. Didáticas e metodologias nos processos de fruição artística (criação e interpretação);
3. Aprendizagens, imaginação e criatividades;
4. O papel das artes no contexto da Educação Especial.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos expressos no ponto 1 e no ponto 2 articulam-se com os objetivos expressos no ponto A e no ponto
B. Os processos de criação e de experimentação assim como as suas didáticas e metodologias são mais facilmente apreendidos se tivermos em conta que os objetivos da nossa intervenção pedagógica procuram proporcionar vivências artísticas e desenvolver competências e instrumentos que permitem o domínio estético das diferentes expressões para uma formação harmoniosa e integral do indivíduo na sua especificidade intrínseca. Os conteúdos expressos no ponto 3 e no ponto 4 articulam-se com os objetivos expressos no ponto C e no ponto D, na medida em que a compreensão do valor educativo e do papel formativo das artes, da imaginação e da criatividade só é possível se os nossos objetivos pedagógicos contemplarem a fomentação de didáticas criativas e experimentais na constante busca de uma adequação aos contextos e às necessidades específicas dos aprendizes.

Metodologias de ensino

Tendo em consideração a situação originada pela COVID 19, as sessões processam-se em torno de três componentes fundamentais. Uma primeira componente desenvolve-se em torno do trabalho prático (online) de criação e produção de um projeto artístico envolvendo diferentes tipos de expressões, processos, técnicas, procedimentos e objetivos comunicacionais. Uma segunda componente envolve a apresentação pública online do projeto. Por último, uma componente de análise compreensiva do trabalho e da sua transferência para os mais diversos contextos da Educação e, em especial, para os que exigem maior respeito pela diferença. Neste contexto, as sessões incluirão ainda trabalhos de natureza prática de experimentação e reflexão sobre práticas artísticas, a exposição de conteúdos por parte dos professores bem como a discussão em pequeno e grande grupo das temáticas envolvidas.
Espera-se que cada estudante participe na criação, na produção e na apresentação do projeto artístico comum, bem como nos trabalhos online propostos e na discussão das questões em análise. Espera-se, concretamente, que o estudante leia, analise e discuta os textos propostos; execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando, com clareza e rigor, os conhecimentos adquiridos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

O trabalho de natureza prática articula-se prioritariamente com os três primeiros conjuntos de objetivos definidos: A, B e C. O trabalho teórico e analítico com os objetivos expressos em D.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação será contínua, incidindo sobre o desempenho nas atividades, nos trabalhos propostos nas aulas e na apresentação pública do projeto artístico. A avaliação contínua tem uma ponderação de 40% e a pontual de 60%. O cálculo da classificação final será elaborado a partir das seguintes ponderações:
Avaliação contínua:

- Assiduidade e participação: 10%
- Desempenho nas atividades e propostas desenvolvidas nas aulas: 20%
- Conceção e desenvolvimento do projeto artístico: 10%


Avaliação pontual:
- Dinâmicas e desempenho inerentes à apresentação pública
do projeto performativo (online): 20%
- Guião (registo escrito final) do projeto performativo: 20%
- Relatório individual: 20%

Bibliografia

Almeida, J. C. R. (1998). Um olhar musical pelos resíduos. Lisboa: Instituto dos Resíduos. Burnard, P. (2013). Musical Creativities in Practice. Oxford: University Press.
Craft. A. et al. (2004). Criatividade e educação. Lisboa: Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade.
Crutchfield, S. & Epstein, M. (2000). Points of Contact: Disability, Art, and Culture. Michigan: University of Michigan.
Csikszentmihalyi M. (1996). Creativity: Flow and the psychology of discovery and invention, New York: HarperCollins.
Fleming, M. (2012). The Arts in Education: An Introduction to Aesthetics, Theory and Pedagogy. London: Routledge.
Fumoto, H., Robson, S., Greenfield, S. & Hargreaves, D. J. (2012). Young Children's Creative Thinking. London: Sage Publications.
Griffiths, F. (Ed.) (2010). Supporting Children’s Creativity through Music, Dance, Drama and Art. Creative Conversations in Early Years. London: Routledge.
Guedes, T. (2000). Criatividade precisa-se. Na poesia, na narrativa e na área de Projecto. Lisboa: Caminho.
Hammel, A. & Hourigan, R. (2011). Teaching Music to Students with Special Needs: A Label-Free Approach.
Oxford: Oxford University Press.
Hodkinson, A. & Vickerman, P. (2009). Key Issues in Special Educational Needs and Inclusion. London: Sage Publications.
Kuppers, P. (2013). Disability and Contemporary Performance: Bodies on the Edge. London: Routledge. Menéres, M. A. (1993). O que é imaginação. Lisboa: Difusão Cultural.
Monteiro, G. (2003). O Professor, o Corpo e a Voz. Conhecer, Praticar, Desenvolver. Porto: Edições Asa. Novelly, M. C. (1994). Jogos Teatrais para grupos e sala de aula. São Paulo: Papirus Editora
Rodari, G. (1993). Gramática da fantasia. Introdução à arte de inventar histórias. Lisboa: Caminho.
Santos, F. M. & Serra, E. (2007). Quero ser escritor. Manual de escrita criativa para todas as idades. Lisboa: Oficina do Livro.
Sternberg, R. J. (Ed.) (2004). Handbook of Creativity. Cambridge: Cambridge University Press.
Tavares, G. M. (2013). Atlas do Corpo e da Imaginação. Teoria. Fragmentos e Imagens. Lisboa: Editorial Caminho.
Thomas, K. & Chan, J. (Ed.) (2013). Handbook of Research Creativity. Cheltenham: Edward Elgar Publishing Limited.

Opções
Página gerada em: 2024-04-18 às 13:38:55 Última actualização: 2010-07-19