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Intervenção em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 2S

Código: PG_EE11    Sigla: INEDC
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PG_EE 10 Plano de estudos_14 5,0 20

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Francisca da Silva MouraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,33
Ana Moura   0,13
Gina Lemos   1,33

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver um conjunto de atitudes, conhecimentos e competências que contribuam para uma intervenção intencional, fundamentada, criteriosa e circunstanciada de crianças/jovens. No final da UC o/a formando/a será capaz de: conhecer as respostas educativas disponíveis no quadro concetual e de acordo com as opções metodológicas da Educação Inclusiva; construir planos de intervenção adequados e que atendam às necessidades, interesses, capacidades e potencial de todos e de cada um, em contextos, por definição, sistémicos; e reconhecer o valor e a importância do trabalho desenvolvido no contexto de equipas colaborativas e de relações interinstitucionais no âmbito da Educação Inclusiva.
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This course aims to develop a set of attitudes, knowledge and skills that contribute to an intentional, grounded, and detailed intervention of children / young people. At the end of the course, the student will be able to: know the educational responses available in the conceptual framework and according to the methodological options of Inclusive Education; build appropriate intervention plans that address the needs, interests, capacities and potential of each and every one, in systemic contexts; and recognize the value and importance of the work carried out in the context of collaborative teams and interinstitutional relations in the field of Inclusive Education.

Conteúdos programáticos

1. Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) e abordagem multinível como motores no processo de intervenção
2. Níveis de intervenção
2.1. Universais: diferenciação pedagógica, acomodações curriculares, enriquecimento curricular, promoção do comportamento prossocial, intervenção com foco académico ou comportamental em pequenos grupos
2.2. Seletivas: percursos curriculares diferenciados, adaptações curriculares não significativas, apoio psicopedagógico, antecipação e reforço das aprendizagens, apoio tutorial
2.3. Adicionais: frequência do ano de escolaridade por disciplinas, adaptações curriculares significativas, plano individual de transição, desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino estruturado, desenvolvimento de competências de autonomia pessoal e social
3. Modelos, estratégias e programas de intervenção nas NEE previamente exploradas na UC ANEEDC
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1. Universal Learning Design (DUA) and multilevel approach as engines in the intervention process
2. Levels of intervention
2.1. Universals: pedagogical differentiation, curriculum accommodation, curriculum enrichment, prosocial behavior promotion, academic or behavioral focus intervention in small groups
2.2. Selectives: different curriculum pathways, non-significant curriculum adaptations, psycho-pedagogical support, anticipation and reinforcement of learning, tutorial support.
2.3. Additional: school year attendance by subjects, significant curriculum adaptations, individual transition plan, development of structured teaching methodologies and strategies, development of personal and social autonomy skills
3. Models, strategies and intervention programs in SENs previously explored at UC ANEEDC


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

As atitudes, os conhecimentos e as competências são ferramentas-chave na formação e no desenvolvimento profissional contínuo para a inclusão, para qualquer agente a atuar em contextos educativos. Partindo do quadro concetual e das orientações nacionais da Direção Geral da Educação do Ministério da Educação e da Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva, e no sentido de (i) “elevar os feitos dos [indivíduos em] todas as formas de êxito pessoal, social e académico que serão relevantes para o aluno individual a curto [e] longo prazo”, (ii) “garantir que [todos] valorizam a diversidade (…) e contribuem de forma individual e coletiva para alargar o acesso à educação, melhorando a equidade, de modo a que todos (…) possam desenvolver o seu potencial” e (iii) “garantir (…) abordagens personalizadas à aprendizagem que envolvam todos (…) e apoiem a sua participação ativa no processo de aprendizagem” (European Agency for Special Needs and Inclusive Education, 2015), importa promover, por um lado, o conhecimento sobre a programação e o planeamento da intervenção educativa, as respostas educativas, e os modelos, estratégias e programas de intervenção propriamente ditos para as respetivas NEE e, por outro lado, atitudes de compromisso, confiança, aceitação e respeito, capazes de responder à altura dos desafios da educação inclusiva.
Discutir os valores e questionar as atitudes individuais e coletivas dos agentes educativos no quadro nacional e Europeu da Educação Inclusiva é o ponto de partida para a promoção de um repertório de atitudes, conhecimentos, competências e comportamentos promotores de práticas inclusivas, neste caso no âmbito da intervenção das NEE.
Descrever as respostas educativas disponíveis e as medidas educativas que integram a adequação do processo de ensino e de aprendizagem à criança/jovem com NEE é fundamental não apenas para o estudante ter um conhecimento científico aprofundado sobre o que está implicado em cada uma delas, mas sobretudo para fundamentar a construção de planos de intervenção adequados, contextualizados e concertados.
Não menos importante, a reflexão sobre as metodologias de trabalho quando se atua no âmbito das NEE é particularmente crítica dado o caráter pluridisciplinar e interinstitucional das equipas colaborativas em que a intervenção (à semelhança do que sucede na avaliação que) ocorre neste âmbito.

Metodologias de ensino

No pleno respeito pelos parâmetros fixados no Despacho n.º 71/Presidente/2020, a UC organiza-se metodologicamente em três momentos, combinando atividades síncronas e assíncronas. As atividades síncronas incluem: aulas de interação com estudantes, esclarecimento de dúvidas em direto, sessões de discussão (chat). As atividades assíncronas incluem: visualização de pequenos vídeos/ filmes, leitura e análise de publicações, elaboração e submissão de registos, sessões de discussão (fóruns), realização de quizzes, trabalho colaborativo em pequenos grupos.
Num primeiro momento, é estabelecida interação em direto com as alunas, numa sala virtual, através da plataforma Zoom. Num segundo momento, as alunas acedem aos recursos a explorar (disponibilizados na véspera, por email/Moodle/we-transfer), e é proposta uma determinada tarefa/atividade, a ser realizada individualmente ou em grupo (pares, trios, o que as alunas preferirem). Num terceiro momento, a turma volta ao contacto com a docente na sala virtual, para partilha, discussão, esclarecimento de dúvidas e síntese de ideias-chave (eventualmente com recurso a quizzes), para no final cada aluna/grupo enviar o respetivo registo enriquecido para gina.lemos@ese.ips.pt (para email ou por we-transfer). A docente dará feedback individual/grupo qualitativo sobre cada um destes registos, para retorno e consolidação da aprendizagem.

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In full compliance with the parameters set out in Order No. 71 / President / 2020, this course is methodologically organized in three moments, combining synchronous and asynchronous activities. Synchronous activities include: interaction classes with students, clarification of live doubts, discussion sessions (chat). Asynchronous activities include: viewing short videos / films, reading and analyzing publications, preparing and submitting records, discussion sessions (forums), conducting quizzes, collaborative work in small groups.
At first, live interaction with students is established, in a virtual room, through the Zoom platform. In a second step, the students access the resources to explore (made available the day before, by email / Moodle / we-transfer), and a specific task / activity is proposed, to be carried out individually or in groups (pairs, trios, which students prefer). In a third moment, the class comes back in contact with the teacher in the virtual room, for sharing, discussion, clarification of doubts and synthesis of key ideas (eventually using quizzes), so that at the end each student / group sends the respective enriched record to gina.lemos@ese.ips.pt (for email or by we-transfer). The teacher will give qualitative individual/group feedback on each of these records, for feedback and consolidation of learning.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

No pleno respeito pelos parâmetros fixados no Despacho n.º 71/Presidente/2020, e seguindo as recomendações para o Ensino à Distância, nesta UC o primeiro momento síncrono permite organizar a turma para o que se vai desenvolver no momento assíncrono e introduzir/gerar interesse sobre as questões a explorar. O momento assíncrono permite o trabalho individual/grupo autónomo, com possibilidade de regressar à sala virtual para esclarecer alguma eventual dúvida. O segundo momento assíncrono permite a partilha e a discussão do que cada um/grupo explorou, sendo que no final a docente sintetiza as ideias-chave sobre os conhecimentos explorados e as competências trabalhadas na aula. Esta síntese é relembrada no primeiro momento síncrono da aula seguinte. Os recursos explorados no momento assíncrono e discutidos no segundo momento assíncrono são criteriosamente selecionados, em função dos conteúdos previstos no plano da UC e circunstâncias excecionais que vivemos, pelo que privilegiam-se vídeos e publicações idóneos e breves, que requeiram um span atencional exequível para as condições atuais.
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In full compliance with the parameters set out in Order No. 71 / President / 2020, and following the recommendations for Distance Learning, the first synchronous moment allows organizing the class for what will be developed in the asynchronous moment and introducing / generating interest on the issues to explore. The asynchronous moment allows individual / group autonomous work, with the possibility of returning to the virtual room to clarify any doubts. The second asynchronous moment allows the sharing and discussion of what each one/ group explored, and in the end the teacher synthesizes the key ideas about the knowledge explored and the skills worked in class. This synthesis is remembered in the first synchronous moment of the next class. The resources explored in the asynchronous moment and discussed in the second asynchronous moment are carefully selected, according to the contents foreseen in the course plan and exceptional circumstances that we live in, so that suitable and brief videos and publications are privileged, which require a feasible attention span for current conditions.

Metodologia e provas de avaliação

No pleno respeito pelos parâmetros fixados no Despacho n.º 71/Presidente/2020, a metodologia de avaliação baseia-se na análise do portefólio individual e inclui todos os trabalhos/registos desenvolvidos ao longo das aulas. São considerados os seguintes critérios de avaliação: organização e clareza, qualidade do Português e coerência com linguagem afirmativa/positiva, rigor, riqueza, e capacidade de (auto)análise, (auto)questionamento e (auto)crítica.
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In full compliance with the parameters set out in Order No. 71 / President / 2020, the evaluation methodology is based on the analysis of the individual portfolio and includes all the works / records developed during the classes. The following evaluation criteria are considered: organization and clarity, quality of Portuguese and coherence with affirmative / positive language, rigor, richness, and capacity for (self) analysis, (self) questioning and (self) evaluation.

Regime de assiduidade

No pleno respeito pelos parâmetros fixados no Despacho n.º 71/Presidente/2020, a contabilização da assiduidade não é utilizada como critério para incluir ou excluir um estudante do regime de avaliação contínua, nem ser utilizada no cálculo da classificação do estudante na UC.
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In full compliance with the parameters set out in Order No. 71 / President / 2020, the accounting of attendance is not used as a criterion to include or exclude a student from the continuous assessment regime, nor be used in the calculation of the student's classification in the UC.

Bibliografia

[Todos os recursos de apoio são disponibilizados pelas docentes através do email institucional/ plataforma Moodle/ we-Transfer, onde se incluem vídeos, artigos e outras publicações para além das listadas]

[All support resources are made available by teachers through the institutional email / Moodle / we-Transfer platform, which includes videos, articles and other publications in addition to those listed]

Artigo jornalístico de Catarina Pires, DN Life
https://life.dn.pt/sindrome-de-asperger-superpoder/saude/354351/

Breve Rita Nolasco: Tirar a máscara ao Autismo (1m06s)
https://www.facebook.com/ClaramenteAUTISTA/videos/2171564299528385/

Declaração da ONU por ocasião do dia Mundial da Consciencialização do Autismo (37s) https://www.facebook.com/ClaramenteAUTISTA/videos/2150566384961510/

Breve de Daniel Sampaio sobre o que é o Autismo (1m36s)
https://www.facebook.com/ClaramenteAUTISTA/videos/1461405057210983/

Breve de Bernardo Barahona Corrêa (2m10s) sobre diferenças de género nas manifestações da PEA https://www.facebook.com/ClaramenteAUTISTA/videos/1500852349932920/

Breve Rita Nolasco: Sou uma ativista para o Autismo no feminino! (34s)
https://www.facebook.com/ClaramenteAUTISTA/videos/575024186272290/

Discurso de Greta Thunberg na Cimeira de Ação Climática de 23.09.2019 (4m30s)
https://www.publico.pt/2019/09/23/p3/video/atrevem-discurso-greta-thunberg-cimeira-accao-climatica-20190923-181954

Amazing things happen Portugal (5m31s)
https://www.youtube.com/watch?v=IYwSmpLoX2Y&t=270s

Sensory overload (2m22s)
https://www.youtube.com/watch?v=K2P4Ed6G3gw

Amazing kids ASD (5m13s)
https://www.youtube.com/watch?v=VAogdfYPstU

Testemunhos de convidados sobre experiência e prática no âmbito do trabalho desenvolvido com bebés, crianças, jovens e adultos com Perturbação do Espectro Autista, a saber de: Thaysa Viegas, psicóloga e terapeuta familiar;
Sandra Azevedo, professora de 1.º CEB e professora de educação especial; e Paulo Alcobia Torres, terapeuta da fala

O cérebro de Hugo, de Sophie Révil (97m)
https://www.youtube.com/watch?v=PKhS4WlG234 (97min)

Dad and son have adorable conversation (1m25s)
https://youtu.be/DOfEu2zqrkQ

Autism Teaching Tools: Sensory Integration and Play (Ethan, 1m43s)
https://www.youtube.com/watch?v=jVDZ83vnc4A

For On The Floor #7 (5m23s)
https://drgiltippy.wordpress.com/

Help: Love The "No" - The Son-Rise Program (2m09s)
https://www.youtube.com/watch?v=zLmery512Wk

Autism Help: increasing your child's attention span with enthusiasm - The Son-Rise Program (1m20s)
https://www.youtube.com/watch?v=Lby_YAIFBjk

Using Visuals to Teach Autistic Students (2m58s)
https://www.youtube.com/watch?v=RO6dc7QSQb4

The Teacch Approach (Alice, 4m41s)
https://www.youtube.com/watch?v=vkymZzmg4jw

Correia, L. M. (2013). Inclusão e necessidades educativas especiais: Um guia para educadores e professores. Porto: Porto Editora.

Direção-Geral de Educação (DGE) (2015). Guia de funcionamento dos centros de recurso TIC para a educação especial. Lisboa: Autor.
Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/guia_funcionamento_crtic_final_24set2015.pdf

Rocha, A. (Coord.) (2017). Altas capacidades e sobredotação: Compreender, identificar, atuar. Guia para professores e educadores. Porto: Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (A.N.E.I.S.).

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