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Portuguese Language and Culture

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2019/2020 - 2S

Código: SIESE01    Sigla: PLC
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
SIESE 16 Study_Plan_2016 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luciano José dos Santos Baptista PereiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Nadine Silva   3,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

PROGRAMA COVID-19

O conhecimento de uma língua e cultura estrangeiras e cultura leva ao desenvolvimento de novas formas de comunicar. Este processo está intimamente ligado à individualidade dos estudantes e à diversidade cultural dos conteúdos. Além disso, este processo promove a melhoria de relações comunicativas e pessoais. Por outras palavras, estas habilidades contribuem a alargar horizontes, desenvolvendo um espírito de compreensão, abertura e facilitando a adaptação a uma sociedade em constante mudança.
A habilidade de comunicar numa língua estrangeira é essencial na Europa multilíngue e multicultural e no mundo globalizado hodierno. No curso de Língua e Cultura Portuguesa (LCP), os estudantes desenvolver-se-á linguística e culturalmente, combinando o caráter linguístico com o caráter cultural. Ao longo do curso, também serão contemplados/abordados os aspetos históricos, geográficos, políticos, literários e artísticos subjacentes aos conteúdos programáticos.

Conteúdos programáticos

Interação nas áreas de maior relevância das necessidades básicas mais imediatas como:

- Identificação pessoal;
- Formas de tratamento/contacto social;
- Tarefas do quotidiano;
- Serviços;
- Viagens;
- Saúde e bem-estar;
- Entretenimento (ex: lazer, passatempos, desporto).


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Relativamente aos conteúdos dos tópicos, as expressões e o vocabulário que serão privilegiados são os relativos à vida diária e às áreas de experiências pessoais.

As estruturas gramaticais serão estudadas conjuntamente com os tópicos propostos, atividades e tarefas, bem como com os tipos de textos e as necessidades comunicativas dos estudantes.

A abordagem dos conteúdos será feita numa perspetiva de consolidação cíclica e de evolução progressiva, tendo em conta os vários níveis de conhecimento dos aprendentes de português. Deste modo, existe uma coerência clara entre o programa e os resultados pretendidos na UC.

Metodologias de ensino

A metodologia adotada é a que vê a aprendizagem de uma língua estrangeira como global, centrada no aprendente, baseada em tópicos, orientada para ação e autonomia, intercultural e refletivo.

O trabalho, que poderá ser desenvolvido individualmente ou em grupos, estará baseado em tarefas sequenciais que são progressivas e envolvem níveis diferentes de dificuldade.

A compreensão oral e escrita será trabalhada através da análise de diferentes tipos de documentos-fonte diferentes relacionados com os tópicos selecionados.
Expressão oral será estimulada através de participação em dinâmicas/atividades de várias situações quotidianas, da apresentação de documentos/trabalhos etc.

A expressão escrita será desenvolvida de acordo com os interesses e necessidades comunicativas dos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As competências linguísticas e culturais dos alunos serão desenvolvidas no sentido da intervenção, da ação e da autonomia, intercultural e refletiva . Ao longo do curso, serão contemplados alguns aspetos históricos, geográficos, políticos, literários e artísticos que serão pesquizados e apropriados, individualmente ou em grupos, centrados em tarefas sequenciais e progressivas percorrendo níveis diferentes de dificuldade.
A compreensão oral e escrita será desenvolvida através da análise de diferentes tipos de documentos relacionados com os temas e intencionalidades selecionados.
A expressão oral e escrita será desenvolvida em dinâmicas de situações quotidianas e de análises e interpretações de documentos variados de acordo com os interesses e necessidades comunicativas dos estudantes.

Sendo a metodologia a de Ensino a Distância (EaD), devido à COVID-19, recorrer-se-á a ferramentas e plataformas digitais, nomeadamente, Microsoft TEAMS, Colibri ZOOM e Plataforma MOODLE, etc.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação da Unidade Curricular consistirá na:

1. AVALIAÇÃO CONTÍNUA (70%)

1.1 - Participação individual ou em grupo nas tarefas/atividades no contexto de Ensino a Distância - (70%);

2. AVALIAÇÃO SUMATIVA - (30%).

2.1 - Testes de avaliação sumativa (Realizados em linha).

Regime de assiduidade

Não se aplica.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

RECURSOS EM LINHA:

http://www.instituto-camoes.pt/
http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%C3%AAs/Pages/Homepage.aspx
https://www.visitportugal.com/en
http://www.vortexmag.net/
https://www.guiadacidade.pt
http://observalinguaportuguesa.org/




- CASTELEIRO, J. M.; COELHO, L.; OLIVEIRA, C. (2014). Manual de Pronúncia e Prosódia, Lisboa: Lidel.

- CASTRO, C. (2018). Campus Universitário. PLE/PL2/PLNM. Níveis A1-A2. Lisboa: Lidel.

- COELHO, L.; OLIVEIRA, C.; CASTELEIRO, J. M. (2015), Português em Foco I, Lisboa: Lidel.

- COIMBRA, O. M.; COIMBRA, I. (2011). Gramática Ativa 1, 3ª edição. Lisboa: Lidel.

- DIAS, A.C. (2015), Estratégias 1. Método de Português no Domínio Empresarial. Níveis A1-A2. Lisboa: Lidel

- KUZKA, R.; PASCOAL, J. (2015). Passaporte para Português 1. Lisboa: Lidel.

- MONTEIRO, D.; PESSOA, B. (2002). Guia Prático dos Verbos Portugueses. Edição Revista. Lisboa: Lidel.

- OLIVEIRA, C. et aliae (2012). Aprender Português 1; Lisboa: Texto Editores.

- OLIVEIRA, C. et aliae (2011). Gramática Aplicada. Português Língua Estrangeira. Níveis Inicial e Elementar A1, A2 e B1, Lisboa: Texto Editores.

- ROSA, L. M. (2002). Vamos Lá Começar. Explicações e Exercícios de Gramática. Nível Elementar. Lisboa: Lidel.

- RUELA, I. (2016). Vocabulário Temático. Exercícios Lexicais. Lisboa: Lidel.

- [SN] (2009). SOS Português! - Língua Não Materna - Gramática A1 - B1. Porto: Porto Editora.

- VENTURA, Helena, CASEIRO, Manuela (2004), Guia Prático de Verbos com Preposições, 2ª edição, Lisboa: Lidel.

Observações

Para obter a aprovação, a/o estudante tem de realizar todos os elementos de avaliação obrigatórios, nomeadamente, os testes e as atividades obrigatórias.

Opções
Página gerada em: 2024-03-29 às 00:07:44 Última actualização: 2010-07-19