This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS30024
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Discurso dos Media

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 2S

Código: CS30024    Sigla: DM
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 33 Plano de Estudos a partir de 2014 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Lídia Soraya Barreto MarôpoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
Maria Lucília Marcos   3,20

Língua de Ensino

Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender as categorias analíticas de “experiência”, “discurso” e “mediação”.
Compreender de modo analítico e crítico os fenómenos mediadores contemporâneos.
Compreender as dimensões discursiva e pragmática dos media.
Compreender a função dos media numa Democracia Deliberativa.

Conteúdos programáticos

1. Dimensão relacional da experiência humana.
2. Experiência humana e comunicação.
3. Modernidade e “campo dos media”.
4. Noção de “discurso”.
5. Noção de “mediação” e “mediatização”.
6. Estratégias discursivas dos media.
7. Funções dos media e democracia
8. Sociedade Civil, participação e deliberação
9. Estudo de exemplos (textos e imagens).
10.A influência dos media na nossa experiência: Poder, Prazer, Padrões (segundo J. Meyrowitz)
11.Crítica da Sociedade da Transparência


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Articulação conceptual, metodológica e crítica.

Metodologias de ensino

Aulas expositivas.
Análise de textos teóricos.
E.learning.
Visionamento de filmes.
Estudo de casos.
Comentários orais.
Escrita de textos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Articulação conceptual, metodológica e crítica.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final
Fichas de Leitura

Bibliografia

Bourdieu, P. (1974). O poder simbólico, Perspectiva.
Debray, R. (2004). Introdução à mediologia, Livros Horizonte, Lisboa.
Han, Byung-Chul, (2012) A Sociedade da Transparência, Relógio d'Água
Esteves, J. P. (2002). Comunicação e sociedade: os efeios sociais dos meios de comunicação social, Livros Horizonte.
Esteves, J. P. (2005). O espaço público e os media, Ed. Colibri,Lisboa.
Esteves. J. P. (org.) (2011). Digital divides, CIMJ, Lisboa.
Foucault, M. (1997). A ordem do discurso, Relógio d’Água, Lisboa.
Fuchs,C. (2011). Foundations of critical media and information studies, Routledge, London, New York.
Jensen, K. B. (2002). A handbook of media and communication research, Routledge, London, New York.
Meyrowitz, J. (1999). Understandings of Media, Springs, USA.
Meyrowitz, J. (2008). Power, Pleasure, Patterns. Intersecting Narratives of Media Influence.
USA, ICA.

Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 18:38:26 Última actualização: 2010-07-19