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Comunicação nos Media Sociais
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2020/2021 - 2S
Código: |
CS30026 |
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Sigla: |
CMS |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Enfrentar os desafios do digital em sua multiplicidade de territórios e plataformas é um dos desafios desta unidade curricular. Concentrando-se na comunicação difundida por uma variedade de canais, pretende-se enfrentar e discutir as múltiplas ofertas tecnológicas e conteúdo permanentemente adaptado; O forte apelo à integração / participação individual / coletiva; Os novos jogadores; Foco centrado no usuário - personalização e egocasting; Comunicação integrada e multitarefa; O desenvolvimento de estratégias de comunicação para diferentes plataformas. O conteúdo é suportado em estudos de caso: Facebook, Youtube; Google; Instagram, WhatsApp, aplicativos .; Etc
Conceptualmente enquadra as correntes dominantes do pensamento;
Conhece e utiliza adequadamente os princípios teóricos e técnicos que caracterizam as diversas plataformas e técnicas de comunicação;
Produz texto crítico sobre fenómenos comunicacionais emergentes.
Conteúdos programáticos
1. Ambiente digital: transversalidade tecnológica;
2. Contexto de bits e tipificação do consumidor;
3. Redes: pensar, produzir, distribuir, consumir, compartilhar;
4. Marketing e publicidade (móvel, mcommerce, trendy) nos media (conteúdo, comunidade, gestão e viralidade);
5. Análise do Estudo de Caso:
Youtube
Whatsapp
Instagram
Twitter
Snapchat
Facebook
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os objetivos são em torno de três áreas principais:
(A) domínio conceptual dos sujeitos abordados;
(B) organização e gestão do conhecimento, evidenciando a apropriação e uso de conceitos diferenciados;
(C) adopção de uma atitude crítica e interveniente em relação aos vários cenários de comunicação emergentes.
Metodologias de ensino
Aulas expositivas
Trabalho em equipa: "Cultura em período pandémico" constitui o tema do trabalho colectivo que pretende fazer o mapeamento e análise das estratégias adoptadas pelas autarquias do distrito de Setúbal durante as fases de emergência e confinamento. Assenta em grupos de trabalho autónomos, orientados em tutoria.
Recursos: Zoom, Email, Whatsapp..
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A articulação entre as metodologias adotadas e os objetivos delineados deve conduzir a uma apropriação efetiva dos conteúdos do programa e um posicionamento crítico.
Metodologia e provas de avaliação
Componentes OBRIGATÓRIAS:
1. Participação ativa na discussão dos temas incluídos no programa (10%)
2. Recensão crítica (30%)
3. Frequência da avaliação (30%)
4. Trabalho de grupo (30%)
Bibliografia
NOTA PRÉVIA: caso haja alguma dificuldade em aceder a algumas das referências online, deve contactar o docente.
Amaral, Inês (2016).REDES SOCIAIS NA INTERNET: SOCIABILIDADES EMERGENTES. https://labcom.ubi.pt/book/286
Cádima, Francisco Rui (2015). A Era Digital, Lisboa, Media XXI
Cádima, Francisco Rui (2010). A Televisão, o Digital e a Cultura Participativa, Lisboa, Formalpress
Cádima, Francisco Rui ( 2009). Media, Redes e Comunicação, Lisboa, Quimera
Canavilhas, João, Catarina Rodrigues e Fábio Giacomelli (Orgs.) (2019) NARRATIVAS JORNALÍSTICAS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. https://labcom.ubi.pt/book/321
António Fidalgo, João Canavilhas (Org.) (2014)
COMUNICAÇÃO DIGITAL – 10 ANOS DE INVESTIGAÇÃO. https://labcom.ubi.pt/book/116
Cardoso, Gustavo (2014). Os Media na Sociedade em Rede, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian
Castells, Manuel (2004). A Galáxia Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade.
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Chaffey, D., Ellis- Chadwick, F,(2015) Digital Marketing , 6th Edition, Pearson.
Gillmor, D. (2005). Nós os Media. Lisboa: Editorial Presença
Marques, Vasco (2021). Redes Sociais 360, Como Comunicar Online.
Obercom (2021). Impacto do Coronavírus e da crise pandémica no sistema mediático (Versão III – Fevereiro 2021). https://obercom.pt/impacto-do-coronavirus-e-da-crise-pandemica-no-sistema-mediatico-versao-iii-fevereiro-2021/ Nota: ver edições anteriores
Obercom (2020). Agências de Notícias e fact-checking. https://obercom.pt/agencias-de-noticias-e-fact-checking/
Obercom (2020). Pandemia e consumos mediáticos. https://obercom.pt/pandemia-e-consumos-mediaticos/
Obercom (2020). Reuters Institute Digital News Report 2020 – PORTUGAL. https://obercom.pt/reuters-institute-digital-news-report-2020-portugal/
Qualman, ERIK (2010). Socialnomics, Como os Media Sociais estão a transformar o modo como vivemos e como fazemos negócios. Lisboa: Editorial Presença
Rheingold, H. (1993). A Comunidade Virtual. Lisboa: Gradiva.
Retrevo (2010). Is Social Media a New Addiction?Disponível em
http://www.retrevo.com/content/blog/2010/03/social-media-new-addiction%3F, acedido a 18 de
Agosto
Rosen, J. (2006). The people formerly known as the audience. Disponível em
http://journalism.nyu.edu/pubzone/weblogs/pressthink/2006/06/27/ppl_frmr.html, acedido a 17
de Agosto de 2010.
Ryan, D. (2014). Understanding Digital Marketing Strategies for Engaging the Digital Generation , 3rd edition, Kogan Page.
Ryan, D. (2015). Understanding Social Media , Kogan Page.
Shirky, C. (2002a). Communities, Audiences, and Scale. Disponível em
http://shirky.com/writings/community_scale.html, acedido a 12 de Agosto de 2010.
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