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Metodologia do Treino Desportivo II

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 2S

Código: DESP20    Sigla: MTDII
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 55 Plano de Estudos_2016_17 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Fernando Jorge Lourenço dos SantosResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Fernando Santos   2,00
Mário André Cunha Espada   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Dominar os aspetos técnico-metodológicos e científicos do treino desportivo.
Conhecer as estratégias utilizadas no planeamento, organização, condução e controlo do processo de treino, conducentes à sua otimização.
Revelar competências de intervenção nos diversos domínios que caraterizam o treino desportivo.

Conteúdos programáticos

Treino das capacidades físicas: Resistência, Velocidade, Força e Flexibilidade
O Controlo do Treino.
Planeamento e Periodização no treino com jovens.
Deteção e Seleção de Talentos.
A Competição Desportiva.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A Disciplina de Metodologia do Treino Desportivo tem por finalidade transmitir um conjunto de conhecimentos que permitam a formação necessária à resolução de tarefas inerentes à intervenção no âmbito do Treino Desportivo.
Esses conhecimentos desenvolvem-se em várias áreas, devendo o estudante dominar e poder intervir, com segurança, no campo das adaptações dos sistemas funcionais ao esforço; na organização, no planeamento e na condução do processo de treino; nos princípios fisiológicos e metodológicos orientadores e condicionantes do desenvolvimento das várias capacidades físicas.

Metodologias de ensino

Trabalho privilegiará a participação ativa dos estudantes, através de trabalho individual ou de grupo, a partir de informação fornecida pelo professor ou com recurso à utilização de outros materiais. É atribuído ênfase à monitorização por parte dos estudantes de testes de terreno aplicados em laboratório visando a compreensão prática de adaptações fisiológicas ao exercício em indivíduos.
Processo: exposição de temas pelo docente; discussão orientada de temas em plenário e/ou pequenos grupos; realização de trabalhos práticos ou aplicados; elaboração de trabalhos escritos; apresentação e discussão de trabalhos de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Dominar a terminologia utilizada no âmbito do Treino Desportivo.
No final do ano escolar espera-se que o estudante conheça as várias tendências da teoria geral do treino desportivo.
Domine os conceitos relativos às adaptações dos sistemas funcionais ao esforço.
Conheça os fundamentos do treino sabendo analisar e discernir os fatores de treino, as componentes da carga de treino e os meios utilizados na sua aplicação.
Domine as questões relativas à perceção sistemática e à elaboração metódica das várias formas de treino conducentes ao correto desenvolvimento das qualidades físicas.
Manifeste uma atitude sistemática de domínio dos conhecimentos com base na matéria adquirida.

Metodologia e provas de avaliação

Teste - 40%
Trabalho de Grupo - 30%
Organização de eventos académicos - 30%

As avaliações na UC terão em conta as medidas a adotar em situações associadas a fraude nos processos de avaliação dos cursos lecionados nas escolas do IPS - Despacho n.o 40/Presidente/2021

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante esteja presente em 75% (50% no caso dos estudantes com estatutos especiais) das aulas e participe nas atividades propostas, executando os trabalhos programados.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

Bompa, T. & Haff, G. (2009). Periodization: Theory and Methodology of Training. (5a edição). Champaign: Human Kinetics.
Carling, C., Reilly, T. and Williams, A. (2009). Performance assessment for field sports. London: Routledge.
Castelo, J., Barreto, H., Alves, F., Santos, P., Carvalho, J.; Vieira, J. (1996). Metodologia do Treino Desportivo. Lisboa: Edições FMH-UTL. Tanner, R. & Gore C. (2013). Physiological Tests for Elite Athletes. (2a eds). Australian Institute of Sport.
Volossovitch, A. & Ferreira, A. (2013). Fundamentos e aplicações em análise do jogo. Edições FMH-UTL: Cruz Quebrada.
Vrijens, J. (2006). Entrenamiento razonado del deportista. Inde: Barcelona.
Weineck, J. (2005).Entrenamiento Total. Paidotribo: Barcelona.
Wilmore, J.H., Costill, D.L., Kenney, W.L. (2011). Physiology of Sport and Exercise With Web Study Guide. (5a eds). Human Kinetics: Champaign. Campos Granell, J. & Ramón Cervera, V. (2011). Teoría y planificación del entrenamiento deportivo. Badalona: Editorial Paidotribo.
Ravé, J., Abella, C. & Valdivielso, F. (2014). Entrenamiento Deportivo. Teoría e prácticas. Madrid: Médica Panamericana.
Raposo, A. (2017). Planeamento do Treino Desportivo. Fundamentos, organização e operacionalização. Lisboa: Visão & Contextos

Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 21:25:35 Última actualização: 2010-07-19