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Desportos de Natureza
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2020/2021 - 2S
Código: |
DESP2009 |
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Sigla: |
DN |
Áreas Científicas: |
Ciências do Desporto |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A emergência de novos paradigmas resultantes da sociedade do lazer e consumo, justificam o surgimento da importância do exercício físico e do desporto. Em contacto direto com a natureza. Essas ações potenciam a fruição pelo meio natural, proporcionando vivências únicas em valor e simbolismo.
Neste sentido, os desportos praticados em meio natural ganham cada vez mais adeptos, sendo necessário habilitar os seus profissionais, com competências que permitam uma intervenção focada no essencial, evitando a todo o custo, que sejam cometidos erros que, em alguns casos, poderão ser fatais.
A aquisição de competências teórico-práticas nestas áreas de intervenção, permitirão aos profissionais de desporto, prestem um serviço competente e responsável, em cenários naturais, permitindo que os praticantes/ consumidores, adquiram experiências únicas, genuínas e seguras, usufruam da natureza, em competição ou lazer, em grupos ou de forma individual, movidos por motivações diversificadas.
A presente unidade curricular está orientada para a aquisição e aplicação de conhecimentos, assim como para a compreensão da importância do desporto de natureza, enquanto área de intervenção profissional, permitindo planificar, organizar e desenvolver (multi) atividades de cariz desportivo, em contacto direto com a natureza.
Assim, pretende-se atingir os seguintes objetivos:
a) Proporcionar formação que permita contribuir para que o técnico superior de desporto tenha uma habilitação adequada para a intervenção técnico-pedagógica no âmbito do desporto, como agente de desenvolvimento social, económico e cultural, no quadro das profissões das ciências do desporto.
b) Capacitar os estudantes com competências de análise e interpretação de informação relativa ao contexto em que se insere o desporto de natureza, numa lógica de criar consciências ecologicamente evoluídas no sentido da preservação da natureza.
c) Criar condições que permitam a aquisição e aplicação de conhecimentos, através de ensaios pedagógicos: planificar, organizar e desenvolver atividades no
âmbito do desporto de natureza.
d) Habilitar os estudantes com competências teórico-práticas que permitam intervir profissionalmente em áreas conexas ao desporto, tais como o turismo, por via da animação turística.
Conteúdos programáticos
Bloco I: Desportos de Natureza
Enquadramento
Objetivos e enquadramento da UC no contexto do curso.
O Desporto de Natureza – Conceito, valorização social, motivações individuais
Bloco II – Orientação
Orientação como modalidade desportiva. Conceito, caracterização e elementos fundamentais.
O percurso. Importância e procedimentos.
Técnicas de navegação e utilização do mapa.
Modelos de organização de atividades.
Bloco III – Escalada
Apresentação e utilização dos materiais.
Rapel - encordoamento, utilização do 8 e técnica. Rapel em planos inclinados. Analogia com manobra de segurança.
Segurança à Escalada em top rope.
Software
PurplePen
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Pretende-se que o estudante manifeste, no tratamento dos temas que cruzam o desporto, o usufruto da natureza e o lazer, objetividade e uma atitude de estudo metódica e sistemática, facilitadora à aquisição e aplicação de conhecimentos.
Os conteúdos programáticos abordados nesta UC permitem aos estudantes conhecer as diferentes abordagens específicas aos Desportos de Natureza conforme objetivos assumidos, tendo como referência a prática, os gestos técnicos associados e os modelos de organização adotados, permitindo-lhes construir uma compreensão dos conceitos e da aplicação em diferentes ambientes e com uma população diferenciada.
Metodologias de ensino
Dar-se-á especial importância às metodologias interativas, o ensino pela descoberta, envolvendo os estudantes no processo de ensino-aprendizagem, centrado numa abordagem dos conceitos teóricos referenciados pela investigação científica e sua aplicação a situações práticas. A abordagem de conteúdos programáticos assenta em duas vertentes: uma destinada à aquisição de conceitos e conhecimentos e outra parte destinada ao treino e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos..
Para a aquisição de conhecimentos, os métodos de trabalho são diversificados e em função dos objetivos de cada sessão. Os mais frequentes são as sessões expositivas, as sessões de natureza teórico-prática e o trabalho autónomo orientado.
A aplicação prática concretiza-se na realização e apresentação de tarefas e trabalhos, individuais ou de pequenos grupos, realização de um projeto de aplicação de grupo e participação em atividades desportivas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A articulação entre o trabalho desenvolvido em sala de aula, de natureza expositiva ou afim, e as tarefas que são realizadas, de tipologia prática, bem como os trabalhos realizados, apresentados e discutidos em grupo, permite aos estudantes compreender os modos de agir, em termos técnicos, didáticos e pedagógicos, em diferentes contextos associados aos Desportos de Natureza no âmbito dos conteúdos da UC.
Metodologia e provas de avaliação
Avaliação contínua
- Participação - 10%.
- Trabalhos realizados e avaliação prática- 55%.
- Teste escrito - 35%.
Exame final: os estudantes que não obtiverem uma classificação final superior ou igual a 9.5 no regime de avaliação contínua, serão remetidos para exame final.
Regime de assiduidade
A definir em função do regime de ensino/aprendizagem a adotar pelo IPS, sendo que no regime de EaD a assiduidade não é um critério de avaliação do estudante nem uma condicionante para a sua frequência no regime de avaliação contínua.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
0 |
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Total: |
0 |
Bibliografia
Bibliografia
Aires, A. et al. (2011). Orientação – Desporto com Pés e Cabeça. 2ª Ed. Mafra: Federação Portuguesa de Orientação.
Campos, D. (2011). Caracterização do Desporto de Natureza no Parque Natural da Arrábida: Riscos e Potencialidades. Dissertação de mestrado publicada no RCAAP: http://hdl.handle.net/10362/6579. Lisboa: FCT/UNL.
Chumbinho, R. (2016), Desporto Com Sentido – Orientação. APCAS.
Ferreira, R. - TrailOrienteering – Um Desporto para Todos [on-line], 2002. [Consul. 13out2015]. Disponível em http://www.fpo.pt/manuais/TrailO%20um%20Desporto%20para%20Todos.pdf
FPO (Federação Portuguesa De Orientação), Regulamento de Competições 2020 [on-line].
IOF (International Orienteering Federation) - Competition Rules For International Orienteering Federation (IOF) Trail Orienteering Events [on-line]
IOF (International Orienteering Federation) - Technical Guidelines for Elite Trail Orienteering [on-line]
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