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Economia e Marketing do Desporto

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 1S

Código: DESP27    Sigla: EMD
Áreas Científicas: Ciências do Desporto
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 32 Plano de Estudos_2016_17 5,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Paulo Alexandre Correia NunesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Paulo Alexandre Correia Nunes   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A presente versão da organização letiva da UC de "Análise das Organizações no Desporto", responde à necessidade de adaptação da versão anterior à situação resultante da evolução da pandemia provocada pelo COVID-19 instalada em Portugal, e consequentes decisões superiores relativamente ao ano letivo, bem como a decisões estratégicas tomadas no seio da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

_____________________________________________________________________________________


Introdução:

As empresas e organizações do desporto desenvolvem a sua ação num mercado cada vez mais competitivo, procurando estratégias para superar as dificuldades em responder a clientes mais esclarecidos, exigentes e em permanente mudança no que concerne aos hábitos de consumo.

Entender as variáveis da gestão de serviços, conhecer como se concebem, desenvolvem, organizam e estruturam, bem como as técnicas, estratégias e opções a seguir para que constituam respostas à procura do mercado do desporto, assume-se como um desiderato das organizações que operam no desporto, enquanto fenómeno social de elevado interesse económico. Na atualidade a concorrência dos mercados é bastante forte, implicando que a gestão e o desenvolvimento de novos produtos e serviços se torne num elemento central de competitividade da economia do desporto.

O programa de estudos pretende fornecer ferramentas e competências que contribuam para o conhecimento e domínio dos instrumentos necessários a uma adequada gestão de serviços desportivos junto do mercado e dos clientes.

Em face do exposto, pretende-se que os/as estudantes obtenham os seguintes objetivos:

a) Compreender os conteúdos subjacentes à economia do desporto.

b) Dominar o conceito de marketing aplicado às diferentes organizações do desporto: administração pública, organizações privadas com fins lucrativos e organizações privadas sem fins lucrativos.

c) Desenvolver estudos que possibilitem a recolha de informação junto dos praticantes, dos espectadores, das famílias, dos fornecedores, da concorrência e do ambiente que possibilitam o desenvolvimento estratégico do desporto.

d) Formular opções estratégicas de segmentação e de posicionamento face aos interessados, à concorrência, às limitações da organização e às características ambientais.

e) Compreender e aplicar as estratégias de serviço, de preço, de localização e de comunicação ao nível do marketing-mix.

f) Estimular o trabalho em equipa, o interesse pela investigação e o aperfeiçoamento da intervenção pública.


Conteúdos programáticos

1. Conceptualização da Economia e Marketing do Desporto; Noções introdutórias de economia; Ciência Económica. Conceito e abordagem científica; Problema Económico; Soluções do Problema Económico.

2. Conceitos de marketing do desporto; Ambiente económico e social e gestão estratégica; Organizações do desporto, praticantes, espectadores, famílias e concorrência; Marketing do desporto; Desporto na ótica do marketing.

3. Teorias e modelos explicativos do comportamento dos consumidores; variáveis individuais, de grupo e culturais; Processo de decisão face à prática desportiva e ao espetáculo desportivo; A oferta desportiva.

4. Visão estratégica de marketing do desporto; definir o(s) segmento(s)-alvo; desenvolver o posicionamento.

5. Qualidade como fator estratégico do desporto; Gestão de marketing e qualidade; Conceito de qualidade no desporto; Implicações da qualidade na gestão do desporto.

6. Marketing-mix de desporto; Ciclo de vida dos desportos e o desenvolvimento de novas práticas; Determinação do preço: o social e o económico; Instalações artificiais, naturais e seminaturais; O mix da comunicação; Patrocínios; Avaliação e controlo do marketing-mix.

7. Plano de marketing; Análise da situação; Opções e recomendações; Avaliação


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos refletem uma estrutura teórica, da forma de organização dos mercados e da importância do Marketing para a gestão das organizações do desporto.

Metodologias de ensino

A disciplina é semestral e a organização relativa à abordagem dos seus conteúdos programáticos assenta em duas partes: uma parte destinada a estudos teóricos e uma outra parte destinada à aplicação da teoria. 

Para os estudos práticos/aplicados os métodos de trabalho são diversificados e em função dos objetivos de cada aula. Os mais frequentemente realizados, pelos alunos, são a apresentação de temas, os painéis de discussão, o trabalho individual e/ou de pequeno grupo, a elaboração de fichas de síntese e de reflexão sobre a teoria, o trabalho no terreno e o trabalho de Projeto. 

A avaliação é contínua e os alunos nela integrados estão sujeitos, no decorrer do processo, à realização de pequenos trabalhos práticos de reflexão e/ou de aprofundamento do estudo realizado, bem como a situações pontuais de questionamento. A assiduidade é um fator a ter em conta no processo da avaliação contínua dos alunos. 

Saber como estes produtos e serviços se concebem, desenvolvem, organizam e estruturam, bem como as técnicas, estratégias e opções a seguir para que constituam respostas à procura do mercado, são objetivos da disciplina. 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagemda unidade curricular. 

Dá-se especial importância às metodologias interactivas, envolvendo os estudantes no processo de ensino-aprendizagem, centrado numa abordagem dos conceitos teóricos referenciados pela investigação científica e sua aplicação a situações práticas. 

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação da unidade curricular assenta no regime de avaliação contínua, que se consubstancia em momentos de processo e de produto. Constituem valências da avaliação contínua:

Ao nível do processo (60%)
- Exercícios de aplicação/Reflexões Críticas (4x20%)

Ao nível do produto (40%)
- Trabalho de Projeto


Para efeitos de atribuição da classificação final, poderá o docente estipular, se achar necessário para uma melhor clarificação do processo de avaliação, a discussão oral de qualquer uma das produções desenvolvidas pelos estudantes.

Nota: As ponderações e os instrumentos de avaliação foram ajustados em função do ensino presencial e streaming, motivado pelo COVID-19.


Para efeitos de atribuição da classificação final, poderá o docente estipular, se achar necessário para uma melhor clarificação do processo de avaliação, a discussão oral de qualquer uma das produções desenvolvidas pelos estudantes.

Regime de assiduidade

De acordo com o regime de frequência e avaliação do Instituto Politécnico de Setúbal e demais despachos:
• (nº 6 do Despacho n.º 5935/2020/Presidente/2020 - Normas Enquadradoras do Processo de Ensino a Distância);
• (nº7 do Despacho n.º 160/Presidente/2020 - Linhas orientadoras para o funcionamento das atividades no ano letivo 2020/2021).

Nota:
No Ensino a Distância (EaD): a assiduidade não é um critério de avaliação do estudante nem uma condicionante para a sua frequência no regime de avaliação contínua.
No Ensino Presencial (EP): o/a estudante esteja presente em 80% das aulas.

Bibliografia

Beech, J., & Chadwick, S. (Eds) (2007). The marketing of sport. London: Pearson Education Limited.

Correia, A. et al (2019). Gestão do Desporto - Compreender para Gerir. Lisboa: Edições Faculdade de Motricidade Humana. ISBN: 972 735 236 4.

Correia, A., Sacavém, A., & Colaço, C. (Eds.) (2008). Manual de fitness & marketing. Lisboa: Visão e Contexto.

Dobson, S. and Goddard, J. (2001). The Economics of Football. Cambridge University Press, Cambridge UK.

Leeds, M. and von Allmen, P. (2002) The Economics of Sports. Addison Wesley, Boston, USA.

Andreff, W. and Szymanski, S. (2006) Handbook of the Economics of Sport. Edward Elgar, London, UK.

Ferrand, A., & McCarthy, S. (2009). Marketing the sports organisation: Building networks and relationships. New York: Routlegde.

Leeds, M., & Allmen, P. (2002). The Economics of Sports. Boston: Addison.

Lendrevie, J., Lindon, D., Dionísio, P., Rodrigues, V. (2004). Mercator XXI– Teoria e Prática do Marketing. 10ª edição. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Mullin, B., Hardy, S., & Sutton, W. (2007). Sport marketing (3rd. Edition). Champaign, IL: Human Kinetics.

Neves, J. L. C. (2011). Introdução à Economia. 9ª Edição. Lisboa: Editorial.

Nordhaus, S. (2011). Economia.19ª Edição. New York: McGrawHill.

Schwarz, E. C., & Hunter, J.D. (2008). Advanced theory and practice in sport marketing. Oxford: Elsevier.

Stiglitz, J. (2000). Economics of the Public Sector. Third Edition. New Verbo.

Wesley – Pearson Education. York: W.W. Norton & Company.

Netgrafia:
http://www.forumolimpico.org/
http://www.apogesd.org/
http://www.sqd.pt
http://www.addram.org
http://colectividadedesportiva.blogspot.com/

Observações

Os estudantes com estatuto especial, que não possam assistir a 80% das aulas, devem dar conhecimento desse estatuto ao docente nos primeiros quinze dias de aulas, sendo definido um plano de trabalho a desenvolver e critérios de avaliação adaptados, em função das possibilidades e condições particulares de frequência dos/as alunos/as implicados/as, de forma a permitir o acompanhamento da matéria e a respetiva avaliação contínua.

Opções
Página gerada em: 2024-04-19 às 20:29:49 Última actualização: 2010-07-19