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História

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 1S

Código: EDB10040    Sigla: H
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 84 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Maria Pires PessoaResponsável
Carlos José das Neves Moreira Cardoso da CruzResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Ana Maria Pessoa   8,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Mobilizar conhecimentos numa perspectiva crítica do passado humano, bem como a compreensão de que aquele condiciona o presente e o futuro.
Ser capaz de utilizar os conhecimentos da História de Portugal numa perspectiva comparada com outras áreas espacio-culturais.
Compreender, interpretar e questionar de forma crítica fontes e elementos diversificados de informação de acordo com as regras da investigação histórica.
Mobilizar literacias múltiplas na abordagens dos temas históricos bem como dos fenómenos do mundo actual.
Revelar compreensão por pontos de vista resultantes de diferentes antecedentes históricos, em distintos contextos culturais e geográficos, na interpretação da sua cultura material.
Ser capaz de apresentar escrita e oralmente os saberes adquiridos utilizando a terminologia própria da História e revelando capacidade argumentativa.

Conteúdos programáticos

1. Questões metodológicas relativas ao estudo da História
2. Origens remotas
3. Do condado Portucalense ao reino de Portugal
4. Uma nação em expansão geográfica
5. Do ocaso do absolutismo à revolução liberal
5.1 O iluminismo na Europa e em Portugal.
5.2. A revolução liberal portuguesa
6. Portugal Contemporâneo
6.1 Da guerra civil à pacificação económica e social.
6.2. O novo regime político republicano.
6.3. As dificuldades do Estado liberal - A emergência das ideias autoritárias em Portugal.
6.4. Ditadura militar e Estado Novo
6.5. Da consolidação do salazarismo ao marcelismo.
6.6. 25 de Abril de 74: Golpe militar, revolução e legitimidade constitucional.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Com estes conteúdos programáticos pretende-se ajudar o futuro professor do ensino básico a apropriar-se de várias “referências fundamentais” que lhe permitam uma leitura diacrónica e sincrónica dos principais momentos da História de Portugal.

Metodologias de ensino

- Sessões de enquadramento teórico com recurso a metodologias diversificadas - estas sessões decorrerão preferencialmente em plenário.
- Sessões de enquadramento metodológico dos trabalhos a desenvolver pelos alunos -estas sessões poder-se-ão processar em plenário, existindo momentos de apoio tutorial em grupo ou individualmente.
- Discussão orientada sobre temas, baseada na análise de bibliografia e documentos originais em suportes variados.
- Análise e interpretação colectiva de informações de carácter teórico e empírico.
- Elaboração de um pequeno trabalho de investigação.
- Apresentação e comunicação oral dos resultados destes trabalhos.
- Realização de uma visita de estudo em que os estudantes confrontarão os conteúdos da unidade curricular com aspectos do património cultural local. Com base nesta visita de estudo será realizado um relatório.
Poderão ainda visitar exposições temporárias ou sessões científicas ou culturais de acordo com os conteúdos do programa. Referimo-nos a iniciativas que decorram em Setúbal ou noutras cidades não muito distantes da escola.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A apresentação sistematizada de dados teóricos sobre os temas em discussão obriga à realização de sessões de leitura, discussão e análise de textos que permitam identificar e reflectir sobre as ideias pedagógicas, os actores educativos e as práticas escolares.
A observação e análise de documentos diversos permite que os estudantes tomem contacto com documentos originais ou sínteses históricas que evidenciem e aprofundem as problemáticas em discussão.
O trabalho de investigação permite a aplicação dos saberes adquiridos e a produção de sínteses originais.
O Relatório sobre a visita de estudo a realizar permite, ainda, a sistematização de conteúdos teóricos veiculados pela mesma.

Metodologia e provas de avaliação

Cada estudante será avaliado nos seguintes itens:

1) Intervenção nas aulas teórico/práticas – integra, pelo menos, uma intervenção oral preparada previamente pelos estudantes;
2) Trabalho individual escrito;
3) Trabalho de grupo e apresentação oral das conclusões do trabalho de grupo;
4) Relatório da vista de estudo

Regime de assiduidade

Os estudantes terão que participar em 75% das aulas previstas.

Opções
Página gerada em: 2024-03-28 às 18:08:41 Última actualização: 2010-07-19