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Matemática, Cultura e Realidade

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 2S

Código: EDB10043    Sigla: MCR
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 80 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria de Fátima Pista Calado MendesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 16,00
Joana Filipa Oliveira Cabral   8,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No âmbito desta Unidade Curricular (UC) os estudantes deverão desenvolver competências que incluem os seguintes aspetos:
– Compreender a história e a natureza da Matemática e reconhece o impacto desta ciência na sociedade
– Mobilizar conhecimentos sobre a origem, evolução e natureza da Matemática e a capacidade de os comunicar de forma clara e coerente
– Usar instrumentos concetuais e metodológicos na análise de situações que envolvem informação de carácter matemático
– Identificar, formular e resolver problemas, ponderando riscos e benefícios na tomada de decisões
– Analisar criticamente dados teóricos e empíricos para resolver problemas e tomar decisões apropriadas
– Mobilizar conhecimento matemático adequado à problematização e interpretação de questões emergentes do mundo contemporâneo

Conteúdos programáticos

Matemática, Cultura e Realidade
Sistemas de deteção de erros
Grafos e aplicações
Teorema das quatro cores
Crescimento exponencial e linear
Potências de base 10 e notação científica

Geometria, Cultura e Realidade
Geometria euclidiana
Geometrias não euclidianas
Geometria esférica
Geometria do motorista de táxi

Número como linguagem
Sistemas de numeração
Desenvolvimento de sistemas de numeração
Organização e potencialidades dos sistemas de numeração posicionais
Números e regularidades


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta UC visa a compreensão de alguns aspetos da história e da natureza da Matemática, para além do reconhecimento do impacto desta ciência na sociedade. Por isso são abordados temas tais como os sistemas de numeração e as geometrias não euclidianas, que revelam aspetos da história da Matemática, bem como sistemas de deteção de erros e teoria dos grafos que evidenciam o impacto desta ciência na sociedade.
O aprofundamento da compreensão sobre aspetos da Matemática, tanto em termos da sua evolução histórica como da sua aplicação à sociedade visa permitir a mobilização por parte dos estudantes de conhecimento matemático adequado à problematização e interpretação de questões emergentes do mundo contemporâneo.

Metodologias de ensino

O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos estudantes, individualmente ou em grupo, procurando promover a construção de conhecimentos sustentada na reflexão sobre a natureza e o desenvolvimento do conhecimento matemático. Neste sentido serão valorizadas as aplicações da Matemática e o seu papel no mundo contemporâneo.
As sessões serão organizadas tendo em conta a leitura e discussão de textos, apresentação pelo professor ou pelos estudantes de temas do programa, resolução de problemas e de investigações matemáticas. As sessões são organizadas
O acompanhamento tutorial consistirá na orientação e organização do estudo sobre as várias temáticas e no esclarecimento de dúvidas decorrentes do estudo. Pode ser feito presencialmente ou a distância.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As aprendizagens esperadas situam-se a quatro níveis: (a) conhecer alguns aspetos da história da Matemática que ilustrem a forma como esta ciência tem evoluído; (b) identificar aspetos fundamentais da atividade matemática; (c) mobilizar conhecimento matemático adequado à interpretação de questões emergentes do mundo contemporâneo; (d) resolver problemas e desenvolver pequenas investigações, identificando e explicitando estratégias e raciocínios utilizados. Assim, as atividades a desenvolver incluem(i) leitura e discussão de textos científicos e técnicos de natureza variada, (ii) elaboração de resumos e comentários, (iii) exploração e discussão de problemas, (iv) pesquisa de informação relevante para o aprofundamento dos temas desta unidade, e (v) discussão orientada destes temas.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incide sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC. São tidos em conta (i) a participação, (ii) a realização de dois testes escritos (2x35%), presencialmente ou a distância, de acordo com as condições da pandemia COVID-19 na altura da sua concretização (iii) a realização de um trabalho de grupo sobre um dos temas da UC, a apresentar na aula (30%). Para poder concluir a UC, na modalidade de avaliação contínua, é necessário ter média de, pelo menos, 70 pontos nos dois testes, num total de 200. Os estudantes que não optem por avaliação contínua ou não obtenham aí classificação positiva, podem realizar um exame final. Excetuam-se os casos dos estudantes com estatutos especiais, que devem contactar a docente nas primeiras aulas, para que sejam encontradas formas alternativas de frequência.

Bibliografia

Benarroch, M. (1993). Grafos y Redes. Colección: Matemáticas: Cultura y Aprendizaje.
Buescu, J. (2001) O Mistério do bilhete de identidade e outras histórias – crónicas das fronteiras da Ciência. Lisboa: Gradiva.
Buescu, J. (2003). Da falsificação de Euros aos pequenos mundos – novas crónicas das fronteiras da Ciência. Lisboa: Gradiva.
Buescu, J. (2007) O fim do mundo está próximo? Lisboa: Gradiva.
Crato, N. (2007). Passeio aleatório. Pela ciência do dia-a-dia. Lisboa: Gradiva.
Crato, N. (2008). A Matemática das coisas. Lisboa: Gradiva.
Crato, N., Santos, C. & Tirapicos, L. (2006). A espiral dourada. Lisboa: Gradiva.
Devlin, K. (2002). Matemática. A ciência dos padrões. Porto: Porto Editora.
Farmer, D. & Stanford, T. (2003). Nós e superfícies. Lisboa: Gradiva.
Gardner, M. (2002). As Últimas recreações. Lisboa: Gradiva.
Guillen, M. (1983). Pontes para o infinito. Lisboa: Gradiva.
Haylock, D. (2010). Mathematics explained for primary teachers. London: Paul Chapman Publishing.
Jacobs, H. (1974). Geometry. San Francisco: Freeman.
Jacobs, H. Mathematics: a human endeavour. San Francisco: Freeman.
Morrison & Morrison (2002). Potências de Dez. O Mundo às várias escalas. Porto: Porto Editora.
Palhares, P. (coord.). (2004). Elementos de Matemática. Lisboa: Lidel.
Palhares, P.; Gomes, A. & Amaral, E. (coord.) (2011). Complementos de Matemática para professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel.
Sites
http://www.atractor.pt/
http://micro.magnet.fsu.edu/primer/java/scienceopticsu/powersof10/
http://www.powersof10.com/

Opções
Página gerada em: 2024-04-18 às 15:53:30 Última actualização: 2010-07-19