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Diversidade Cultural e Comunicação Linguística

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 2S

Código: EDB20036    Sigla: DCCL
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 61 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Cristina Crespo Pires SequeiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Ana Cristina Sequeira   8,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer e questionar a nova realidade europeia de diversidade linguística e de cultura compósita. Valorizar a interculturalidade como forma de promover a tolerância e a cidadania ativa.
Interagir adequadamente com diferentes interlocutores em situações de diversidade cultural e linguística.
Contribuir para práticas de reflexão e intervenção adequadas, no quadro da legislação portuguesa e das orientações internacionais.
Conhecer instituições e organizações nacionais e internacionais que trabalham em Educação Intercultural.
Conhecer contribuições da investigação nacional e internacional neste domínio

Conteúdos programáticos

A educação inter e multicultural Interculturalidade e multiculturalidade: perspetivas e fundamentos. História do multiculturalismo: caracterização das principais etapas.
Estratégias para o desenvolvimento de competências interculturais: o papel das histórias para crianças.
A escola portuguesa: contextos multiculturais e práticas interculturais.
Diversidade cultural e linguística hoje: contextos, desafios e respostas.
Cultura e culturas; hibridação cultural; universal e particular; global e local.
Línguas e culturas na escola: diferentes funções das línguas na escola. O ensino numa língua que não é a língua materna da criança.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A situação de diversidade cultural que se vive nas escolas portuguesas exige das instituições de formação um espaço curricular que proporcione conhecimento e estimule a reflexão e o debate, proporcionando aos futuros profissionais de educação a aquisição e o desenvolvimento de competências no âmbito da comunicação linguística e intercultural. Pretende-se contribuir para um currículo de formação que prepare os(as) estudantes para intervenções adequadas a contextos educativos exigentes e heterogéneos do ponto de vista linguístico e cultural.

Metodologias de ensino

Metodologia que privilegia a participação e a reflexão dos (as) estudantes através de: a) leitura, discussão e análise de textos; b) elaboração de pequenos comentários escritos; c) apresentação e discussão de textos e trabalhos escritos; d) pesquisa e exposição de temáticas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se que os(as) estudantes evidenciem aprendizagens, nomeadamente: a) a apropriação e a utilização de conceitos diferenciados; b) a problematização de situações conhecidas e/ ou estudadas; c) a apresentação de propostas de intervenção adequadas a contextos escolares plurilingues e pluriculturais. O apoio individual aos(às) estudantes decorre através de tutorias e na disponibilização de diversos materiais na plataforma Moddle. Estes incluem não só material de apoio às atividades a desenvolver em aula como de apoio ao trabalho a desenvolver autonomamente pelos(as) estudantes.

Metodologia e provas de avaliação

A classificação na UC prevê: a) participação e intervenção em aula (20%); b) teste (30%); c) proposta de atividades para uma história para crianças que proporcione o desenvolvimento das competências plurilingue e pluricultural (50%). O trabalho é realizado em grupo (30%) com apresentação em Seminário (20%).


VER OBSERVAÇÕES - ALTERAÇÃO da Metodologia e provas de avaliação - ano letivo 2020/ 2021

Regime de assiduidade

Presencial. Os estudantes trabalhadores devem informar a docente no início do semestre para combinar como organizar o trabalho a desenvolver.

Bibliografia

ARENDS, R. (1995). Aprender a Ensinar. Lisboa: MacGraw Hill. (Cap. IV Salas de aula multiculturais e de ensino integrado).
BANKS, J. & BANKS, C. (Eds.). (1989). Multicultural Education: issues and perspectives. Boston: Allyn & Bacon.
BANKS, J. (2002). A educação multicultural das crianças em idade pré- escolar: atitudes raciais e étnicas e sua alteração. In, Bernard Spodek (Org.) Manual de Investigação em Educação de Infância. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
BIZARRO, R. (2006). Como abordar… A escola e a diversidade cultura- multiculturalismo, interculturalismo e educação. Porto: Areal Editores.
BRUTO DA COSTA, A. (1998). Exclusões Sociais. Gradiva. Cadernos Democráticos 2. (Cap. 5 Minorias étnico-culturais)
CALDEIRA, E. et al (2004). Aprender com a Diversidade. Um guia para o desenvolvimento da escola. ACIME/ME-DEB.
CARDOSO, C. (1996). Educação Multicultural. Percursos para Práticas Reflexivas. Lisboa: Texto Editora.
CARDOSO, C. (Coord.), SEQUEIRA, A. P. et al (1998-2000). Gestão Intercultural do Currículo. 1º, 2º e 3º Ciclos. Lisboa: ME – Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural/Intercultural, nº 10, 11 e 12.
CARNEIRO, R. (2001). Fundamentos da Educação e da Aprendizagem. 21 ensaios para o século 21. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
DÍAZ-AGUADO, M. J. (2000). Educação Intercultural e Aprendizagem Cooperativa. Porto: Porto Editora.
DUQUE, B. (2005). Um Livro…uma História… multiculturais: Lisboa: ACIME.
FERREIRA, M. (2003). Educação Intercultural. Lisboa: Universidade Aberta.
GOUVEIA, A., SOLLA, L. (2004). Português Língua do País de Acolhimento. Lisboa: ACIME.
ILTEC (2008). Diversidade Linguística na Escola Portuguesa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
ILTEC (2013). Ensino do Português como Língua Não Materna: Estratégias, Materiais e Formação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
MATEUS, M.H., SOLLA, L. (Coords) (2012). Estratégias e materiais de ensino-aprendizagem para Português Língua Não Materna (PLNM). Lisboa: Instituto de Linguística teórica e Computacional. CD-ROM [disponível em http://www.iltec.pt/site-PLNM/index.html]
OUELLET, F. (1991). L`Education Interculturelle – Essai sur le contenu de la formation des maîtres Paris: Editions L`Harmattan.
PARASKEVA, J. (Org) (2006). Currículo e Multiculturalismo. Mangualde: Edições Pedago, Lda.
PERES, A. (2000). Educação Intercultural. Utopia ou realidade? Processos de Pensamento dos Professores Face à Diversidade Cultural: integração de minorias na escola. Porto: Profedições, Lda.
PEROTTI, A. (1997). Apologia do Intercultural. Lisboa: ME/ Entreculturas.
SANTOMÉ, J. T. (2008). Multiculturalismo Anti-Racista Porto: Profedições, Lda.
SEQUEIRA, A. P. (2000). Perspectivas de professores do 1º ciclo do Ensino Básico, sobre o processo de ensino-aprendizagem em classes etnicamente heterogéneas (Tese de Mestrado). Lisboa: Universidade Católica Portuguesa.
SEQUEIRA, A. P. (2004). Manuais Escolares... por onde paira a multiculturalidade? Disponível em: http://www. setubalnarede.pt
SEQUEIRA, A. P. (2006). O Português língua não materna e o Despacho Normativo nº7/ 2006. Disponível em: http://www.setubalnarede.pt
SOUTA, L. (1997). Multiculturalidade & Educação. Porto: Profedições, Lda.


Observações

ALTERAÇÃO de METODOLOGIA e PROVAS de AVALIAÇÃO: a) participação e intervenção em aula(20%); b) elaboração de 2 (dois) comentários (30% - T. individual); c) proposta de atividades para uma história para crianças que proporcione o desenvolvimento das competências plurilingue e pluricultural (50% - T. grupo).



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