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Geometria e Medida

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 1S

Código: EDB20038    Sigla: GM
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 60 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Maria de Fátima Pista Calado MendesResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Maria de Fátima Mendes   8,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

-Compreender, mobilizar e fundamentar conceitos e procedimentos associados aos temas Geometria e Medida;
-Resolver problemas recorrendo à visualização e raciocínio espaciais, a modelos geométricos e ao conhecimento sobre formas, suas características e propriedades, usando, nomeadamente ambientes de geometria dinâmica;
-Usar, adequadamente, conceitos, ferramentas e fórmulas para determinar medidas, mobilizando conhecimento sobre unidades, sistemas e processos de medição;
-Comunicar de forma clara e coerente mobilizando conhecimento relativo aos temas Geometria e Medida;
-Demonstrar capacidades de questionamento de realidades e saberes;
-Evidenciar a capacidade de conectar ideias, conceitos e procedimentos matemáticos;
-Desenvolver e avaliar argumentos matemáticos relacionados com o tema usando diversos raciocínios e métodos de prova;
-Revelar autonomia na formulação e resolução de problemas de carácter matemático;
-Compreender como se aprende geometria.

Conteúdos programáticos

Geometria do plano e do espaço
-Perspetiva histórica
-Formas geométricas tridimensionais
-Planificação, representação e construção de vistas de sólidos geométricos
-Retas, planos e posições relativas
-Figuras planas
-Vetores no plano
-Transformações geométricas, isometrias e semelhanças
-Polígonos e pavimentações.
-Representação de objetos geométricos usando referenciais cartesianos

Grandezas e medidas

-Conceitos de grandeza e de medida
-Grandezas e processos de medição de grandezas

Comprimento e área
- Comprimento e medida de comprimentos
-Perímetro de figuras planas
-Superfície, área e medida de áreas
-Área de figuras planas
-Determinação de áreas por enquadramento e decomposição

Amplitude de ângulos e medidas de amplitude

Volume e capacidade
-Medida de volumes e de capacidades
-Volumes de formas geométricas tridimensionais

Estimação de medidas de grandezas


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta UC visa a compreensão e a mobilização de conceitos e procedimentos associados aos temas Geometria e Medida, daí o aprofundamento de aspetos associados a estes dois temas. Uma vez que se pretende que os estudantes usem, adequadamente, conceitos, ferramentas e fórmulas para determinar medidas, mobilizando conhecimento sobre unidades, sistemas e processos de medição são-lhes proporcionadas situações que contribuam para alcançar estes objetivos. O trabalho em torno dos conteúdos programáticos contribui, também para que os estudantes desenvolvam a sua capacidade de comunicar de forma clara e coerente mobilizando conhecimento relativo aos temas Geometria e Medida.

Metodologias de ensino

O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC, privilegiará a participação ativa dos estudantes, quer em trabalho individual, quer em trabalho de grupo, procurando o aprofundamento de conhecimentos relacionados com os temas indicados.
As sessões incluem a apresentação e análise de conteúdos programáticos, num contexto de resolução de problemas e exploração de tarefas de investigação. Os processos de trabalho abrangem resolução de tarefas propostas e elaboração de relatórios; realização e apresentação de trabalhos escritos; leitura, discussão e análise de artigos científicos sobre os temas da unidade curricular. Incluem também o recurso a programas de Geometria Dinâmica, tais como o Geogebra.
O acompanhamento tutorial consistirá na orientação e organização do estudo sobre as várias temáticas e também o esclarecimento de dúvidas decorrentes do estudo. Poderá ser feito presencialmente ou a distância.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Espera-se que, no final da UC, os estudantes: (a) mobilizem conceitos relacionados com Geometria e Medida, nomeadamente na resolução de problemas; (b) realizem atividades relacionadas com Geometria e Medida, envolvendo, nomeadamente, ferramentas tecnológicas; (c) apresentem uma atitude crítica na interpretação e resolução das tarefas matemáticas; (d) usem criteriosa e criticamente os conhecimentos adquiridos; e (e) fundamentem ideias e posições recorrendo a argumentos matemáticos, incluindo métodos de prova; (f) demonstrem alguns conhecimentos de como se aprende geometria. Assim, para alcançar os objetivos da UC, os estudantes envolver-se-ão em atividades diversificadas, individualmente ou em grupo, tais como a resolução de problemas sobre as várias temáticas e a correspondente produção de relatórios, bem como a elaboração e apresentação de trabalhos relacionados os vários conteúdos a aprofundar. O recurso a programas de geometria dinâmica contribuirá, também, para o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem desta UC. A realização de trabalhos e a sua apresentação e discussão contribuem para que os estudantes desenvolvam a capacidade de comunicar de forma clara e coerente mobilizando conhecimento relativo aos temas Geometria e Medida.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC. O trabalho a realizar por cada estudante pressupõe um efetivo envolvimento nas tarefas desenvolvidas na aula, complementado pelo estudo e aprofundamento individual dos materiais disponíveis na Moodle e dos livros e textos constantes da bibliografia da UC. Serão tidos em conta um conjunto de trabalhos escritos e orais: (i) realização de um relatório em grupo sobre a resolução de um problema (25%); (iii) a realização individual de conjuntos de tarefas temáticas (3x25%).
No final da UC será realizado um teste que inclui a totalidade dos conteúdos da UC. É realizado apenas por quem não efetuou algum produto de avaliação, ou não obteve avaliação positiva. Os estudantes só farão a parte do teste correspondente à situação anterior. Fazer o teste implica prescindir das avaliações anteriores (nas partes correspondentes).


Regime de assiduidade

Para usufruir da forma de avaliação contínua, cada estudante tem de realizar todos os produtos de avaliação propostos nas sessões presenciais. No caso de não ter efetuado algum produto de avaliação, ou não ter obtido avaliação positiva, no final da UC poderá realizar um teste que inclui a totalidade dos conteúdos da UC Caso tal não se verifique tem de realizar o exame final. Excetuam-se os casos dos estudantes com estatutos especiais, que devem contactar o docente nas primeiras aulas, para que sejam encontradas formas alternativas de frequência.

Bibliografia

Breda, A.; Serrazina, L.; Menezes, L.; Sousa, H. & Oliveira, P. (2011). Geometria e Medida no Ensino Básico. Lisboa: ME-DGIDC, disponível em http://area.dgidc.min-edu.pt/materiais_NPMEB/070_Brochura_Geometria.pdf.
Caraça, B. J. (2000). Conceitos fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva.
Davis, P. & Hersh, R. (1995). A Experiência Matemática Lisboa: Gradiva.
Haylock, D. (2010). Mathematics explained for primary teachers. London: Sage.
Jacobs, H. (2003). Geometry. New York: W. H. Freeman and Company.
Jacobs, H. (1994). Mathematics: a human endeavor. San Francisco: Freeman.
Mendes, F. & Delgado, C. (2008). Geometria - Textos de Apoio para. Educadores de Infância. Lisboa: ME-DGIDC, disponível em http://www.dgidc.min-edu.pt/educacaoinfancia/index.php?s=directorio&pid=17.
Musser, G.; Burger, W. & Peterson, B. (2009). Mathematics for elementary teachers. A Contemporary Approach. USA: Prentice-Hall.
NCTM (2007). Princípios e normas para a Matemática escolar. Lisboa: APM.
Oliveira, A. Franco de (1997). Geometria euclidiana. Lisboa: Universidade Aberta.
Palhares, P. (coord.) (2004). Elementos de Matemática. Lisboa: Lidel.
Palhares, P.; Gomes, A. & Amaral, E. (coord.) (2011). Complementos de Matemática para professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel.
Ponte, J. & Serrazina, L. (2000). Didáctica da matemática do 1.º ciclo. Lisboa: Universidade Aberta.
Serra, M. (2002). Discovering geometry: An inductive approach: Berkeley: Key curriculum Press.
Veloso, E. (1998). Geometria: temas actuais: materiais para professores. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
Veloso, E. (2012). Simetria e transformações geométricas. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.

Sites de referência
http://nctm.org/ (National Council of Teachers of Mathematics)
http://www.atractor.pt/ (Matemática Interativa)
http://nrich.maths.org/public/index.php (Universidade de Cambridge)
http://www.geogebra.org (acesso ao Geogebra)

Opções
Página gerada em: 2024-04-19 às 08:29:15 Última actualização: 2010-07-19