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Estatística e Probabilidades

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 1S

Código: EDB30024    Sigla: EP
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 28 Plano de Estudos 2015_16 5,0 15 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Catarina Raquel Santana Coutinho Alves DelgadoResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2
Joana Filipa Oliveira Cabral   4,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No âmbito desta UC os estudantes deverão desenvolver competências que incluem os seguintes aspetos:
• Compreender e aplicar criticamente métodos estatísticos bem como noções de probabilidades na análise e resolução de problemas da realidade.
• Conhecer as etapas do processo estatístico e selecionar e usar métodos estatísticos adequados à recolha e à análise de dados.
• Mobilizar os conhecimentos descritos no item anterior na conceção e análise de investigações estatísticas.
• Compreender e aplicar conceitos básicos de probabilidades.
• Usar ferramentas tecnológicas na organização e tratamento de dados e na realização de simulações para estimar probabilidades de acontecimentos.

Conteúdos programáticos

Estatística
- Generalidades: Noções de população e amostra; Etapas do processo estatístico; Classificação de variáveis
- Técnicas de amostragem
- Organização de dados em tabelas e gráficos; Identificação e análise de erros comummente realizados na construção de tabelas e gráficos
- Características amostrais: Medidas de localização e de dispersão; Identificação e análise de erros comummente realizados no cálculo e interpretação destas medidas
- Distribuições bidimensionais
- Diagrama de dispersão; Coeficiente de correlação; Reta de regressão
Probabilidades
- Generalidades: Experiências e conjuntos de resultados; Acontecimentos elementares, compostos, certos e impossíveis; Acontecimentos incompatíveis e complementares
- Probabilidade de um acontecimento: Conceito frequencista e Lei de Laplace
- Probabilidade condicional: acontecimentos dependentes e independentes.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A abordagem dos conteúdos relacionados com a estatística será realizada tendo em vista o desenvolvimento de competências de recolha, organização e análise de dados que permitam interpretar e efetuar estudos estatísticos. A partir de exemplos concretos de situações que incluem erros na identificação e classificação das variáveis estatísticas e na determinação e interpretação das medidas estatísticas pretende-se, também, desenvolver a sensibilidade dos estudantes na identificação dos mesmos e envolvê-los na reflexão sobre as suas implicações na organização e análise dos dados. A abordagem dos conteúdos relacionados com as probabilidades tem em vista a compreensão de noções básicas de probabilidades, indispensáveis à resolução de problemas. As ferramentas tecnológicas constituem suportes importantes no trabalho em torno de conteúdos relacionados quer com o tema Estatística quer com o tema Probabilidade.

Metodologias de ensino

O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos estudantes, quer em trabalho individual quer em trabalho de grupo, procurando alcançar os objetivos estabelecidos para esta UC. Neste sentido, as sessões serão organizadas tendo em conta a resolução e discussão de tarefas que permitam abordar os conteúdos programáticos e a realização de atividades de preparação para a conceção e realização de investigações estatísticas.

O acompanhamento tutorial, individual ou em grupo, consistirá na orientação da preparação e apresentação do trabalho de grupo e no esclarecimento de dúvidas sobre as temáticas em estudo. Poderá ser feito presencialmente ou à distância.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As aprendizagens esperadas situam-se a três níveis: (a) mobilizar conceitos de estatística e de probabilidades na resolução de problemas; (b) apresentar uma atitude crítica na interpretação e realização de estudos estatísticos; (c) aplicar os conhecimentos adquiridos a situações da vida real. Assim, as atividades a desenvolver incluirão: (i) leitura e discussão de textos científicos e técnicos de natureza variada, (ii) exploração e análise crítica de problemas, (iii) pesquisa de informação relevante para o aprofundamento dos temas desta unidade.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contínua incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da unidade curricular e será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo e atividades de expressão escrita e oral.
Espera-se que cada aluno: (a) participe nas atividades realizadas nas aulas, envolvendo-se na discussão das questões em análise e nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os textos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando com clareza e rigor os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as diferentes atividades de avaliação.

Serão tidos em conta os seguintes elementos de avaliação: (i) a realização de um teste escrito (35%), (ii) a realização de duas tarefas matemáticas (15% + 15%) e (iii) a realização de um trabalho de grupo (35%), que corresponde à elaboração de um relatório escrito de uma investigação estatística no Jardim de Infância (ou no 1.º ciclo do ensino básico).

Para poder concluir a disciplina na modalidade de avaliação contínua, para além da média das classificações obtidas nestes dois instrumentos de avaliação ser positiva, é necessário obter, no teste e nas tarefas matemáticas, um mínimo de 70 pontos (num total de 200).

Os estudantes que não correspondam às condições associadas à modalidade de avaliação contínua realizarão um exame final.

Regime de assiduidade

Os estudantes com estatuto especial, no caso de impossibilidade comprovada de frequência das aulas, deverão negociar com cada docente (nos primeiros quinze dias de aulas) a forma que revestirá a sua avaliação, bem como o calendário mais conveniente, desde que se respeitem os prazos definidos para cada semestre ou ano.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

Pestana, D. & Velosa, S. (2010). Introdução à Probabilidade e à Estatística. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Elizabeth, R. (2009). Estatística Descritiva. Lisboa: Edições Sílabo.
Figueiredo, F. (2009). Estatística Descritiva e Probabilidades – Exercícios propostos e resolvidos. Lisboa: Escolar Editora.
Graça Martins, M. E., Loura, L., Mendes, F. (2007). Análise de Dados. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação.
Graça Martins, M. E & Ponte, J. P. (2011). Organização e Tratamento de Dados
http://mat.absolutamente.net/joomla/images/recursos/documentos_curriculares/3ciclo/otd.pdf
Ministério da Educação e Ciência. (2013). Programa e Metas Curriculares de Matemática.
http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Metas/Matematica/programa_matematica_basico.pdf
Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A., Pimenta, C. (2010). Introdução à Estatística. Lisboa: Escolar Editora.


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Página gerada em: 2024-04-25 às 05:58:39 Última actualização: 2010-07-19