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Didática de Educação de Infância II

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 2S

Código: MP1C10015    Sigla: DEI2
Áreas Científicas: Didáticas Específicas
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 28 Plano de Estudos 4,0 48 108,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Sofia Gago da Silva Corrêa FigueiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
Filipe Fialho   1,06
Luciano Pereira   1,06
Sofia Figueira   1,06

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A Unidade Curricular Didática da Educação de Infância II contempla o desenvolvimento de saberes integrados das áreas de didática da língua portuguesa visa o aprofundamento dos processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem pelas crianças, de didática das expressões que visa o desenvolvimento da expressividade e comunicação da criança através das linguagens e saberes artísticos e físico-motor, e a área da pedagogia e didática que visa a interrogação das relações entre os saberes pedagógicos e os conhecimentos didáticos.

Conteúdos programáticos

Didática da Língua Portuguesa
Questões teóricas gerais
1.Linguagem e cognição.
1.1 Desenvolvimento linguístico e desenvolvimento cognitivo.
1.2 Linguagem e aprendizagem.
A Comunicação pré-verbal
1. Caracterização das trocas comunicativas neste período.
2. A importância destas trocas para a aquisição e desenvolvimento da linguagem verbal.
3. O desenvolvimento da consciência fonológica
A Comunicação verbal
1. A compreensão e produção em língua materna
2. O desenvolvimento da consciência linguística
2.1 Estratégias e processos de aquisição da linguagem: desenvolvimento fonológico, lexico-semântico e morfo-sintáctico.
2.2 O desenvolvimento da pragmática
Didática das Expressões (Musical; Dramática; Plástica; Motora)
 As expressões (dramática; musical; plástica; motora) na educação de infância - dialogicidade entre expressão, exploração, comunicação, performance e literacia, numa perspetiva integradora e globalizante.
 Potencialidades do corpo, da voz, do meio envolvente e das linguagens artísticas como recursos expressivos, comunicativos e educativos numa dinâmica contínua e articulada de exploração e criação.
 O valor das aprendizagens no domínio das expressões durante a infância e o papel do educador nas dinâmicas de articulação e integração das suas especificidades na atuação educativa.
 As intencionalidades educativas, o espaço e os recursos humanos e materiais: as dimensões lúdica, pessoal, social, cultural, artística, informal, formal, livre e orientada.
 As práticas e vivências educativo-expressivas: a exploração, a partilha, a negociação e a integração interpares, com a equipa pedagógica e a instituição, com as famílias e a comunidade.
 Análise, planificação e avaliação formativa de situações e propostas de aprendizagem: - adequação, qualidade e diversidade.
Pedagogia
1 Intencionalidade educativa em creche - educador gestor do curriculo
2. Educador em creche- especificidade
3. Relação Pedagógica


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos dos tópicos explicitam um conjunto de questões específicas das intervenções pedagógico-didáticas para as quais se solicita a reflexão dos estudantes, baseada nos quadros de teóricos de referência da pedagogia e das didáticas, o que constitui os dois grandes objetivos da UC: analisar e discutir, delinear e ensaiar as grandes questões emergentes na intervenção educativa.

Metodologias de ensino

Estratégias de gestão do programa
O programa organizar-se á em torno dos seus próprios conteúdos e será desenvolvido em estreita articulação com os estágios.
Acompanhamento tutorial
O acompanhamento tutorial, individual ou em grupo, consistirá na orientação e organização do estudo sobre as temáticas a aprofundar, para além do esclarecimento de dúvidas delas decorrentes. Poderá ser feito presencialmente ou a distância.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As aulas desta unidade curricular assumem a dinâmica de seminário, havendo lugar a exposições, análise e discussão de textos e outros materiais, visando a sistematização conjunta de conclusões. A componente teórica visará a apresentação dos diferentes conteúdos e das linhas orientadoras para o aprofundamento e a estruturação das aprendizagens.
Privilegia-se uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa e reflexão, quer individual, quer em grupo. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de planificar actividades pedagógicas integradoras, articulando as áreas do saber em presença, de forma a alimentar a prática profissional.
Com estes dispo
As aulas serão realizadas em sessões síncronas via Zoom ou Teams. Materiais necessários às sessões, textos, artigos, vídeos, serão colocadas na plataforma Moodle antecipadamente e também será colocado no Moodle ou no Teams guiões, documentos orientadores de trabalhos,...

Metodologia e provas de avaliação

Planificação de proposta pedagógica integradora, apresentando, de forma sustentada, estratégias de desenvolvimento da linguagem verbal, articuladas com o desenvolvimento das expressões (motora, musical, dramática e plástica) e de intervenção pedagógica.
Esta planificação deverá estar fundamentada de acordo com as opções realizadas em função do grupo de crianças a que se destina, dos princípios orientadores e da própria planificação (propostas pedagógicas).
90%- Trabalho individual
10% participação nas aulas



Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante: (a) participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os documentos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando, com clareza e rigor, os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as várias atividades de avaliação.

Bibliografia

assedas, E., Huguet, T., & Sole, I. (1996). Aprender e Ensinar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed.
Custódio, L. (2005). Música no jardim-de-infância (1ª ed.). Porto: Âmbar
Freitas, M.J., Alves, D., & Costa T. (2007). O Conhecimento da Língua: desenvolver a consciência
fonológica. Lisboa: ME – DGlDC.
Gallahue, D., & Ozmun, J. (1995). Uderstanding Motor Development. (3ª ed.). USA: Brown & Benchmark.
Godinho, J. C. (1993). Educação musical (1.ª ed.). Setúbal: ESE de Setúbal.
Haywood, K.M., & Nancy, G. (2005). Desenvolvimento Motor ao Longo da Vida. Porto Alegre: Artmed.
Landier, J.-C.; Barret, G. (1994). Expressão Dramática e Teatro. Porto: ASA.
Libâneo, J. (2004). A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.27, pp. 5-24. Fonte PDF: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782004000300002&script=sci_ &tlng=pt.
Meirieu, P. (2002). A Pedagogia entre o Dizer e o Fazer: a coragem de começar. Porto Alegre: Artmed Editora.
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Rebelo, D. & Diniz, M. A. (1998). Falar contigo. Caminho, Lisboa.
Rodrigues, H. & Rodrigues, P. M. (2003). BebéBabá – Da musicalidade dos afectos à música com bebés. Porto: Campo de Letras
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Lust, B. (2006). Child Language: Acquisition and Growth. Cambridge: CUP.
Pires, M. (2007) Educador de Infância teorias e práticas Porto, Proedições
Sim-Sim, I. (1998). O desenvolvimento da linguagem. Lisboa: U.A.
Telmo, I. C. (1992). Linguagem Gráfica Infantil. Setúbal: ESE de Setúbal

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