This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > MP1C20017
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Didática da Língua e Literatura Portuguesas no 1º ciclo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - A

Código: MP1C20017    Sigla: DLLP1C
Áreas Científicas: Área de Docência
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 25 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 30

Responsável

DocenteResponsabilidade
Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da VeigaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,00
Mariana Alte da Veiga   2,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Mobilizar conhecimentos sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem e sobre didática.
Aprofundar conhecimentos e desenvolver capacidades e atitudes didáticas, numa perspetiva profissional.
Analisar estratégias de ensino e aprendizagem da oralidade, da leitura, da escrita e do conhecimento explícito do português no 1º CEB.
Analisar criticamente instrumentos de apoio ao ensino, à aprendizagem e ao estudo dos alunos.
Perspetivar o conhecimento gramatical como fator de sucesso da aprendizagem.
Planificar e experimentar tarefas de aprendizagem do português no 1º CEB.
Analisar obras literárias para a infância e implicar a pluralidade de textos multimodais no ensino-aprendizagem do português.

Conteúdos programáticos

Língua e Literatura Portuguesa no 1º Ciclo do Ensino Básico
- Princípios orientadores do ensino do português.
- Instrumentos de apoio ao ensino, à aprendizagem e ao estudo das crianças.

Domínio oral: compreensão e expressão oral
- Consciência fonológica
- Características do oral formal
- Estratégias e atividades potenciadoras do desenvolvimento da oralidade.

Domínio escrito: leitura e escrita
- Decifração: modelos e vias de acesso
- Compreensão de textos
- Literatura para a infância e textos multimodais
- Avaliação da leitura
- A dimensão ortográfica da escrita
- Géneros textuais: orientações e estratégias de desenvolvimento
- A avaliação da escrita

Desenvolvimento do conhecimento explícito da língua
- Delimitação de conceitos: gramática, funcionamento da língua, conhecimento explícito, consciência linguística
- Consciência morfológica, lexical, sintática, textual e pragmática
- Laboratório gramatical




Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta UC tem como objetivos fundamentais desenvolver e consolidar o conhecimento didático da área do português do futuro professor do 1º CEB e perspetivar o papel da língua enquanto código veiculador de todas as aprendizagens, assim como desenvolver o gosto dos alunos pela leitura de textos literários, não literários e multimodais.

Por isso, os conteúdos programáticos incidem sobre temáticas essenciais ao desenvolvimento da oralidade, à iniciação à leitura e à escrita e ao seu desenvolvimento, designadamente de vários géneros textuais e ao desenvolvimento da consciência linguística, enquanto fator de sucesso linguístico e, consequentemente, escolar e pessoal.

A componente teórica visará a apresentação e o aprofundamento dos diferentes conteúdos e a sua estruturação, articulando-os com a análise de materiais curriculares para a aprendizagem da língua e literatura portuguesas neste ciclo de estudos.

Metodologias de ensino

As aulas desta UC assumirão a dinâmica de seminário, com exposições, análise e discussão de textos, artigos e outros materiais curriculares, visando a sistematização conjunta de conclusões.


Privilegia-se uma metodologia que propicie a relação teoria/prática tendo como preocupação de fundo o desenvolvimento de competências de resolução de problemas, de análise e de síntese, o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, pelo que a pesquisa orientada, o debate, o trabalho em grupo a distância (COVID 19)) e a exposição de temáticas do programa constituem estratégias preferenciais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As aprendizagens esperadas situam-se a quatro níveis: (i) usar adequadamente as atuais orientações curriculares para o ensino do português no 1.º CEB (Programas e Metas Curriculares); (ii) mobilizar conceitos de didática do português, fundamentais para delinear contextos significativos para a aprendizagem da língua no 1.º CEB; (iii) apresentar uma atitude crítica e fundamentada na interpretação e análise dos textos e episódios trabalhados na UC e (iv) usar criteriosa e criticamente os conhecimentos adquiridos.

Os estudantes deverão dominar e mobilizar conceitos básicos da didática do português. Assim, as atividades a desenvolver no âmbito desta UC incluirão: (i) leitura e discussão de artigos focados no ensino e na aprendizagem da língua e literatura portuguesas no 1.º CEB; (ii) a exploração e análise crítica de tarefas de língua portuguesa, (iii) a exploração e análise crítica de materiais curriculares.

Complementarmente e a partir de problemáticas abordadas na UC, os estudantes deverão evidenciar competências de (i) escrita original; (ii) exposição oral e discussão fundamentada; (iii) leitura crítica e (iv) pesquisa orientada.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação inclui os seguintes elementos:
1. planificação de atividades (em grupo/pares) num mínimo de 2 por semestre;
2. reflexão escrita individual (no final de cada semestre).

Regime de assiduidade

Não se aplica_contexto de pandemia (COVID 19)

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  88
  Total: 88

Bibliografia

Duarte, I. 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Eduardo Paiva Raposo, Maria Fernanda Bacelar do Nascimento, Maria Antónia Mota, Luísa Segura e Amália Mendes (orgs.) (2013). Gramática do Português. Lisboa. F. C. Gulbenkian.Gomes, A. 2006. Gramática pedagógica e cultural da Língua Portuguesa. Porto: Edições Flúmen/Porto Editora
Gomes, A. 2008. O Acordo Ortográfico. Porto: Porto Editora / Edições Flumen.
Mateus, M. H. M. e Cardeira, E. 2007. O essencial sobre Norma e Variação. Lisboa: Caminho.
Sardinha, L. & Vieira Ramos, L. 2004. O texto normativo. Lisboa: Didáctica Editora.
Silva, M.A. 1991. Iniciação à comunicação oral e escrita. Lisboa: Editorial Presença.

Observações

Barbeiro, L.F. & Pereira, L.A. (2007). O ensino da escrita – a dimensão textual. Lisboa: ME.
Duarte, I (2008) O Conhecimento da Língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: ME.
Freitas, M. J., Alves, D. & Costa, T. (2007).O Conhecimento da Língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: ME.
Mateus M.H.M. & Solla, L. (coords) (2013). Ensino do Português como Língua Não Materna: Estratégias, Materiais e Formação. Lisboa: Gulbenkian.
Reis, C. (coord) (2009). Programa de Português do Ensino Básico. Lisboa: ME.
Rigolet, S.A. (2009). Ler livros e contar histórias com as crianças. Como formar leitores activos e envolvidos. Porto: Porto Editora.
Sim-Sim, I. (2008). O Ensino da Leitura: a decifração. Lisboa: ME.
Sim-Sim, I. (2008): O Ensino da Leitura: a compreensão de textos. Lisboa: ME.
Viana, F.L. (2009) O Ensino da Leitura: a avaliação. Lisboa: ME.

Opções
Página gerada em: 2024-04-20 às 16:07:23 Última actualização: 2010-07-19