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Didática de Estudo do Meio

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - A

Código: MP1C20018    Sigla: DEM
Áreas Científicas: Área de Docência
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 25 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 30

Responsável

DocenteResponsabilidade
Helena Maria Espada SimõesResponsável
Carlos José das Neves Moreira Cardoso da CruzResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,00
Helena Simões   1,20
Carlos Cruz   0,80

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Compreende a estrutura organizativa e as lógicas de abordagem ao Estudo do Meio.
- Evidencia conhecimento científico de conteúdo e conhecimento didático na abordagem das temáticas propostas no programa de Estudo do Meio.
- Reconhece a necessidade de tornar explicitos nas atividades a conceber, o caráter dinâmico das ciências e as dimensões filosóficas, psicológicas e sociais na construção do conhecimento científico.
- Mobiliza e integra conhecimentos, capacidades e atitudes e valores relevantes na conceção e planificação de atividades para o ensino/aprendizagem das ciências naturais e das ciências sociais no 1º ciclo do ensino básico.
- Manifesta autonomia e a capacidade de trabalhar em colaboração.
- Avalia o valor pedagógicodidático das atividades que elabora e aplica na prática de ensino.

Conteúdos programáticos

- Importância da educação em ciências (naturais e sociais) para a cidadania e desenvolvimento sustentável: O papel da exploração do meio próximo e distante no desenvolvimento do conhecimento, das capacidades investigativas, das atitudes e dos valores, numa ótica da apreciação da construção da ciência e da sua importância no quotidiano.
- Orientações curriculares e programa do Estudo do Meio.
- Desenvolvimento das perspetivas do ensino e da aprendizagem do Estudo do Meio:
Abordagens integradoras para o Estudo do Meio
Métodos, estratégias e atividades de ensino e de aprendizagem em contextos de educação formal e não formal.
Conceção de atividades promotoras da intervenção crítica no meio natural e social.
Planeamento e prática docente: objetivos, conteúdos (científicos e metacientíficos), estratégias da aprendizagem e recursos didáticos; avaliação do ensino e das aprendizagens: formas e instrumentos de avaliação.
-Conceção de projetos pedagógico-didáticos para o ensino do Estudo doMeio


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Esta UC procura identificar e mobilizar as potencialidades da área de Estudo do Meio como um contexto educativo amplo onde se esbatem as fronteiras disciplinares e, por isso, facilitador da aquisição de conhecimentos, do desenvolvimento das capacidades, atitudes e valores fundamentais para a formação científica, social e pessoal dos alunos.
É essencial que os futuros professores do 1º ciclo do ensino básico reflitam sobre a natureza das suas próprias experiências e ideias sobre as ciências naturais e sociais, de modo que os seus projetos pedagógico-didáticos traduzam o desenvolvimento das capacidades investigativas e a exploração de conceitos unificadores (científicos e metacientíficos) na organização do ensino e da aprendizagem das ciências naturais e sociais neste nível de escolaridade.
Esta é uma condição para que os futuros professores possam contribuir eficazmente para o desenvolvimento da cidadania e da integração social, com efeitos no desenvolvimento da sociedade.

Metodologias de ensino

As aulas presenciais incluem exposição teórica, atividades de discussão e elaboração de atividades práticas sobre temas integradores da área do Estudo do Meio. Estão previstas as seguintes situações de aprendizagem: a) análise de textos e documentos variados; b) elaboração de resumos e comentários em fora online; c) discussão sobre os resultados recentes da investigação em didática; d) análise de casos concretos a partir da literatura especializada; e) planificação de atividades práticas destinadas aos alunos do 1º ciclo, com ênfase nas investigações experimentais e em controvérsias socio científicas; f) apresentação, discussão e autoavaliação das atividades, com análise crítica das suas potencialidades educativas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A metodologia adotada é centrada no estudante. A diversidade de processos de trabalho, realçando a componente prática, visa conferir aos estudantes a oportunidade de construírem/planificarem sequências de aprendizagem adequadas aos alunos do 1º ciclo do ensino básico, fundamentadas na teoria que sustenta as perspetivas de abordagem do Estudo do Meio. Além disso, procura-se contribuir para uma adequada intervenção dos futuros professores na prática de ensino, apoiando-os na avaliação do processo de ensino-aprendizagem e na reflexão sobre as potencialidades educativas dessas práticas.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação será obtida pelos seguintes pesos relativos: teste 30%; projeto pedagógico-didático 50%; participação individual 20%.
O trabalho autónomo realizado pelos alunos reverterá para a qualidade e pertinência da sua participação nas sessões.

Regime de assiduidade

Em todas as sessões presenciais a participação obrigatória é de 75%. Nas sessões de orientação tutória a participação obrigatória é de 90%.

Bibliografia

Afonso, M., Alveirinho, D., Tomás, H., Calado, S., Ferreira, S., Silva, P., & Alves, V. (2013). Que ciência se aprende na escola? Uma avaliação do grau de exigência no ensino básico em Portugal. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Afonso, M.M. (2008). A educação científica no 1º ciclo do Ensino Básico. Das teorias às práticas. Porto: Porto Editora.
Pacheco, J. (2000). Quando eu for grande quero ir à primavera e outras histórias. Porto: Profedições.
Parcerisa, A., (et al). (2012). Recursos y estrategias para estudiar ciencias sociales. Barcelona: Graó. Seefeldt, C., Castle, S. & Falconer, R. (2013). Social Studies for the Preschool/Primary Child. New York: Pearson.
REEC (Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias) (s.d.). Obtido em setembro de 2017, de: http://reec.uvigo.es/index.htm
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) (s.d.). Obtido em setembro de 2016, de: http://www.rcaap.pt/
Scientific Electronic Library Online – SCIELO (s.d.). Obtido em setembro de 2017, de: http://www.scielo.br
Vasconcelos, C. & Almeida, A. (2012). Aprendizagem baseada na resolução de problemas no Ensino das Ciências: Propostas de trabalho para as ciências naturais, biologia e geologia. Porto: Porto Editora.
Vieira, R.M, Tenreiro-Vieira, C. & Martins, I. (2011) A educação em ciências com orientação CTS. Atividades para o ensino básico. Porto: Areal Editores.

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Página gerada em: 2024-03-29 às 15:13:53 Última actualização: 2010-07-19