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Língua Portuguesa

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 1S

Código: PA02    Sigla: LP
Áreas Científicas: Língua e Literatura Moderna
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPPA 23 Plano de Estudos 2015_16 3,0 23 81,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar CostaResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 1,53
Ana Boléo   1,53

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

— Conhecer aspetos caracterizadores da estrutura e do funcionamento da língua portuguesa;
— Reconhecer fatores de variação linguística (situacionais, sociais e geográficos);
— Diagnosticar a diversidade de práticas linguísticas e textuais presentes na comunidade;
— Desenvolver estratégias de compreensão da leitura em diferentes suportes e para variados fins;
— Desenvolver competências multifuncionais de escrita;
— Dominar recursos tecnológicos associados a práticas de leitura e de escrita.

Conteúdos programáticos

— Língua e normalização linguística:
• Língua, comunidade linguística e falante;
• Instrumentos de normalização linguística.
— Instrumentos para análise e descrição da língua portuguesa:
• Aspetos fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos;
• Português europeu padrão e variedades situacionais, sociais e dialetais.
— Práticas comunicativas em ambiente multimédia.
— Leitura de imagem.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Para o desenvolvimento dos objetivos respeitantes ao conhecimento de conceitos e propriedades da língua, bem como dos seus usos, são recursos fundamentais os conteúdos relativos a língua e normalização linguística e instrumentos para análise e descrição da língua portuguesa. Os conteúdos que incidem no domínio de práticas comunicativas em ambiente multimédia e leitura de imagem serão naturalmente mobilizados no aprofundamento dos objetivos de desenvolvimento das literacias de leitura, de escrita e digital.

Metodologias de ensino

As aulas teórico-práticas e os seminários incluirão exposição e debate em torno das temáticas do programa e a experimentação prática, individual e em grupo, de atividades de leitura, escrita e reflexão sobre a língua. Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa e leitura de documentos, artigos e livros, bem como com a produção de atividades que envolvam competências multifuncionais de escrita e práticas de leitura e de escrita em ambiente multimédia.
Prevê-se, igualmente, a realização de trabalho práticos, com recurso a tecnologias da informação e comunicação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A participação em processos de exposição, debate, experimentação prática e pesquisa asseguram a integração de saberes, articulando conteúdos e objetivos. As metodologias de ensino dão centralidade ao desenvolvimento dos estudantes como profissionais autónomos no domínio multifuncional da oralidade, da leitura e da escrita.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incluirá a pontualidade, a assiduidade (um mínimo de 75% de presenças) e a participação dos estudantes nas atividades das aulas, bem como a realização de tarefas. Integrará ainda o desenvolvimento de um trabalho prático (apresentado oralmente, com um suporte digital) e a elaboração de uma produção escrita.
Os elementos de avaliação têm os pesos que se discriminam a seguir:
- Pontualidade, assiduidade, participação nas aulas e realização de tarefas: 10%.
- Trabalho de produção audiovisual sobre um tema de língua (em grupo): 50%.
- Trabalho de escrita de um texto para meio audiovisual (individual): 40%.
Em alternativa à avaliação contínua, os estudantes podem fazer um exame final. Durante a primeira semana de aulas, deverão contactar os docentes responsáveis pela UC, a fim de indicarem por qual das modalidades optam. Caso escolham o exame final podem, tal como os restantes estudantes, acompanhar as atividades realizadas pela página da UC na plataforma moodle.

Os estudantes com estatuto especial devem contactar os docentes da UC durante as primeiras semanas de aulas, para definir as formas de avaliação.

Regime de assiduidade

Obrigatório - mínimo de 75% de presenças.

Bibliografia

AZEREDO, Maria Olga, Pinto, Maria Isabel Freitas & Lopes, Maria do Carmo Azeredo (2016). Gramática Prática de Português. (reimp.). Lisboa: Lisboa Editora/Raiz Editora.
CRYSTAL, David (2001). Language and the internet. New York: Cambridge University Press.
DGIDC (2008). Dicionário terminológico para consulta em linha (DT). Lisboa: Ministério da Educação. [disponível em http://dt.dgidc.min-edu.pt]
DUARTE, Inês (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.
MATEUS, Maria Helena Mira & Esperança Cardeira (2007). O essencial sobre a língua portuguesa: norma e variação. Lisboa: Caminho.
PORTAL DA LÍNGUA PORTUGUESA [disponível http://www.portaldalinguaportuguesa.org/]
PRIBERAM - Dicionário [disponível https://www.priberam.pt/dlpo/]
RAPOSO, Eduardo Paiva, Maria Fernanda Bacelar do Nascimento, Maria Antónia Mota, Luísa Segura e Amália Mendes (orgs.) (2003). Gramática do Português. 3 vols. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

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