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Audiovisual para Eventos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2020/2021 - 2S

Código: PA10    Sigla: AE
Áreas Científicas: Áudio-Visuais e Produção dos Media
Secção/Departamento: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
TSPPA 22 Plano de Estudos 2015_16 5,0 60 135,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Pedro Miguel Rebelo FelícioResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
João Pedro Duarte   1,00
Luís Simões   1,46
Nuno Oliveira   2,33
Pedro Felício   1,53

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer e utilizar de forma adequada as diferentes tecnologias de captura de áudio e vídeo em eventos;
Revelar conhecimentos na utilização adequada de técnicas e tecnologias de iluminação natural e artificial Revelar autonomia na abordagem e na resolução de problemas;
Comunicar e interagir com os outros promovendo ambientes de trabalho produtivos;
Realizar edição em tempo real de áudio, imagem e vídeo de múltiplas origens, para projeção e/ou difusão.

Conteúdos programáticos

Realização audiovisual “ao vivo”;
Tecnologias de gravação audiovisual;
Técnicas e tecnologias de edição “real time”;
Captura e edição audiovisual multicamara
Organização e coordenação de equipas multidisciplinares.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A componente audiovisual associada a um evento apresenta-se como uma forma de comunicação fortemente reconhecida socialmente que, integrando uma variedade de procedimentos e técnicas, assume uma posição importante em diversos domínios da produção e comunicação audiovisual.

Esta unidade curricular procurará articular os domínios conceptuais, técnicos e experimentais inerentes à produção de conteúdos para eventos, com o conhecimento dos meios e técnicas necessários para a difusão desses mesmos eventos. Procurar-se-á desenvolver acções que favoreçam a aquisição de conhecimentos específicos nesta área, aplicando-os, na conceção e concretização de projetos práticos, nomeadamente na produção de conteúdos audiovisuais para integração em eventos e na projeção de eventos “ao vivo”.

Através dos conteúdos a abordar, pretende-se dotar os alunos de um conjunto de instrumentos operatórios que vão ao encontro dos objetivos delineados e lhes permitam compreender, analisar e desenvolver as diversas componentes de um produto audiovisual ou de uma projeção “ao vivo”, tanto em termos técnicos como estéticos.

Pretende-se, assim, que os estudantes entendam a relevância do audiovisual num evento, que reconheçam as diferentes opções que os recursos técnicos e humanos colocam a nossa disposição e identifiquem os diferentes formatos em que as mensagens podem ser construídas e apresentadas.

Metodologias de ensino

Espera-se que cada estudante:
a) Participe nas sessões e na discussão das questões em análise
b) Execute os trabalhos propostos
c) Apresente os seus trabalhos

1. Participação nas aulas presenciais e a distância 10%
2. Prova escrita sobre utilização de equipamentos e programas informáticos 20%
3. Produção de conteúdos audiovisuais (em pequenas equipas) 20%
4. Produção de “Programa multicâmara em Estúdio” (2 equipas) 20%
5. Realização de “Programa multicâmara em Estúdio” (2 equipas) 30%


Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Nesta unidade curricular serão utilizadas metodologias que, de forma estruturada, conjuguem as dimensões analíticas, crítica e experimental, propostas pelos conteúdos programáticos.
O trabalho desenvolvido será de natureza teórico-prática e prática, estando assente em duas grandes vertentes: por um lado o estudo das metodologias essenciais que permitirão realizar uma análise crítica e suportada em conhecimentos científicos dos objetos em estudo, permitindo ao estudante construir o seu conhecimento de uma forma sustentada; por outro lado, privilegiando uma dimensão experimental, a exploração das potencialidades comunicacionais e expressivas apresentadas pelos diversos processos e técnicas de produção e difusão audiovisual, nomeadamente no que respeita a eventos. Pretende-se, ainda, promover uma crescente autonomia na utilização dos diferentes equipamentos, assim como na realização de procedimentos, nos diferentes campos da produção audiovisual para eventos.
A articulação entre estas vertentes será desenvolvida quer através da realização de exercícios e propostas de trabalho faseadas que possibilitem uma aquisição sistematizada e fundamentada de conhecimentos e capacidades de análise e execução, quer através do contacto com produtos concretos e seus criadores, com vista a estabelecer uma ampliação das perspetivas criativas e tecnológicas inerentes a esta área. Neste sentido, as sessões de trabalho irão desenvolver-se em contextos distintos, contemplando a análise e discussão de produtos audiovisuais utilizados em eventos e a visita a produtoras e estúdios de gravação, a par de um trabalho de experimentação técnica dentro e fora da sala de aula.
Pretende-se, com esta metodologia estabelecer, nas sessões de trabalho, uma sistemática articulação entre a aquisição de conhecimentos teóricos e o desenvolvimento de competências funcionais nos diferentes campos da produção e difusão audiovisual para eventos, perspetivando a sua aplicação em contextos específicos.

Metodologia e provas de avaliação

Espera-se que cada estudante:
a) Participe nas sessões e na discussão das questões em análise
b) Execute os trabalhos propostos
c) Apresente os seus trabalhos

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação no seguinte modelo:
1. Produção de conteúdos audiovisuais para o programa “informativo” 25%
2. Preparação e Realização de Evento (em equipa/turma) 25%
3. Realização de programa ”informativo” (em equipa) 50%

COVID-19
Contínua:
• Participação nos fóruns de debate no Moodle – 25%
• Trabalho individual / em pequena equipa – 25%
• Trabalho em equipa – 25%
• Realização multicâmara em estúdio (aulas presenciais*) – 25%

Exame:
• Componente prática presencial em estúdio (50%)
• Componente escrita (50%)

Regime de assiduidade

A avaliação da UC rege-se pelo Regulamento de Frequência e Avaliação (RFA) da ESE/IPS, num modelo de avaliação contínua. Ao estudante sem aproveitamento em avaliação contínua será dada a possibilidade de realizar exame de carácter essencialmente prático, a ser desenvolvido no período de exames de época normal, definido no calendário académico.
As avaliações, dos Conteúdos audiovisuais para incorporar no programa e da Realização de programa, estão sujeitas à apresentação presencial, sem a qual o estudante não será avaliado.

O modelo de avaliação poderá ser adaptado por motivos de força maior, relacionados com as medidas de mitigação à Covid19.

Bibliografia

ANG, T. (2005) – Manual de Vídeo Digital. Porto: Civilização
ARTIS, A. (2008) – The Shut up and shoot documentary guide. Focal Press
BARBIER, J. (1993) - Elaboração de Projectos de Acção e Planificação. Porto: Porto Editora
LOPES, S. (2014) – Manual Prático de Produção. Lisboa: Chiado Editora
UTTERBACK, A. (2016) – Studio Television Production and Directing (2ªedição). Londres: Focal Press

Observações

Dispositivos online a utilizar: Microsoft Teams, Microsoft Office 365

Opções
Página gerada em: 2024-04-24 às 13:07:15 Última actualização: 2010-07-19