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Intervenção em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Físico-Motor
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2020/2021 - 2S
Código: |
PG_EE12 |
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Sigla: |
INEDFM |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
PG_EE |
20 |
Plano de estudos_14 |
1º |
5,0 |
20 |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
• Conhecer as condições de desenvolvimento que podem implicar NEE e estratégias para a sua prevenção.
• Conhecer os produtos de apoio à funcionalidade (mobilidade e motricidade) e autonomia (acessibilidade) em contexto escolar, social e familiar, bem como suas características e aplicações.
• Dominar metodologias de avaliação e intervenção que permitam a intervenção adequada e a inclusão familiar e social de crianças com NEE.
• Dominar metodologias de conceção e avaliação de programas de intervenção centrados na família.
• Conceber e operacionalizar transformações e adaptações do currículo regular decorrentes das NEE.
• Reflectir sobre a necessidade de mudança de paradigma das práticas em diferentes meios (e.g. escolas) no que diz respeito à participação e aprendizagem dos alunos, tendo por base a investigação realizada e projetos centrados na avaliação e melhoria das práticas educativas.
Conteúdos programáticos
• Avaliação e intervenção em NEE no domínio físico e motor.
• As patologias neuromotoras mais frequentes na infância e na adolescência: Paralisia Cerebral, Spina Bífida, Distrofias Musculares – definição, etiologia, manifestações, implicações escolares, e metodologias de intervenção e avaliação.
• A importância do movimento e correta noção de corpo/esquema corporal para o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças e dos jovens.
• Posicionamento e locomoção - sua importância para o controlo do espaço e para a mobilidade.
• Produtos de apoio para a funcionalidade e autonomia em contexto de sala de aula e em contexto social e familiar (e.g., habitação, rotinas diárias, espaço urbano, contexto sócio-desportivo).
• Ajudas técnicas e adaptações tecnológicas para as necessidades educativas especiais.
• Classificação Internacional da funcionalidade - CIF - conceitos e aplicações.
• Elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos de intervenção na área do domínio físico e motor.
Nota: Em resultado da necessidade de proceder a alterações decorrentes do processo de EaD, motivadas pela pandemia de COVID-19, foi suprimido o conteúdo programático "Classificação Internacional da funcionalidade - CIF - conceitos e aplicações".
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
• Na sequência da UC “Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Físico e Motor”, a UC “Intervenção nas Necessidades Educativas Especiais no Domínio Físico e Motor” permitirá, de acordo com os objectivos expressos, a construção de programas de intervenção adaptados ao perfil funcional dos alunos com deficiência/incapacidade e com necessidades educativas especiais.
Metodologias de ensino
• O modelo de formação compreende sessões teóricas com recurso a multimédia.
• Sessões teórico-práticas em contexto real de intervenção (com recurso a tecnologias de informação e comunicação) e/ou contexto simulado.
• Realização de seminários, workshops, visitas, trabalho de pesquisa bibliográfica e a realização de sessões teórico-práticas para a concepção e operacionalização de transformações e adaptações do currículo.
• A plataforma e-learning e a observação vídeo são recursos tecnológicos a utilizar no suporte a formação.
Nota: Em resultado da necessidade de proceder a alterações decorrentes do processo de EaD, motivadas pela pandemia de COVID-19, foram introduzidas as seguintes alterações:
- Onde se lê "O modelo de formação compreende sessões teóricas com recurso a multimédia", deverá ler-se "O modelo de formação compreende sessões síncronas teóricas com recurso a plataforma Zoom.";
- Onde se lê "Sessões teórico-práticas em contexto real de intervenção (com recurso a tecnologias de informação e comunicação) e/ou contexto simulado", deverá ler-se "Sessões assíncronas, teórico-práticas em contexto real de intervenção (com recurso a tecnologias de informação e comunicação) e/ou contexto simulado.";
- Foi eliminado o seguinte texto referente às metodologias de ensino: "Realização de seminários, workshops, visitas, trabalho de pesquisa bibliográfica e a realização de sessões teórico-práticas para a concepção e operacionalização de transformações e adaptações do currículo.".
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
• O recurso à exposição oral nas sessões teóricas, em interação com a turma e com o suporte de tecnologias de informação e de comunicação, nomeadamente diapositivos e vídeos, concorrem não só para uma melhor transmissão de conhecimentos, como também despertarão maior motivação e interesse para as questões da intervenção com alunos com necessidades educativas especiais.
• São propostas metodologias baseadas no contacto direto com a intervenção prática, bem como na organização e desenvolvimento de atividades que têm por finalidade a aplicação dos conhecimentos transmitidos em relação à intervenção com alunos com NEE, permitindo a adequação dos programas de intervenção aos diferentes perfis funcionais dos alunos.
• A plataforma e-learning será um recurso tecnológico estratégico, de suporte presencial e à distância, decisivo para a consecução dos objetivos da UC.
Nota: Em resultado da necessidade de proceder a alterações decorrentes do processo de EaD, motivadas pela pandemia de COVID-19, foram introduzidas as seguintes alterações:
- Onde se lê "O recurso à exposição oral nas sessões teóricas, em interação com a turma e ...", deverá ler-se "O recurso à exposição oral nas sessões síncronas, teóricas, em interação com a turma e ...";
- Foi suprimido o seguinte texto " ... nomeadamente diapositivos e vídeos, concorrem não só para uma melhor transmissão de conhecimentos, como também despertarão maior motivação e interesse para as questões da intervenção com alunos com necessidades educativas especiais.".
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação incidirá sobre:
• A participação nas actividades programadas (seminários, workshops, visitas de estudo).
• O desenho de um projecto de intervenção na área das NEE, suportado por pesquisa bibliográfica e tendo como finalidade a produção de ferramentas de suporte à intervenção profissional.
Nota: Em resultado da necessidade de proceder a alterações decorrentes do processo de EaD, motivadas pela pandemia de COVID-19, foram introduzidas as seguintes alterações:
- Foi suprimido o seguinte texto "A participação nas atividades programadas (seminários, workshops, visitas de estudo).".
Regime de assiduidade
Para frequentar a avaliação contínua o estudante deverá estar presente em, pelo menos, 70% das aulas, participando na discussão das questões em análise, bem como na realização das tarefas e trabalhos propostos.
Nota: Em resultado da necessidade de proceder a alterações decorrentes do processo de EaD, motivadas pela pandemia de COVID-19, foram introduzidas as seguintes alterações:
- Onde se lê "Para frequentar a avaliação contínua o estudante deverá estar presente em, pelo menos, 70% das aulas, ..." deverá ler-se "Para frequentar a avaliação contínua o estudante deverá estar presente em, pelo menos, 70% das aulas síncronas, ...".
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