This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > LCPA2/B1
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Língua e Cultura Portuguesa

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2021/2022 - 1S

Código: LCPA2/B1    Sigla: LCP
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ERASM ERASMUS/Programa Vasco da Gama 5,0 45 45,0

Nº de semanas letivas: 15

Responsável

DocenteResponsabilidade
Luciano José dos Santos Baptista PereiraResponsável

Carga horária

Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas

Corpo docente

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Laura Mateus Fonseca   3,00

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Habilitar os estudantes a procurar, compreender e transmitir informação relevante para as suas necessidades e interesses académicos, sociais e culturais através da utilização da língua portuguesa.

Contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à utilização da língua como instrumento de comunicação, incluindo a compreensão, a fala, a escrita e o entendimento cultural.

Compreender textos orais identificando assunto, tema e intenção comunicativa (expor, informar, narrar, descrever, expressar sentimentos, persuadir), com base em inferências.

Conteúdos programáticos

Exploração de temas relacionados com as realidades dos estudantes, tendo em vista o desenvolvimento de competências do uso da língua portuguesa em contexto académico e profissional.

Os conteúdos gramaticais e lexicais são desenvolvidos em função dos temas abordados e das necessidades dos estudantes.

Fazem parte dos conteúdos programáticos os seguintes temas:
- Identificação e apresentação pessoal;
– Vida pessoal e profissional;
– Atitudes e cidadania;
– História e atualidade
– Relações interpessoais.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Através dos conteúdos programáticos pretende-se trabalhar a compreensão oral e escrita através da análise de diferentes tipos de documentos provenientes de fontes diversas e relacionados com as temáticas selecionadas, bem como mediante a utlização em sala de aula de recursos educativos digitais (RED).

Com recurso a temáticas da língua e cultura portuguesa a expressão oral será trabalhada através da participação em atividades de role-play, testes interativos, desafios e apresentação de trabalhos.

Aa aprendizagens no âmbito da expressão escrita serão desenvolvidas e articuladas mediante os interesses e necessidades comunicativas dos estudantes.

Será privilegiado o desenvolvimento de competências na escrita académica, tendo como finalidade a proficiência linguística e tipográfica em diferentes contextos de escrita.

Metodologias de ensino

Serão privilegiadas metodologias ativas que estimulem os alunos nas aprendizagens, apoiadas em temas e orientadas para a ação e a autonomia.

A expressão escrita será estimulada com recurso a diferentes desafios através de metodologias lúdicas e participativas com o objetivo de estimular e sistematizar as aprendizagens.

A compreensão oral e escrita será trabalhada através da análise de diferentes tipos de documentos provenientes de fontes diversas e relacionados com as temáticas selecionadas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias selecionadas, diferenciadas, pretendem viabilizar a aquisição de conhecimentos em LP, bem como potenciar o uso da LP com maior fluência, correção, clareza, objetividade a assertividade.

Através da aplicação dos recursos educativos digitais, as aprendizagens tornar-se-ão mais ativas e dinamizadas em contexto de sala de aula, tendo em vista a construção e o desenvolvimento das competências comunicativas dos estudantes, tanto na expressão oral como na escrita.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação da Unidade Curricular consistirá na:

• Participação individual ou em grupo nas tarefas/atividades no contexto de sala de aula ou autonomamente
(50%);

• Realização de um projeto centrado numa temática pertinente no âmbito da Língua e da Cultura Portuguesa.
(50%).

Bibliografia

BERGSTRÖM, Magnus; REIS, Neves (1998). Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. Lisboa: Editorial Notícias.
CUESTA, Pilar Vazques e LUZ, Maria Albertina Mendes da Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Edições 70.
Dicionário de Erros e Problemas de Linguagem (1995) 4.ª ed. Lisboa: Clássica Editora.
D’SILVAS FILHO (2003). Prontuário Universal – Erros Corrigidos de Português, 3.ª edição. Lisboa: Texto Editora.
ESTRELA, Edite, et al. (2004). Saber Escrever, Saber Falar – Um Guia Completo para Usar Correctamente a Língua Portuguesa. Lisboa: Dom Quixote.
GOMES, Aldónio e Cavacas, Fernanda (2005). Escrever Direito – Ortografia. Lisboa: Clássica Editora.
MONTEIRO, Deolinda e Pessoa, Beatriz, Guia Prático dos Verbos Portugueses, Lisboa, Porto, Coimbra: Lidel, Edições Técnicas, Lda.
MONTEIRO, Manuel, Dicionário de Erros Frequentes da Língua, Lisboa: Soregra, 3.ª edição.
—, Por Amor à Língua – Contra a linguagem que por aí circula, Lisboa: Objectiva, 2018.
OLIVEIRA, C. et aliae (2011). Gramática Aplicada. Português Língua Estrangeira. Níveis Inicial e Elementar A1, A2 e B1, Lisboa: Texto Editores.
ROSA, L. M. (2002). Vamos Lá Começar. Explicações e Exercícios de Gramática. Nível Elementar. Lisboa: Lidel.
RUELA, I. (2016). Vocabulário Temático. Exercícios Lexicais. Lisboa: Lidel.
[SN] (2009). SOS Português! - Língua Não Materna - Gramática A1 - B1. Porto: Porto Editora.


RECURSOS EM LINHA:

Camões. Instituto da Língua e da Cooperação: http://www.instituto-camoes.pt/
Dicionário online de consulta ilimitada e gratuita: https://dicionario.priberam.org/
Dicionário Terminológico: http://dt.dge.mec.pt/
Observatório da Língua Portuguesa: http://observalinguaportuguesa.org/

Opções
Página gerada em: 2024-05-06 às 15:50:28 Última actualização: 2010-07-19