|
|
Introdução às Didáticas das Expressões Física e Artística
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2022/2023 - 2S
| Código: |
EDB30018 |
|
Sigla: |
IDEFA |
| Áreas Científicas: |
Didáticas Específicas |
| Secção/Departamento: |
Artes |
Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
| LEB |
70 |
Plano de Estudos 2015_16 |
3º |
4,0 |
48 |
108,0 |
| Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
a) Conhecer, pela experimentação, as técnicas, processos e materiais mais adequados ao desenvolvimento das atividades nas diversas áreas.
b) Conhecer e saber interligar e relacionar os conteúdos abordados na unidade curricular, para aplicar em contexto sala de aula, promovendo a aquisição das competências próprios do processo criativo.
c) Conceber e dinamizar atividades e os respetivos procedimentos direcionados para os contextos pedagógicos ou educativos inerentes ao pré-escolar e ao ensino básico.
d) Revelar competência na produção de materiais e recursos de caráter didático para utilizar na intervenção-pedagógica.
Conteúdos programáticos
1 Concepções didáticas e perspetivas teóricas para o ensino das diferentes áreas.
2 Planificação, desenvolvimento, condução e avaliação.
3 Técnicas e processos em expressões.
4 A utilização da voz, do corpo e de meios e recursos diversificados na expressão e comunicação.
5 O papel do educador(a)/professor(a) nas práticas educativas integradas.
6 As artes visuais para a compreensão da cultura visual.
7 O corpo, a voz, os objetos e instrumentos e as produções musicais e dramáticas; os contextos de audição, criação e performance.
8 Instrução, gestão do tempo, controlo da atividade e feedback pedagógico.
9 Os cinco indutores do jogo dramático de Gisèle Barret: (1) objeto, (2) imagem, (3) música, (4) personagem e (5) espaço.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Espera-se que o/a estudante desenvolva a capacidade de organização e de gestão da informação, evidenciando a apropriação e a utilização de conceitos diferenciados sobre as temáticas abordadas e a capacidade de fundamentação e de inter-relação dos diferentes conceitos.
Espera-se, também que o estudante se aproprie dos conhecimentos essenciais à utilização de técnicas e processos nas diversas áreas e aplique os conhecimentos adquiridos na planificação/realização de atividades.
Metodologias de ensino
As sessões serão centradas na experimentação e na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida pelo docente ou com recurso a outros materiais, e compreenderão: Leitura, discussão e análise de documentos; Exposição de determinadas temáticas; Sessões práticas aplicadas; Elaboração e apresentação de trabalhos práticos.
A plataforma Moodle possibilita a realização de atividades teórico-práticas e a interação entre docente-estudante e estudante-estudantes sendo, por isso, uma ferramenta mobilizada na avaliação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A participação em processos de pesquisa, leitura, exposição oral, debate, experimentação prática, produção e apresentação permitem o saber integrado que é anunciado nos objetivos e que inclui conhecimento, compreensão, aplicação e pensamento crítico e criativo.
As experiências sensoriais, emocionais e cognitivas proporcionadas através das práticas artísticas, nomeadamente no âmbito da Expressão Musical, favorecem o desenvolvimento pessoal, social, artístico e musical, e promovem competências ao nível da integração, inovação, intervenção e transformação no meio envolvente. A planificação de atividades musicais potenciadoras de aprendizagem e desenvolvimento assenta não só no conhecimento da criança como no domínio de técnicas vocais, instrumentais e corporais que são estimuladas na unidade curricular nos ambientes expressivos de apreciação, criação e performance musical.
A natureza integradora da Expressão Dramática/Teatro, nomeadamente o caráter globalizante das práticas da Dramatização e do jogo dramático, proporciona uma experiência de descoberta e aprendizagem ativa e geradora de competências diversificadas e articuladas. A abordagem concetual, performativa e didática de temáticas e dimensões específicas da Expressão Dramática/Teatro, numa perspetiva holística e numa dinâmica processual e dialógica, potenciadora de (re)conhecimento, integração e transformação pessoal, social, cultural, artística e dramático/teatral, afigura-se como essencial na formação de futuros Educadores e Professores e na consequente intervenção pedagógica, peculiarmente na área da Expressão e Educação Artística no Ensino Básico.
A Educação Física constitui uma das componentes de formação e de aquisição de competências necessária para o futuro exercício profissional do professor/educador. O seu domínio, nas suas mais vastas possibilidades de intervenção, revela-se um contributo fundamental para a melhoria da qualidade de vida, da saúde e do bem-estar, sem perder de vista a essência da disciplina consubstanciada na abordagem dos conhecimentos relacionados com o Crescimento e Desenvolvimento Motor, bem como com o Ensino da Educação Física no/em contexto escolar, designadamente a preparação, a organização e o desenvolvimento das atividades.
No que respeita à Expressão Plástica pretende-se que os estudantes desenvolvam a sensibilidade cultural e artística que permita, no desempenho da sua futura atividade profissional, contextualizar as técnicas de expressão plástica numa perspetiva multicultural de Educação pela Arte. Pretende-se, ainda, que o futuro professor/ educador aprofunde o domínio das técnicas mais adequadas à expressão gráfica. Para além do domínio técnico, importa que este conheça as matérias-primas, equipamentos e materiais mais adequados, bem como os respetivos cuidados de higiene e segurança na implementação destas técnicas e processos em contexto educativo.
Metodologia e provas de avaliação
A avaliação poderá ser realizada por duas formas distintas e não complementares: contínua e pontual. A avaliação por exame será igual à avaliação pontual.
Avaliação contínua: a classificação final será uma média das classificações obtidas nas diferentes áreas. Os elementos de avaliação propostos para todas as áreas e a respetiva ponderação são os seguintes:
- Assiduidade e participação (20%): incluem a presença nas sessões, a pontualidade e a participação efetiva nas atividades (comprovada por todos os elementos de cada grupo).
- Planificação de atividades (50%): Inclui a planificação (em grupos de 4/5 estudantes) de atividades para o pré-escolar ou 1º ciclo, articulando as diferentes áreas e recorrendo a um material indutor (assistência ao teatro realizado em Globalização das Expressões). Esta planificação deverá ser realizada e entregue em software de apresentação (e.g. PowerPoint) na plataforma Moodle e deve conter:
a) Caracterização do contexto e do grupo destinatário;
b) Caracterização das temáticas indutoras, com definição das linhas de ação principais (com referência à articulação entre as áreas expressivas);
c) Definição das intencionalidades educativas (objetivos e conteúdos de aprendizagem, fundamentados nas orientações e programas oficiais);
d) Definição e exploração das tarefas propostas e duração prevista;
e) Enunciação de recursos a mobilizar;
f) Explicitação de objetos e meios de avaliação.
- Dinamização de atividades (30%): as atividades planificadas deverão ser dinamizadas (com o próprio grupo ou com crianças), como complemento à apresentação da planificação. Estas atividades deverão ser filmadas e fotografadas, ilustrando processos e produtos, e incluídas no ficheiro da planificação.
Nota: A planificação e dinamização das atividades deverão ser apresentadas e discutidas na última sessão de cada área de expressões, com um tempo máximo de 10 minutos (apresentação) e 5 minutos (discussão).
A classificação final de cada estudante será a média das classificações obtidas nas diferentes áreas de expressões.
Avaliação pontual (para estudantes trabalhadores sem assiduidade): Inclui a realização e apresentação individual de uma planificação (50%), articulando as diferentes áreas e recorrendo a um material indutor, e da sua apresentação e discussão (50%), como atrás referido.
A avaliação por exame será semelhante à avaliação pontual.
Regime de assiduidade
O regime de avaliação contínua prevê a presença em 50% das aulas.
|
|