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Sociologia da Comunicação
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2022/2023 - 1S
Código: |
CS200015 |
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Sigla: |
SC |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Ao final desta UC os estudantes devem ser capazes de:
• Compreender e problematizar o conceito de comunicação.
• Reconhecer a importância da comunicação na vida humana
• Identificar os fenómenos de comunicação compreendendo-os enquanto processos sociológicos.
• Perceber as diferentes perspetivas teóricas e metodológicas da Sociologia na abordagem das realidades comunicativas.
• Conhecer os principais contributos teóricos e tradições de investigação da Sociologia da Comunicação
• Reconhecer o impacto da Sociologia nas noções de representações sociais.
• Analisar o papel da comunicação na formação e desenvolvimento do espaço público.
• Compreender as transformações na mudança de paradigma da comunicação de massa para a comunicação em rede.
Conteúdos programáticos
1. A Sociologia como ciência;
2. A construção do pensamento sociológico;
a. Autores fundadores do pensamento clássico: Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx
b. O impacto de Durkheim na construção da ideia de representações sociais.
3. A comunicação como objeto sociológico e a improbabilidade da comunicação;
4. O público e o privado nas sociedades modernas;
5. Os media e a reestruturação do espaço público;
6. A emergência da sociedade em rede e os efeitos produzidos
7. Desafios das tecnologias e da comunicação em rede e mediada.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Os conteúdos programáticos da Unidade Curricular pretendem garantir uma abordagem generalista sobre as diversas perspetivas teóricas fundadoras da sociologia e da sociologia da comunicação. Pretende-se que os estudantes conheçam e compreendam os principais contributos da sociologia para a explicação e compreensão sobre a comunicação, partindo do pressuposto de que os media afectam de forma determinante as sociedades.
Através de uma abordagem sobre diversas perspectivas teóricas da sociologia da comunicação pretende-se explorar de forma abrangente o desenvolvimento e evolução do pensamento sociológico.
Metodologias de ensino
Sessões presenciais de enquadramento teórico;
Discussão e debate orientados sobre temas, a partir da leitura de textos, análise e interpretação de informações de carácter teórico e empírico, e visionamento de materiais audiovisuais como documentários, filmes e séries que se aproximam das temáticas abordadas na Unidade Curricular;
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As atividades desenvolvidas pretendem ir ao encontro dos objetivos da UC através da articulação dos conteúdos definidos neste programa com os interesses e as experiências dos alunos relativamente aos fenómenos comunicativos. A apresentação dos conteúdos da UC pretende motivar a reflexão sobre os mesmos, tendo por base a análise de fenómenos comunicativos contemporâneos, através da experiência de consumo dos media, dos discentes e docente.
Metodologia e provas de avaliação
No âmbito desta UC proceder-se-á à avaliação sistemática de:
Teste sobre os conteúdos do programa (40%);
Trabalho de grupo sobre o conteúdo da UC (40%)
Exercícios desenvolvidos em sala de aula (20%)
Bibliografia
Esteves, J. P. 2016. Sociologia da Comunicação , Fundação Calouste Gulbenkian.
Esteves, J. P. (2003). Espaço público e democracia: Comunicação, processos de sentido e identidades sociais. Edições Colibri.
Castells, M. (2013). Redes de indignação e esperança: Movimentos sociais na era da internet. Fundação Calouste Gulbenkian.
Habermas, J.1984. Mudança Estrutural da Esfera Pública , Rio de Janeiro, T. Brasileiro Hohlfeldt, A.; L. C. Martino e V. V. França (org.) (2001), Teorias da Comunicação.
Conceitos, escolas e tendências , Petrópolis, Editora Vozes Innis, H. A.1999 [1951].
Gameiro, P. D. (sem data). A Improbabilidade de Comunicar. Bocc.UBI
Morigi, V. (2004). Teoria social e comunicação: representações sociais, produção de sentidos e construção dos imaginários mediáticos. Revista e-compos, 1.
F.& J. L. Garcia (2019). Escola de Chicago do pensamento social: comunicação e comunidade, In: J. L. Garcia, & H. Martins (ed.). Lições de Sociologia clássica : Edições 70: 373-421.
Quivy, R. & Campenhoudt, L.V. (2008). Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa:
Sousa, J. P. (sem data). Elementos de teoria e pesquisa da comunicação e da mídia. Edições Universidade Fernando Pessoa.
Zuboff, S. (2020). A Era do capitalismo de vigilância. Intrinseca
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