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História
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2022/2023 - 1S
Código: |
EDB10040 |
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Sigla: |
H |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LEB |
77 |
Plano de Estudos 2015_16 |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Mobilizar conhecimentos numa perspectiva crítica do passado humano, bem como a compreensão de que aquele condiciona o presente e o futuro.
Ser capaz de utilizar os conhecimentos da História de Portugal numa perspectiva comparada com outras áreas espacio-culturais.
Compreender, interpretar e questionar de forma crítica fontes e elementos diversificados de informação de acordo com as regras da investigação histórica.
Mobilizar literacias múltiplas nas abordagens dos temas históricos bem como dos fenómenos do mundo actual.
Revelar compreensão por pontos de vista resultantes de diferentes antecedentes históricos, em distintos contextos culturais e geográficos, na interpretação da sua cultura material.
Ser capaz de apresentar escrita e oralmente os saberes adquiridos utilizando a terminologia própria da História e revelando capacidade argumentativa.
Conteúdos programáticos
1. Questões metodológicas relativas ao estudo da História
2. Origens remotas
3. Do condado Portucalense ao reino de Portugal
4. Uma nação em expansão geográfica
5. Do ocaso do absolutismo à revolução liberal
5.1 O iluminismo na Europa e em Portugal.
5.2. A revolução liberal portuguesa
6. Portugal Contemporâneo
6.1 Da guerra civil à pacificação económica e social.
6.2. O novo regime político republicano.
6.3. As dificuldades do Estado liberal - A emergência das ideias autoritárias em Portugal.
6.4. Ditadura militar e Estado Novo
6.5. Da consolidação do salazarismo ao marcelismo.
6.6. 25 de Abril de 74: Golpe militar, revolução e legitimidade constitucional.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Com estes conteúdos programáticos pretende-se ajudar futuras/os educadoras/es e professoras/es dos 1º e 2º Ciclo do ensino básico a apropriar-se de várias referências fundamentais que lhe permitam uma leitura diacrónica e sincrónica dos principais momentos da História de Portugal.
Pretende-se que compreendam a permeabilidade ideológica, social, económica e cultural presente em todas as opções possíveis, nesta área, numa sociedade democrática.
Pretende-se aprofundar o espírito crítico e a capacidade de auto questionamento, enquanto cidadã(o)s e enquanto profissionais.
Metodologias de ensino
- Sessões de enquadramento teórico com recurso a metodologias diversificadas - estas sessões decorrerão preferencialmente em plenário.
- Sessões de enquadramento metodológico dos trabalhos a desenvolver pelas/os estudantes -estas sessões poder-se-ão processar em plenário, existindo momentos de apoio tutorial em grupo ou individualmente.
- Discussão orientada sobre temas, baseada na análise de bibliografia e documentos originais em suportes variados.
- Análise e interpretação colectiva de informações de carácter teórico e empírico.
- Elaboração de um pequeno trabalho de investigação, a partir de um documentário histórico.
- Apresentação e comunicação oral dos resultados destes trabalhos.
- Realização de uma visita de estudo em que as/os estudantes confrontarão os conteúdos da unidade curricular com aspectos do património cultural local. Com base nesta visita de estudo será realizado um relatório.
Poderão ainda visitar exposições temporárias ou sessões científicas ou culturais de acordo com os conteúdos do programa. Referimo-nos a iniciativas que decorram em Setúbal ou noutras cidades não muito distantes da escola.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
A apresentação sistematizada de dados teóricos sobre os temas em discussão obriga à realização de sessões de leitura, discussão e análise de textos que permitam identificar e reflectir sobre as ideias pedagógicas, os actores educativos e as práticas escolares.
A observação e análise de documentos diversos permite que os estudantes tomem contacto com documentos originais ou sínteses históricas que evidenciem e aprofundem as problemáticas em discussão.
O trabalho de investigação permite a aplicação dos saberes adquiridos e a produção de sínteses originais.
O Relatório sobre a visita de estudo a realizar permite, ainda, a sistematização de conteúdos teóricos veiculados pela mesma.
Metodologia e provas de avaliação
Cada estudante será avaliado nos seguintes itens:
1) Intervenção nas aulas teórico/práticas – integra, pelo menos, uma intervenção oral preparada previamente pelas/os estudantes sobre o documentário histórico - 45%
2) Reflexões individuais sobre temas de aulas - 25%
3) Relatório da vista de estudo - 30%
Regime de assiduidade
Os estudantes terão que participar em 75% das sessões previstas.
Bibliografia
Bibliografia geral*:
Alcântara, A.; Roldão, C. & Cruz, C.. (2020). “A Presença Negra na cidade de Setúbal. Séc. XV-XVIII”. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal / Câmara Municipal de Setúbal
[https://www.mun-setubal.pt/wp-content/uploads/2020/01/Folheto-Presenca_Negra_Em_Setubal.pdf]
Alcântara, A.; Roldão, C. & Cruz, C. (2019). Visita à Setúbal Negra (séc. XV-XVIII): Desocultar a história local através da educação não-formal. MEDI@ÇÕES - Revista Online da ESE/IPS, 7 (2) - Educação (anti)racista: Que políticas, práticas e perspectivas?, 66-85
[http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/241]
Barreto, A.; Mónica, M. F. (coord.) (2000) Dicionário de História de Portugal. Figueirinhas.
Desmurguet, M. (2021). A Fábrica de cretinos digitais: os perigos dos ecrãs para os nossos filhos. Contraponto.
Martins, L. A. (2015). História não oficial de Portugal. A Esfera dos Livros.
Meirieu, P. (2005) O mundo não é um brinquedo. Asa.
Ramos, R., Sousa, B.V., Monteiro, N. (2011) História de Portugal.Esfera dos Livros.
Léonard, Y. (2017).História do Portugal Contemporâneo: De 1890 aos nossos dias. Objectiva.
Mattoso, J. (coord.) (1994). História de Portugal. Círculo de Leitores.
Neves, J. (coord.) (2010). Como se faz um povo: ensaios em história contemporânea de Portugal. Tinta-da-China.
Rosas, F,, Rollo, F. (org.) (2009). História da Primeira República em Portugal, Lisboa, Tinta da China.
Rosas, F. (2004). Pensamento e acção política : Portugal século XX (1890-1976): ensaio histórico.Editorial Notícias.
Sardica, J. M. (2011). O Século XX português.Texto.
Em cada sessão será disponibilizada bibliografia específica sobre trabalhos em curso ou sessões teóricas.
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