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Relações Interpessoais e Gestão de Grupos
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 
Ano letivo: 2023/2024 - 2S
| Código: | 
LAS15 | 
   | 
Sigla: | 
RIGG | 
 
| Áreas Científicas: | 
Ciências Sociais | 
 
 
Cursos
| Sigla | 
Nº de Estudantes | 
Plano de Estudos | 
Ano Curricular | 
ECTS | 
Horas Contacto | 
Horas Totais | 
 
| LAS | 
27 | 
Plano de estudos_2021 | 
2º | 
  5,0 | 
60 | 
 135,0 | 
 
  
| Nº de semanas letivas: | 
15 | 
 
 
Língua de Ensino
Português 
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A Unidade Curricular (UC) tem por objetivos fundamentais o desenvolvimento de competências que se perspetivam como imprescindíveis para as áreas profissionais da animação sociocultural como sendo a análise de formas de estar, de se comportar, de comunicar no que se refere à relação consigo e com o outro, a identificação e gestão de fenómenos básicos nas dinâmicas do relacionamento interpessoal e grupal ou a promoção de um ambiente de trabalho cooperativo. 
 No final da UC, o/a aluno/a será capaz de: 
 - analisar formas de estar e de se comportar, no que se refere à relação consigo e com os outros; 
 - reconhecer as dinâmicas que intervêm na emergência e desenvolvimento de grupos;
 - identificar e gerir fenómenos básicos das dinâmicas internas de um grupo;
 - comunicar e interagir com os outros, promovendo ambiente de trabalho cooperativo; 
 - pesquisar e analisar informação e refletir criticamente mobilizando elementos teóricos em articulação com questões de ordem prática.
  
Conteúdos programáticos
1. Elementos-chave no relacionamento interpessoal 
 - A linguagem verbal e não-verbal 
 - A eficácia da comunicação 
 - A perceção do outro 
 - Os processos de influência social 
 - Os estilos pessoais de comunicação 
 
 2. Formação de impressões e processos de categorização 
 - A importância das primeiras impressões 
 - Fatores que contribuem para a formação das impressões 
 - O papel das primeiras impressões no processo de categorização 
 
 3. O conflito no âmbito do relacionamento interpessoal e intergrupal 
 - Significados atribuídos ao conceito de conflito 
 - A natureza do conflito 
 - Os ciclos de evolução do conflito 
 - As estratégias de enfrentamento do conflito 
 - A escuta ativa nos processos de mediação 
 
 4. Estrutura e processos de grupo 
 - A pressão do grupo para a conformidade 
 - Modos de comunicação em grupo 
 - A observação dos processos de interações de grupo 
 - Tarefas e desempenho no funcionamento do grupo 
 
 5. O nível grupal e organizacional da comunicação 
 - Estrutura organizacional e comunicação 
 - Comunicação ascendente, descendente e lateral 
 - A gestão de grupos na atividade do profissional 
  
 
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC
Esta UC tem como objetivo fundamental o desenvolvimento de competências que se perspetivam como imprescindíveis para as áreas profissionais em questão como sendo: a análise de formas de estar, de se comportar, de comunicar no que se refere à relação consigo e com o outro, a identificação e gestão de fenómenos básicos nas dinâmicas do relacionamento interpessoal e grupal ou a promoção de um ambiente de trabalho cooperativo, nesta perspetiva são estes os conteúdos programáticos centrais. 
 O trabalho dos futuros licenciados em animação sociocultural estará enquadrado em dinâmicas de relacionamento interpessoal e grupal pelo que o conhecimento e domínio de princípios teóricos, saberes e técnicas que permitam a gestão de pessoas e grupos se afigura como essencial.  
Metodologias de ensino
As aulas desta UC privilegiam o recurso a técnicas de aprendizagem ativa, passíveis de serem exploradas em atividades individuais e dinâmicas grupais, desenvolvidas no âmbito dos conteúdos programáticos (ex. chuva de ideias, atividades de autoconhecimento, dinâmicas de hetero-conhecimento, partilha de ideias em pequeno e grande grupo, debate, resolução de problemas em pequeno e grande grupo). O recurso ao método expositivo serve eminentemente o propósito de sintetizar ideias-chave sobre os conteúdos programáticos. 
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC
As técnicas de aprendizagem ativa a que metodologicamente é dado privilégio favorecem a apropriação das competências consideradas nesta UC como fundamentais para o futuro Animador Sociocultural. Além disso, o método expositivo facilita a integração dos conceitos teóricos abordados na realidade quotidiana e/ou profissional.
 Para a realização dos objetivos de aprendizagem, para além das metodologias supramencionadas são potenciadas as seguintes estratégias:
 a)	O acompanhamento tutorial, de modo a apoiar, orientar e aconselhar o/a aluno/a no seu percurso de aprendizagem. O acompanhamento tutorial pode ser desenvolvido no decorrer das aulas, em sessões específicas destinadas a esse fim, e/ou sessões extraordinárias de acompanhamento presencial e/ou à distância, consoante as necessidades específicas sentidas;
 b)	A participação ativa e interessada por parte do/a aluno/a, essencial ao progresso das aprendizagens e ao êxito nas avaliações, através de: participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos trabalhos propostos pela docente, participação em atividades extracurriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.
  
Metodologia e provas de avaliação
No regime de avaliação contínua estão previstos os seguintes elementos de avaliação:
 a)	Reflexão individual sobre um dos temas 1, 2 ou 3 (ponderação 40%)
 b)	Relatório de grupo escrito sobre tema 2 ou 3 (ponderação 30%) 
 c)	Relatório de grupo oral sobre temas 4 e 5 (ponderação 30%) 
 Para aprovação por avaliação contínua é requerida a entrega dos três elementos de avaliação no prazo previsto.
 No regime de avaliação por exame está previsto o exame como único elemento de avaliação, que tem um peso de 100% na classificação final. 
Regime de assiduidade
Os/as estudantes que pretenderem ser avaliados de acordo com o regime de avaliação contínua (à excepção dos trabalhadores estudantes), deverão estar presentes em 75% das aulas. Consultar Regulamento em vigor. 
Bibliografia
Boyd, E., Green, A., Hopfenbeck, T. N., & Stobart, G. (2019). Effective feedback: The key to successful assessment for learning. Oxford University Press. Disponível em https://elt.oup.com/feature/global/expert/assessment-for-learning?cc=pt&selLanguage=pt
 
 Caetano, A. (1993). A formação de impressões. In J. Vala & M. B. Monteiro (Coord.), Psicologia social (pp. 89-111). Fundação Calouste Gulbenkian.
 
 Curral, L., & Chambel, M. J. (2001). Processos de comunicação nas organizações. In J. M. Carvalho Ferreira, J. Neves & A. Caetano (Coord.), Manual de psicossociologia das organizações (pp. 357-377). McGraw-Hill.
 
 Fachada, M. O. (2018). Psicologia das relações interpessoais. Edições Sílabo.
 
 Fachada, M. O. (2014). Liderança: A prática da liderança. A liderança na prática. Edições Sílabo.
 
 Golovanova, I. (2018). O poder dos seus gestos. Porto Editora.
 
 Hattie, J. (2009). Visible learning: A synthesis of over 800 meta-analyses relating to achievement. Routledge.
 
 Herédia, R. A. S. (2000). Resolución del conflicto. Ediciones Mensajero.
 
 Maldonado, M. T. (2010). O bom conflito. Guerra e Paz.
 
 Monteiro, A. P., & Cunha, P. (2016). Processos de grupo – Um manual para estudantes e profissionais. Fundação Manuel Leão.
 
 Rosenberg, M. B. (2021). Comunicação não-violenta: O segredo para comunicar com sucesso. Alma dos livros.
 
 Wiggins, G. (2012). Feedback for learning: Seven keys to effective feedback. Educational Leadership, 70(1), 10-16.
  
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