|  | Economia, Gestão e EmpreendedorismoInformaçõesAs horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC. 
 
 Ano letivo: 2023/2024 - 2S
| Código: | LGP30003 |  | Sigla: | EGE |  
| Áreas Científicas: | Ciências Sociais |  Cursos
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | ECTS | Horas Contacto | Horas Totais |  
| LGP | 16 | Plano de Estudos | 3º | 5,0 | 60 | 135,0 |  
 
| Nº de semanas letivas: | 15 |  Língua de EnsinoPortuguês Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)A Unidade Curricular de “Economia, Gestão e Empreendedorismo” tem por objetivo o contacto com os três 
temas, a literacia económica na ótica do cidadão comum e a compreensão das dinâmicas económico-sociais
 subjacentes aos diversos modos de organização e funcionamento da sociedade e das organizações.
 O módulo de empreendedorismo tem como objetivo o desenvolvimento do conhecimento no domínio do
 empreendedorismo, que permita aos estudantes conhecer as realidades empresariais e a autonomia para criar
 as condições que possibilitem a criação do seu próprio posto de trabalho através da identificação das
 oportunidades no mercado e do desenvolvimento de um plano de negócios.
 
 Especificamente objetiva-se:
 - (Re)conhecer conceitos e práticas económicas e de gestão que contribuam para o desenvolvimento e
 crescimento económico;
 - Identificar o empreendedorismo assente na inovação, como um processo de criar algo de novo, assumindo os
 riscos e as recompensas.
 - Desenvolver uma atitude crítica e pró-ativa face à informação, confrontando conceções diversificadas e
 fundamentando a argumentação.
 - Relacionar problemas locais, regionais, nacionais e internacionais, evidenciando interações e
 interdependências.
 Conteúdos programáticosI – ECONOMIA 
 1.1 Conceitos Económicos Fundamentais
 - A Ciência Económica e o Problema Económico
 - Os Agentes Económicos e o Circuito Económico
 - O Funcionamento dos Mercados
 - A Intervenção do Estado na Economia
 
 1.2 A Atividade e Económica
 - Medição da Atividade Económica
 - Os Ciclos Económicos
 - Crescimento Económico e Desenvolvimento
 - A Economia Portuguesa no Contexto Europeu
 
 1.3 Questões Económicas Atuais
 - Competitividade e Produtividade
 - Globalização e Interdependência Económica
 - Desenvolvimento Sustentável
 - Pobreza e Desigualdade Social
 - Objectivos de Desenvolvimento do Milénio
 
 II – GESTÃO
 
 2.1 As Organizações e os Gestores
 - As organizações e a Envolvente Externa
 - O Gestores e suas funções, papeis e competências
 
 2.2 A Função de Gestão
 - Planear
 - Organizar
 - Dirigir
 - Controlar
 
 2.3 Os Desafios Atuais da Gestão
 - Ética
 - Responsabilidade Social das Organizações
 - Gestão da Inovação e Gestão da Mudança
 - Estruturas Virtuais e organizações em rede
 
 III – Empreendedorismo
 
 3.1 Inovação e Atitude Empreendedora
 - Características dos Empreendedores
 - Competências Empreendedoras
 - Identificação de Oportunidades de negócio
 
 3.2 Plano de Negócios
 
 
 Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC- Aplicação da metodologia “Learning by doing”
- Estratégias de gestão de programa
 O nível etário e a diversidade de interesses e de atitudes por parte dos alunos recomendam a adoção de uma
 gestão do programa aberta e flexível com diferenciação de estratégias pedagógicas que viabilizem a
 operacionalização dos aspetos científicos em torno de abordagens orientadas, referentes a problemáticas da
 atualidade, favorecedoras do desenvolvimento de competências de formação e aprendizagem contínuas.
 Participação dos estudantes
 - Promoção de atividades que estimulem a criatividade e a inovação.
 - Organização de atividades diversas em grupo (análise de artigos e casos práticos).
 - Apresentação e Discussão de um Trabalho de Grupo
 Metodologias de ensino- Participação nos trabalhos e nas discussões a realizar durante as sessões de trabalho Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UCA metodologia de ensino assente no "Learning by doing" e na participação dos estudantes em trabalhos de grupo e na defesa dos seus trabalhos visa não só aprender pela experiência prática e aprender a recolher, selecionar e tratar informação pertinente, assim como desenvolver a capacidade de problematização e de reflexão, a partir de estudos e casos e a assimilação de conceitos.
 Metodologia e provas de avaliaçãoAvaliação distribuída com exame final.
- Realização de um teste escrito (T);
 - Elaboração, apresentação e discussão de atividades práticas (AP) propostas na aula.
 
 AVALIAÇÃO CONTÍNUA: Nota Final (NF)= 0.3T + 0.7 AP
 
 Nota:-A aprovação à uc. obriga a nota mínima de 9,5 valores na média de todos os momentos de avaliação (T, AP)-NF.
 
 No caso de trabalhadores de estudantes que não consigam participar nas aulas, a nota final (NF) será de:
 
 Nota Final (NF)= 0.6T + 0.4TI(TI) -Trabalho Individual com apresentação e discussão.
 
 
 AVALIAÇÃO FINAL (Época Normal, Época de Recurso): Nota Final (NF) = E (Exame vale 100%)
 Regime de assiduidadeNão Aplicável. Bibliografia Principal
 ROLO ALVES, A; PEREIRA, R. e BUCHA, Agostinho;"Economia, Gestão e Empreendedorismo", Editora RH, 2015 |  Bibliografia Complementar
 SARKAR, S.;"Empreendedorismo e Inovação", Escolar Editora, 2010 |  |  |